5 ONGs Em Defesa dos Animais

Atualizado: Ago 27


Filhote de Lontra | Foto Pixabay

As ONGs possuem um trabalho muito diversificado! Desempenham funções humanitárias, defendem os direitos humanos, além de proteger o meio ambiente, e os animais. Mas sempre encontramos um elo comum em sua atividade: o interesse em garantir o bem-estar público.


O termo ONG é comum para muitos de nós. De fato, hoje quase todos temos uma ideia aproximada do trabalho realizado pelas ONGs na sociedade atual, bem como suas principais contribuições e benefícios.


Mas quais características definem uma ONG em termos práticos?


Uma ONG é uma entidade privada e seus objetivos são atingir metas sociais e atender às necessidades em espaços específicos, quase sempre altruístas e humanitárias.


Desde a década de 1960, começou a crescer a preocupação com o efeito que a industrialização estava causando no meio ambiente, e cientistas de todo o mundo nos mostraram o impacto que temos no ecossistema do qual fazemos parte. Neste sentido, as ONGs são essenciais para minimizar estes impactos.


Qual a importância das ONGs para os animais?


As ONGs existem para combater a crueldade animal em todo o mundo. Trabalham com as pessoas e organizações que podem garantir que os animais sejam tratados com respeito e compaixão.


Com seu apoio, elas fazem uma campanha eficaz para combater os problemas de bem-estar animal mais intensos e em larga escala no mundo. Muitas delas provocam as seguintes mudanças:


  • ajudam as pessoas a entender a importância crítica de um bem-estar animal;

  • incentivam as nações a se comprometerem com práticas amigas dos animais;

  • constroem o argumento científico para o melhor tratamento dos animais.


Veterinária cuidando de cão | Foto Pixabay

Razões para ajudar as ONGs de proteção dos animais


1. Você está salvando vidas, literalmente

Muitas das organizações estão envolvidas no resgate de animais. Atualmente, muitas espécies de animais estão ameaçadas de extinção, como caça e tráfico de animais silvestres, perda de habitat e poluição.


2. Você está ajudando o planeta

Toda espécie tem seu lugar no ecossistema. A proteção de espécies geralmente envolve esforços de conservação para preservar os habitats naturais dos animais, ajudando a manter o equilíbrio natural do nosso planeta.


Um aspecto muito importante do voluntariado com animais é abordar a causa raiz de seus problemas. Por esse motivo, muitas organizações sem fins lucrativos em todo o mundo dedicam tempo e esforços para educar as comunidades locais sobre o bem-estar animal. Consciência é a chave!


Nuvem de palavras-chave sobre trabalho de proteção animal | Foto Pixabay

E para ajudar a entender melhor o trabalho das ONGs, reunimos aqui neste post uma lista das 5 principais organizações que protegem os animais. Eles realizam um trabalho essencial para proteger as espécies incríveis que habitam o nosso mundo. Confira essa lista!


1. Fundo Mundial para a Natureza (WWF)


Vamos falar do Fundo Mundial para a Natureza, WWF. Certamente você já viu em mais de uma ocasião sobre essa ONG.


Tudo começou em 1960, quando o jovem e rico Julian Kuxlie viajou pela África, observando a caça excessiva de animais para o plantio, a venda de chifres de rinoceronte ou o marfim de elefantes.


Um cenário como esse não podia ser ignorado e, ao retornar à Suíça, sua terra natal, ele decidiu iniciar um movimento para cuidar dos animais. Assim, em 1961, o WWF foi fundado como uma organização sem fins lucrativos que trabalhava para a conservação de espécies animais. (WWF México, 2017).


Após 58 anos de trabalho duro, o Fundo Global se posicionou como a organização mais importante para a conservação dos animais.


Os programas de conservação que eles desenvolveram, somente em nível nacional, são incontáveis:


· Programas educativos;

· Apoio a centros de conservação;

· Parcerias com o governo para permitir programas de pesquisa;

· Projetos e planos de cuidado ambiental (como falta de energia).


Qualquer um pode se aproximar da organização. Há de tudo, desde vagas formais de emprego a diferentes tipos de voluntariado em todos os escritórios das ONG. Impressionante, não é? E você também pode contribuir com o um valor para auxiliar a ONG.


2. UIPA


A UIPA é a ONG mais antiga do Brasil! Fundada em 1895, foi responsável pela instituição do Movimento de Proteção Animal no país, no século XIX. A UIPA luta contra o abandono e a crueldade que vitimam os animais.


As doações devem sem entregues na UIPA, que se localiza na Av. Presidente Castello Branco (Marginal Tietê), 3200 – Canindé – SP.

3. Instituto Luísa Mell - @institutoluisamell


O Instituto atua principalmente no resgate de animais feridos ou em situação de risco, recuperação e adoção. Foi fundada em fevereiro de 2015. O Instituto também promove a adoção ou reintegração dos bichos ao meio-ambiente. Para mais informações veja Fonte/Créditos.

4. Anda


Que tal pode acompanhar um local que divulga informações sobre ONGs de animais? A ANDA é uma agência criada para a difusão de notícias, relatos e valores ligados à defesa dos direitos animais, sendo a primeira agência jornalística do gênero no Brasil. É o maior portal de notícias sobre animais do Mundo. A ANDA difunde na mídia os valores de uma nova cultura, ética, justa e preocupada com a defesa e a garantia dos direitos animais.

5. Arca Brasil


É uma ONG que possui projetos, eventos e outras ações. A ARCA BRASIL - Associação Humanitária de Proteção e Bem-Estar Animal, entidade não governamental sem fins lucrativos, independente e apartidária, inauguraram uma nova era de esperança e respeito aos direitos dos animais no país.


Você Recebe tanto Amor em Troca


Os animais geralmente sabem quando estão sendo ajudados. Compreender suas necessidades pode ser desafiador, e cuidar delas exige muita paciência, mas a confiança e o amor que você recebe geralmente fazem tudo valer a pena!


Você pode ajudar tanto com doações, quanto ajudar como voluntário em sua região no resgate de animais.


Sabia que, os animais serão muito gratos. Eles oferecem exemplos de fatos que todos deveriam experimentar:


Moça voluntária cuidando de filhotes de gato | Foto Pixabay
  • Eles nunca têm um dia ruim;

  • Quando você se sente mal, eles sabem como lhe dar o amor que você precisa;

  • O que quer que você faça, eles sempre o recebem e o beijam;

  • Eles sabem como chantagear você com os olhos para conseguir o que querem (algo que faz você rir muito!);

  • Você sente essa responsabilidade de carinho e cuidado com seu animal de estimação, que faz você crescer como pessoa que tem consciência e amor pela natureza e toda sua fauna.

© Robriane Lara 2020 | Blog Dimensão da Natureza


Fonte | Créditos

#blog #ambientenatural #ONGS #voluntariado #reinoanimal #cuidadoscomosanimais #proteçãodosanimais #fauna #porummundoluminoso #dimensaodanatureza


Conheça nossa LOJA Virtual - Vitrine Espaço Verde


Leia mais no Blog+: 10 Maiores ONGs Ambientais que atuam no Brasil

LOJA Virtual
Loja Virtual | Produtos para a família
Site_Seguro_Google.png
Nós amamos falar sobre a Dimensão da Natureza.
Dimensão da Natureza | Voltar ao Início do Site

#PorUmMundoLuminoso

Siga-nos!

facebook (1).png
instagram.png
youtube-symbol.png
pinterest.png
twitter.png
vimeo.png
issuu.jpg

Dimensão da Natureza ® 

Todos os Direitos Reservados

 © Copyright 2017-2020

Lista de Emails.jpg
Topo