Posturas do Yoga e Os Movimentos da Energia Vital

Atualizado: Abr 2


Mulher em postura de yoga em frente ao oceano | Foto Pixabay

O yoga é uma prática de autoconhecimento milenar originária da Índia. Yoga significa “união”, do corpo, da mente e do espírito. Com o Yoga é possível respirar, relaxar, alongar e trazer inúmeros benefícios ao corpo, como também para a mente, pois proporciona o movimento da energia vital. Além disso, o Yoga ajuda a eliminar o estresse e a ansiedade, além de proteger contra doenças cardíacas.


No yoga a postura para a meditação é conhecida como asana que significa “assento”. Esse conceito veio dos primórdios do yoga, onde os únicos asanas praticados eram o padmasana (posição de lótus completa) ou o siddhasana (posição simplificada, apenas com as pernas cruzadas). Essas posturas mantém a coluna ereta, que facilitam a respiração, o canto de mantras e a meditação.


Na coluna vertebral, eixo central do corpo, é onde circula em canais localizados ao longo da coluna o Prana ou Energia Vital. E, sânscrito o canal mais importante se chama sushumna, o qual transporta o Prana ou Energia Vital da base da espinha até o topo da cabeça, favorecendo a iluminação, que é o objetivo final do yoga.


Mais do que posturas físicas, os asanas preservam a saúde do corpo físico e se praticados corretamente também atuam no plano sutil em nossos pensamentos e emoções. Além de ginástica, alongamento e equilíbrio o yoga deve ser feito com atenção plena e intenção, só assim integrará seu ser com todo o universo.


E para vivenciar o yoga no aqui e no agora é preciso que cada asana seja acompanhada da respiração e da consciência das partes de seu corpo. Esse aquietamento da mente traz a dimensão presente e o auto-estudo – swadhyaya.


Os asanas no yoga também desenvolvem a concentração, a coragem, a determinação, a humildade, a flexibilidade e o desapego. Neste sentido, os yogues vivenciam sua prática 24 horas por dia.


“Asana é a postura tão firme e tão confortável que você pode permanecer nela enquanto medita no infinito.” Patañjali

Dicas: Revigore sua energia com os asanas ou posturas no yoga. Entre as posturas mais conhecidas estão: Cachorro olhando pra baixo, Árvore, Guerreiro, Deusa, Criança, Cobra, Arco, Ponte, Peixe, entre outas. Todas elas ajudam e trazem benefícios ao corpo como alívio na lombar, melhora na digestão, fortalecimento das coxas e da parte inferior das costas. Procure um estúdio ou escola de Yoga próxima de sua casa. Veja também vídeos e Escolas de Yoga online como Yogin App, que são indicados para que não tem uma Escola de Yoga em sua cidade. Certifique-se de conhecer e experimentar o seu estilo. Há vários estilos de Yoga. Entre os mais conhecidos estão: Hatha Yoga, Vinyasana Yoga, Ashtanga Yoga, Iyenger, entre outros. As posturas de Yoga exigem disciplina. É preciso compreender o seu corpo e ir praticando aos poucos. Com o tempo, o aluno vai tendo consciência corporal e aplica a filosofia em seu dia a dia. Pratique Yoga a qualquer hora e em qualquer lugar, em casa, no intervalo do escritório, durante uma viagem, num parque ao ar livre, na praia ou num estúdio, e seja feliz o tempo todo. Namastê!

#dicas #bemestar #yoga #posturasdeyoga #ioga #ioganapraia #saúdeholística

#namastê #respiração #asana #meditar #meditação #espiritualidadepratica


Conheça nossa LOJA Virtual

Fonte | Créditos

LOJA Virtual
Loja Virtual | Produtos para a família
Site_Seguro_Google.png
Nós amamos falar sobre a Dimensão da Natureza.
Dimensão da Natureza | Voltar ao Início do Site

#PorUmMundoLuminoso

Siga-nos!

facebook (1).png
instagram.png
youtube-symbol.png
pinterest.png
twitter.png
vimeo.png
issuu.jpg

Dimensão da Natureza ® 

Todos os Direitos Reservados

 © Copyright 2017-2020

Lista de Emails.jpg
Topo