5 Dicas de Jardinagem para Quarentena

Atualizado: Jun 25


Horta em vasos na janela | Foto Pixabay

Manter suas plantas bonitas ​​e o jardim atualizado não é tão complicado. E essa pode ser uma atividade a ser desenvolvida em casa nesta quarentena.

Para ter plantas vistosas e uma horta repleta de hortaliças, legumes e verduras é necessário tempo e dedicação. Um jardim é uma excelente ideia para dar vida, originalidade e identidade ao local que habita, sua casa, seu lar.

Independente dos metros quadrados que compõem nosso jardim, teremos que fazer tudo ao nosso alcance para que fique bonito o tempo todo.


Esse cuidado depende muito da época do ano em que nos encontramos: durante o verão, por exemplo, o ciclo natural do clima permite que os dias durem mais e as noites sejam mais curtas; já no inverno, temos um menor tempo de sol para nossas plantas, pois os dias são mais curtos.


Jardins Urbanos e Cultivo Interno

A aspiração de muitas pessoas é ter espaço suficiente para um amplo jardim em seu pátio, entretanto muitas vezes esse não é o caso devido ao elevado custo dos lotes e sua infraestrutura.


Se você mora em um ambiente urbano, o espaço geralmente é escasso e bastante caro. Além disso, as preocupações com o clima dificultam o crescimento das plantas em muitos lugares durante alguns meses por ano.


Por causa disso, e somado ao fato de que as pessoas estão mais tempo em casa devido a quarentena da pandemia do coronavírus, uma tendência crescente de jardinagem em 2020 é cultivar plantas em ambientes internos e criar belos jardins urbanos. Seja como forma de terapia ou para trazer mais verde para sua casa, a jardinagem é uma excelente opção para quem quer se cuidar e ao mesmo tempo decorar a casa.


Você pode ter um micro jardim, pequeno o suficiente para caber no peitoril da janela ou grande o suficiente para ocupar uma sala inteira.


Trazer seu jardim para dentro de casa pode dar vida aos ambientes e torná-los mais bonitos, acolhedores e calmos.


Existem muitos sistemas que você pode comprar para garantir que o seu jardim urbano interno receba luminosidade e irrigação de que precisa.


Cabe lembrar que durante o manuseio e após a lida com o jardim – sacos de terra e plantas da floricultura - você deve cuidar com sua higienização:


- Usar luvas de tecido para proteger as mãos e não ressecar a pele;

- Usar máscara para cobrir boca e nariz;

- Usar um avental para proteger as roupas;

- Usar, se necessário, óculos de proteção;

- Usar chapéu ou boné quando houver sol muito quente;

- Lavar as mãos frequentemente com água e sabonete por pelo menos 20 segundos;

- Se não houver água e sabonete, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool gel;

- Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

- Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência.


Higienizando as mãos após a jardinagem | Foto Pexels

Dicas Gerais sobre Jardinagem

  • Solo: a limpeza e a boa manutenção do solo são essenciais para desfrutar de um jardim e de uma horta em bom estado;

  • Ar: obviamente, nosso jardim deve ter correntes de ar para que as plantas possam ser perfeitamente ventiladas e evitar um possível problema de fungos;

  • Espaço: devemos calcular para deixar o espaço necessário entre nossas plantas e arbustos. Se houver um espaço adequado entre as mudas, evitaremos o problema de malformações no crescimento e também impediremos a propagação de doenças e pragas de uma planta para outra;

  • Insetos: é essencial controlar os insetos e pragas bacterianas que atacam nossas plantas. Existem inúmeros produtos no mercado, como repelentes ou bactericidas, que podem nos ajudar a conseguir isso. Porém, é aconselhável usar pesticidas aceitos pela agricultura orgânica;

  • Irrigação: você deve ter cuidado, cada planta tem suas necessidades diferentes umas das outras. A quantidade de água depende especificamente de cada planta, a maioria delas precisará receber mais água e com mais frequência durante o verão e menos água durante o outono/ inverno.


Jovem mulher irrigando o jardim interno em casa | Foto de Cottonbro no Pexels

Plantando em Recipientes Reciclados

Com criatividade e ousadia você pode reciclar muitos tipos de vasos para cultivo do seu jardim de interiores ou exterior. Além de serem mais baratos, podem dar personalidade e caráter à sua decoração. Estes vasos precisam conter a terra e drenar a água da irrigação. Recipientes antigos tipo vintage e estilosos podem ser encontrados em lojas de antiquários, cooperativas de material reciclado ou se preferir vá montando seu kit com recipientes caseiros.


Apenas tome alguns cuidados antes de escolher uma embalagem reciclada: observe o tempo de vida útil destes recipientes reciclados; evite vasilhas que possam contaminar o substrato, principalmente se for para cultivo da horta em vasos; verifique se os furos na base do recipiente são suficientes para o dreno; lixe as bordas cortantes de latas ou madeiras com farpas; selecione frascos com profundidade adequada para cada tipo de planta de desenvolver.

Após selecionar seu vaso ideal e lavá-lo com água e sabão, comece o plantio do jardim. Se usar caixa de madeira forre-a com plástico para não apodrecer, cuidando para não cobrir os furos da drenagem. Coloque no fundo, em 1/10 da altura do vaso, uma camada de pedrisco, cacos de cerâmica ou mesmo pedaços de isopor. Agora acrescente o substrato com adubo orgânico e misture bem. Retire as mudas da embalagem com cuidado e plante-as no vaso deixando 2 cm abaixo da borda para preencher com substrato novo. Regue e cubra com cascas de pinus para reter a umidade e está pronto!


Vamos agora para as 5 Dicas de Jardinagem para Quarentena com recipientes simples e reciclados que poderão incrementar seu jardim durante a quarentena:


Dica 1 - Caixas de Ervas e Temperos

Reutilize caixas velhas de madeira reciclada ou mesmo plásticas plantando temperos e ervas. Elas podem ficar super charmosas se puder decorá-las com cordas de sisal, pinturas de design de silhuetas, emojis ou mandalas coloridas, você pode torná-las interessantes, personalizadas e mais caras!


Caixa plástica para ervas e temperos no terraço | Foto Pixabay

Dica 2 - Jardins de Paletes

Pegue paletes e coloque-os fixados com cantoneiras metálicas na parede da sacada, terraços, muros ou mesmo parede da sala com boa iluminação natural e faça um jardim vertical. Pode ser uma horta com temperos ou um jardim com herbáceas pendentes. Esse cenário ficará maravilhoso em qualquer área do seu jardim ou ambiente interno, e também poupará muito espaço!


Jardim Vertical de Paletes com Ervas | Foto de Valeria Boltneva no Pexels

Dica 3 - Jardim de Madeira de Troncos Secos e Vigas de Demolição

Esses pedaços de troncos secos reciclados da floresta parecem incríveis em qualquer jardim! Podem ser de troncos de árvores mortas ou que caíram com tempestades e vendavais. Corte-os com alturas diferentes formando conjuntos de três que amarrados com corda de sisal formam uma bela decoração. Você só precisa fazer alguns furos e plantar pequenas flores, ervas ou orquídeas.


Outra opção de jardins de madeira para quem quer investir um pouco mais, encontra-se em casas de Materiais de Demolição da construção civil, onde podemos encontrar pilares e vigas de madeira, terças ou caibros de telhados, vergas de janelas ou taipas de portas em madeira rústica e envelhecida pelo tempo. E é justamente esta escultura feita pelos cupins e carunchos ao longo do tempo, que deixa a textura da madeira fantástica! Uma decoração em forma de arte natural. Esses pilares ou vigas de demolição podem formar belíssimos vasos de madeira, conforme a foto abaixo.


Jardim de suculentas numa viga de demolição em cima da mesa | Foto Pexels

Dica 4 - Recipientes Plásticos

Esses recipientes de plástico podem não parecer tão bons, mas além de serem econômicos, são ótimos para forrações e plantas trepadeiras! Podem ser de garrafas pet, potes de sorvete, frascos de leite ou iogurte, galões de água mineral, embalagens de azeite. As embalagens plásticas devem ser originalmente para armazenagem de alimentos.


Um exemplo, são os copinhos de iogurte coloridos que são usados para semeadura e posterior transplante para vasos maiores. Já as garrafas pet de água mineral de 5 litros são ótimas para plantar legumes e verduras da horta. Os potes de sorvete brancos ficam descontraídos e charmosos com design de silhuetas e emojis.


Recipientes de iogurte para semear mudas da horta | Foto Pixabay

Dica 5 - Latas Decorativas

Reutilize latas velhas pintando-as (ou não). Após escolher seu local no jardim, plante suas ervas, chás ou flores favoritas. Latas ficam charmosas em qualquer jardim e são fáceis de obter! Podem ser latas de leite em pó, achocolatado, molho de tomate, lata de milho ou ervilhas, latas de azeite, baldes de lata velhos. Mas, tome cuidado com as tampas das latas para não se cortar. As latas menores são ótimas para plantar cactos e suculentas.


Baldes de lata reciclados para horta em casa | Foto Pixabay

Mantenha seu Jardim em Ótimas Condições com essas Dicas Profissionais

  1. Recomenda-se girar ou alterar a área de irrigação. Se você sempre fizer do mesmo local, fará com que o solo seja arrastado e as raízes expostas aos elementos, o que afeta a estabilidade da planta;

  2. Tire um tempo para podar. Retire caules e as folhas secas para dar lugar às novas;

  3. Elimine as ervas daninhas que crescem ao redor de suas plantas, para que elas aproveitem melhor os nutrientes e a água do solo;

  4. A melhor hora para regar é a primeira da manhã ou ao pôr do sol. Além de fazer melhor uso da água por não evaporar, evita que as plantas sejam queimadas pelo sol;

  5. Para manter seu jardim livre de pragas é recomendável ter mudas de alecrim que afugentam alguns insetos nocivos;

  6. Adubar o jardim é essencial para uma boa manutenção. Prepare seu adubo orgânico adequado ao tipo de flores e plantas que você possui;

  7. Considere o uso de plantas nativas, elas são as mais adaptadas ao clima local e exigirão menos rega;

  8. Para ter um belo jardim durante todo o ano, escolha plantas que florescem em momentos diferentes.


Regador vintage com plantas | Foto Pixabay

“A beleza do jardim está na simplicidade, no cuidado com as plantas, em cada detalhe da decoração utilizando materiais novos ou aproveitando objetos reciclados, que ajudam a refletir a energia positiva e o frescor de cada planta, a energia da luz solar, num solo rico em nutrientes e muito bem irrigado. “


Um jardim feito com amor pode nos passar muitas emoções, entre elas: beleza, suavidade, doçura e paz. Esta energia positiva pode se propagar por todo o ambiente e para cada pessoa que ali se encontra.


Faça neste período da quarentena atividades novas para cuidar da sua saúde, da família, da casa e do seu jardim. Se você realmente adora jardinagem e quer unir este hobby com artesanato aproveite seu tempo livre para aplicar as 5 dicas acima utilizando materiais reciclados para decorar e tornar mais agradável seu espaço verde em casa.


© Robriane Lara e Angélica Weise 2020 | Blog Dimensão da Natureza

Fonte | Créditos

#blog #harmoniadoespaço #flora #hortaemcasa #hortaemvasos #chas #temperos #plantasmedicinais #jardinagem #paisagismoejardinagem #minhasplantas #meujardim #reciclagem #materiaisreciclados #jardimdepaletes #caixadetemperos

#porummundoluminoso #dimensaodanatureza

Conheça nossa LOJA Virtual - Vitrine Decoração e Design


Leia mais no Blog+: Categoria Harmonia do Espaço

LOJA Virtual
Loja Virtual | Produtos para a família
Site_Seguro_Google.png
Nós amamos falar sobre a Dimensão da Natureza.
Dimensão da Natureza | Voltar ao Início do Site

#PorUmMundoLuminoso

Siga-nos!

facebook (1).png
instagram.png
youtube-symbol.png
pinterest.png
twitter.png
vimeo.png
issuu.jpg

Dimensão da Natureza ® 

Todos os Direitos Reservados

 © Copyright 2017-2020

Lista de Emails.jpg
Topo