top of page

Como fazer uma Horta em Jardineiras


Horta com temperos | Foto Pixabay
Horta com temperos | Foto Pixabay

Como é bom colher um tempero fresquinho ou mesmo alguns ramos do chá preferido direto da horta. Verduras e hortaliças têm um sabor especial quando cultivadas em casa. Além de trazer mais sabor à mesa, cultivar horta em jardineiras proporciona um agradável contato com a Natureza!


Mas, de que modo podemos usufruir deste benefício quando há falta de espaço? As hortas em jardineiras são ótimas opções para quem mora em apartamento, ou não tem muito espaço em casa. Para driblar áreas pequenas em sacadas e compor o paisagismo as jardineiras são uma boa dica!


Certos temperos, chás e ervas são mais fáceis de serem cultivados, como: alecrim, alho, cebolinha, boldo, funcho, hortelã, manjericão, melissa, orégano, pimenta, poejo, salsa, sálvia e tomilho.


Quanto aos legumes e verduras indicam-se: agrião, alface, almeirão, beterraba, cenoura, pimentão, rabanete, rúcula e tomate. O importante é manter o solo leve, poroso, bem drenado, com adubação adequada e fazer regas periódicas.

Lembre-se de plantar também as PANCs, alimentos não convencionais que se multiplicam rapidamente e são ótimos complementos alimentares: major-gomes, botão-de-ouro, peixinho da horta, begônia, beldroega, caruru rasteiro, capuchinha, salpeixinho, serralha e tanchagem.

Dicas: em varandas opte por jardineiras elevadas à altura das mãos, para facilitar o cultivo e a colheita; aconselha-se realizar o plantio em vasinhos com uma boa drenagem para evitar o acúmulo de água, utilize argila expandida no fundo da jardineira para garantir umidade à terra e drenagem de forma constante; após escolher os vasos e os tipos de plantas, opte por sementes que facilmente se adaptarão ao local de sua horta, mas é possível optar por mudas prontas; prepare o substrato com 3 partes de terra comum, 1 parte de adubo (cascas de ovos, cascas de bananas e restos de frutas diversas batidas no liquidificador) e 1 parte de terra rica em matéria orgânica (turfa, húmus, terra preta, casca de arroz, fibra de coco ou compostagem); é importante deixar o espaço adequado entre mudas, de acordo com a variedade utilizada; recomenda-se no mínimo quatro horas de sol todos os dias; deve-se regar periodicamente evitando excessos, preferencialmente no início da manhã.

142 visualizações

Posts recentes

Ver tudo

Ouça nosso Podcast 

Podcast Por Um Mundo Luminoso | Áudios de Luz
bottom of page