Parque Witeck tradução de Plantar o Bem

22/06/2018

 

Conheça agora um verdadeiro santuário ecológico que nasceu do sonho de seu idealizador, cuja herança para as gerações futuras é mantida pela família e, em especial por seu filho Henrique Witeck que nos concedeu uma entrevista.

 

Em 1960, o então médico militar Dr. Witeck, transferido do Rio de Janeiro para o Rio Grande do Sul, se encanta pela paisagem natural de Novo Cabrais e resolve adquirir terras no local.

 

A partir do plantio das primeiras coníferas, nasce a ideia de semear e plantar uma floresta com diferentes espécies de árvores oriundas dos cinco continentes.

 

 

“Visitar o Parque Witeck é viajar pelo mundo num lugar só através das plantas. ”

 

Hoje, é possível contemplar mais de 2.000 espécies entre árvores, arbustos e forrações além de 109 espécies de pássaros, dezenas de jacarés, lontras, capivaras, tatus, bugios, dentre outros animais. 

 

 

Para Henrique Witeck a Natureza é um templo, um espaço, um abrigo no qual as pessoas se sentem bem.

 

Considera que, por analogia, uma floresta é como um abrigo onde as copas das árvores altas são o telhado, os troncos das árvores médias são as paredes e as gramíneas e as forrações correspondem ao assoalho. 

 

 

Reforça que a natureza é um espaço pelo qual as pessoas sentem a necessidade de em algum momento do dia ou da vida terem contato.

 

Proporciona boas vibrações, energia positiva, a sensação do bem estar e a necessidade de ficar em silêncio momentaneamente em equilíbrio e harmonia com o espaço.

 

A exemplo do elemento água, seja representado por uma queda d’agua, lago, rio ou mesmo o mar, que é uma necessidade intrínseca de cada pessoa. 

 

O Recanto da Paz é um local repleto de conceitos e significados simbólicos de renovação e movimento em razão da utilização do elemento água e quando associado as trocas das estações do ano proporciona, por meio da variação de luzes e cores, nuances visuais. 

 

 

Uma atividade interessante no parque consiste na ideia de que quando uma mãe grávida visita o Parque, a mesma é convidada a plantar uma árvore, pois tal gesto simboliza a continuidade da vida. É um momento único de pura emoção.  

 

“(...) cresça, apareça, floresça, frutifique e embeleze este lugar”.

 

É este sentimento de acolhimento a sua essência. Todos são parte deste todo, integrantes da Família Parque Witeck.

 

Certo dia, no livro de presença do parque, um visitante escreveu o seguinte:

 

“O Parque Witteck é uma tradução de plantar o bem.” 

 

 

Diz a “Lenda do Parque” que ao criar o mundo Deus distribuiu pérolas entre pessoas especiais. Certo tempo depois, em sonho, uma dessas pessoas percebe que as pérolas na realidade eram sementes. Descobre então que sua missão era plantar árvores!

 

 

 

Cada um de nós possui esta pérola em mãos. Basta descobrir o seu verdadeiro significado. O propósito pelo qual estamos aqui e podemos contribuir para transformar o mundo a nossa volta.

 

 

Visite o Parque Witeck e busque fundamentalmente conhecer as belezas, os encantos e as magias que a natureza tem a nos oferecer neste lugar encantador.

 

 

 

Venha com a família ou com os amigos e viva momentos agradáveis numa atmosfera harmoniosa e de muita paz. Faça lindas fotografias num cenário repleto de árvores símbolos das florestas dos 5 continentes, vegetação exuberante, lagos inspiradores, caminhos sinuosos, pontes, mirante, capela, tudo ao som dos pássaros.

 

 

Quem caminha pelo parque fica com a sensação de bem-estar, traz consigo a lembrança de bons momentos junto a natureza e com a certeza de que quer voltar novamente.

 

 

*Para ver a entrevista na íntegra veja o vídeo no Youtube >>

 

 

© Robriane Lara 2018 | www.dimensaodanatureza.com/ambiente-natural