• Facebook - Grey Circle
  • Google+ - Grey Circle
  • Pinterest - Grey Circle
  • YouTube - Grey Circle
  • Instagram - Grey Circle
  • issuu_edited

FAQ | Informações elaboradas a partir das perguntas mais frequentes formuladas por nossos leitores e respondidas pela nossa equipe

Digite uma Pergunta ou Selecione uma das Categorias abaixo ▼

Espiritualidade & Autoconhecimento >>

Quais são as hierarquias de Coros de Anjos?


Os Coros de Anjos estão agrupados em três hierarquias:

1) Coros dos serafins, querubins e tronos.

2) Coros dos domínios, virtudes e potentados.

3) Coros dos principados, arcanjos e anjos. Fonte | Créditos >>




O que são Arcanjos?


Os arcanjos são os capitães ou hierarcas das hostes angélicas. Seu complemento feminino é chamado de arquéia. Os arcanjos e arquéias são importantes extensões da presença de Deus, assim como o raio de luz é uma extensão do Sol. Os arcanjos são os arquitetos de Deus, pois ajudam na elaboração dos planos em seus projetos, bem como sua execução. São construtores cósmicos, na medida em que transmitem para nossas mentes o padrão divino de todo o empreendimento. Existem também os arcanjos representantes dos sete raios, assim como existem as sete cores do arco-íris. Todos com frequências próprias associadas a um aspecto diferente da consciência de Deus.

Fonte | Créditos >>




Quais são os corpos da natureza humana?


A natureza humana possui quatro corpos denominados: corpo físico, corpo etérico, corpo mental e corpo emocional. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




Quais são os corpos da natureza divina?


A natureza divina possui quatro corpos denominados: Santo Ser Crístico, Corpo Causal, Presença Eu Sou e Corpo de Fogo Branco. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




Qual é a função dos corpos físico, etérico, mental e emocional?


O corpo físico é aquele através do qual podemos realizar nosso propósito e missão, que nos propomos antes de reencarnar. Já o corpo etérico é o corpo das nossas memórias. É onde estão armazenadas e registrados todos os nossos atos desta vida e de outras encarnações. O corpo emocional é onde estão registrados nossos sentimentos e emoções. E no corpo mental estão nossos pensamentos, planos e cocriações. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que são chakras? E quais são suas cores correspondentes?


Os chakras são centros de energia localizados no corpo etérico. São sete os principais chakras, os quais correspondem aos sete raios de virtudes divinas. O chakra da coroa é amarelo, o do terceiro olho ou frontal é verde, o da garganta ou laríngeo é azul, o do coração é rosa, o do plexo solar é rubi-dourado, o da alma ou umbilical é violeta e o chakra da base é branco. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




Quais são as cores dos sete raios? E quais são suas virtudes divinas?


As cores dos sete raios são: azul, dourado, rosa, branco, verde, rubi-dourado e violeta. Suas principais virtudes divinas, entre outras são:

1º Raio Azul: vontade, poder, proteção e fé em Deus;

2º Raio Dourado: sabedoria e iluminação divina;

3º Raio Rosa: amor, prosperidade e beleza divina;

4º Raio Branco: pureza, ressurreição e ascensão divina;

5º Raio Verde: cura e verdade divina;

6º Raio Rubi-dourado: sacerdócio, serviço, justiça divina e paz;

7º Raio Violeta: misericórdia, perdão, liberdade e transmutação. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




Quais são outras denominações para o Eu Verdadeiro?


O Eu Verdadeiro também pode ser chamado de Eu Superior, Consciência Superior, Consciência Crística ou Santo Cristo Pessoal.

Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é o Santo Cristo Pessoal?


O Santo Cristo Pessoal é o Mediador entre nós humanos e Deus. Ele pode descer ao nosso templo e nos aconselhar. Jesus veio para nos apresentar o Cristo Pessoal e demonstrar como esse mesmo Cristo pode se manifestar para cada um de nós e ainda continuar a ser um único Cristo. É pela Presença Crística acima de nós que nos relacionamos com Jesus Cristo de maneira muito pessoal. A Presença Crística é o Santo Cristo Pessoal também conhecido como seu Anjo da Guarda Principal. Tenha seu Cristo Pessoal como seu amigo, guardião e guia. O Santo Cristo Pessoal é o Anjo da Guarda Principal, que comanda todos os demais anjos enviados pelos sete arcanjos. Ele também nos ensina o uso correto da Lei de Deus. Mantenha aberto os canais de comunicação todos os dias, pois o Santo Cristo Pessoal é nosso conselheiro e orientador amigo. Fale com ele e ele lhe responderá.

Fonte | Créditos >>




Quem são os guardiões da chama trina?


Os guardiões da Chama Trina são o Arcanjo Samuel e a Arquéia Caridade que atuam no terceiro raio rosa do amor, os quais também são guardiões do coração e do chakra do coração.

Fonte | Créditos >>




Qual é o significado do perdão?


O perdão é uma prática diária que começa conosco e se estende aos outros. Precisamos aprender o autoperdão e para isso aprender a se amar é importantíssimo, pois ao perdoar-se você reconhece que é um ser humano com atributos de valor. Exercer o perdão é uma experiência de natureza transformadora, uma verdadeira lição de compaixão.

Quando o perdão ocorre em determinada situação esta experiência se expande revelando uma nova realidade, um estado de absoluta compaixão para com os outros, onde o amor é o maior foco.

Neste momento único, do perdoar, a sensação de liberdade prevalece, o julgamento se desfaz, restam apenas o amor e a ideia de que a vida é uma oportunidade para refletirmos o nosso papel como seres espirituais vivendo uma experiência material, onde o crescimento e a evolução são nossos destinos.

Fonte | Créditos >>




Como praticar o perdão?


O perdão é uma prática através da qual reconhecemos a nossa perfeita essência de Luz – o verdadeiro Self, o Eu Sou o que Eu Sou – e também a verdadeira essência de Luz dos outros.

Ao reconhecer que todos somos uma centelha de Luz, e que essa Luz é Una com o Criador, ao perdoar o próximo estamos transmutando aquela energia que estava bloqueada e enrijecida, libertando-a para a sua verdadeira essência de Luz Divina.

O perdão é uma forma poderosa de se render ao momento presente, pois apesar dos erros cometidos, todos buscam a felicidade. Neste caso, o perdão é essencial para conquista-la.

Seja feliz hoje, perdoe a tudo e a todos!

Fonte | Créditos >>




Quais são as virtudes divinas?


As principais virtudes divinas são:

Autoconfiança; Benevolência; Contentamento; Cooperação; Coragem; Desapego; Despreocupação; Determinação; Disciplina, Doçura; Estabilidade; Flexibilidade; Generosidade; Gentileza; Honestidade; Humildade; Incansabilidade; Introspecção; Jovialidade; Leveza; Limpeza; Maturidade; Misericórdia; Obediência; Paciência; Precisão; Pureza; Realeza; Rendição; Respeito; Sabedoria; Serenidade; Simplicidade; Verdade.

Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é meditação?


A meditação é o caminho para quem busca a evolução espiritual. A meditação longe de ser uma fórmula mágica, deve ser gradativamente aprimorada e aperfeiçoada com dedicação, perseverança e disciplina. Cada vez que meditamos ao encontro do nosso Ser Interior absorvemos luz e sabedoria divina, alimento de nossa alma. Meditar diariamente possibilita ao indivíduo encontrar o autoconhecimento, o qual permite o desenvolvimento de novas visões de mundo. Quem medita se conecta com sua luz interior que vem do centro do coração, e ao entrar nesta câmara secreta percebe-se único e fazendo parte do todo. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




Qual É A Função Das Danças Circulares?


O que são as danças circulares ou danças sagradas? Cada vez mais presentes na sociedade, muitos ainda desconhecem os benefícios que as danças circulares podem trazer ao indivíduo.

Mulheres dançando ao ar livre a dança circular | Foto Pixabay

Utilizadas por diversos povos para celebrar a vida em todas as suas fases, as Danças Circulares exaltam o nascimento, o casamento, o plantio, a colheita, a mudança das estações, entre outros. Além disso, sabemos que qualquer dança tem a clara função de estimular a sensação de bem-estar. Quando dançamos nos sentimos vivos, pertencentes ao mundo.

É por isso que a dança circular é algo novo e florescente da velha Dança Folclórica Internacional. Algo que muitos povos já faziam, como os índios, por exemplo. As danças circulares são praticadas em grupos.

Os seres humanos dançaram em círculos por literalmente milhares de anos às músicas de tambor, cantando, tocando flauta, gaita de foles, em torno do fogo central na aldeia. As danças foram transmitidas de geração em geração, mudando à medida que se moviam, assim como as músicas folclóricas viajam e as músicas e palavras são modificadas.

Entre os benefícios podemos citar que acalma a mente e aumenta a autoconfiança. Além disso, as Danças Circulares são desenvolvidas visando ampliar o conhecimento, em direção ao bem-estar físico, mental, emocional, energético e social.

Elas são práticas em atividades terapêuticas, espaços holísticos, hospitais, escolas, por grupos em contato com a natureza, entre outros. As danças circulares ajudam, no acolhimento, conexão consigo e com o grupo, trazem alegria e plenitude, mas principalmente, a integração das pessoas.

Fonte | Créditos>>>




O Que São Mantras?


Quer saber o que são mantras? Acompanhe o texto!

Os mantras são os sons sagrados da tradição budista. Eles são muito comuns nas aulas de yoga e meditação.

O Que São Mantras | Foto Pixabay

Na prática, a palavra sânscrita mantra é formada pela junção da raiz man- “pensar” com o sufixo -tra, que indica instrumentalidade. Ou seja, a mente pode ser o instrumento para direcionar um pensamento.

Por isso, é que os mantras podem auxiliar na concentração e energização do praticante. Eles podem ser repetidos verbalmente, sussurrando, mentalmente ou de maneira escrita.

Cada mantra possui um significado diferente, mas todos são repetições de palavras sagradas, e é fato que a vibração sonora de um mantra visa produzir certos efeitos na consciência de quem o ouve.

Um dos mantras mais conhecidos é o OM que significa o “som do universo”. Qualquer mantra pode ser entoado antes de uma oração, meditação, e até uma prática de yoga.

Há inúmeros mantras que podem ser entoados. É importante que você conheça o seu significado antes de entoar. Saiba que o som do mantra exerce um poderoso efeito sobre nosso corpo e nossa mente.

Há uma tradicional frase que diz o seguinte: “Quem mantra seu males espanta”. E você, quer entoar mantras também?

Fonte | Créditos>>>




O Que é Ho’ Oponopono?


Você já ouviu falar da expressão Ho’ Oponopono? Acompanhe o texto para saber o que ela significa.

O Que é Ho’ Oponopono  | Foto Pixabay Ho’ Oponopono é uma técnica havaiana muito conhecida e o seu objetivo é se livrar das recordações que tocam repetidamente na sua mente. São quatro frases poderosas que podem ser repetidas diariamente que são: "eu te amo", "sou grato", "sinto muito" e "me perdoe”.

Ho’ Oponopono expressa o seguinte: Ho’o significa causa e ponopono significa perfeição. Ou seja, ela tem como objetivo libertar a sua mente de recordações desagradáveis, repetindo as quatro frases citadas acima você já estará praticando a técnica.

Porém, existem mais frases e até músicas de Ho’ Oponopono que você pode usar em seu dia a dia. Qualquer pessoa pode aplicar a técnica.

Há quem afirme que essas palavras mágicas ajudam a vencer os desafios da vida. Sendo assim, quando você estiver passando por uma situação difícil, repita essas frases mentalmente e com o coração aberto e sem julgamento.

De forma clara, o Ho’ Oponopono nos permite um momento de reconciliação e de perdão. É uma limpeza mental que poderá ser feito todo dia.

Fazendo-a com frequência você vai sentir os seus efeitos, as energias negativas se transformando em positivas. E claro, você precisa acreditar nos seus efeitos!

Fonte | Créditos>>>




O que é Autoconhecimento?


Você sabe o que é autoconhecimento? Ele é essencial para poder melhorar a sua vida.

Muito tem se falado de formas de se autoconhecer, e por isso o assunto está tão em pauta. Através dele, podemos compreender quem somos e porque agimos de determinada maneira.

Não existe mágica para se autoconhecer. É um processo lento, que exige entrega, porém algumas práticas podem ajudar.

Você conhece a si mesmo? Com a vida corriqueira, é comum algumas coisas passarem despercebidas.

Se autoconhecendo melhor, você pode compreender os próximos passos, entender medos, perdoar e viver uma vida com mais propósito e significado.

O autoconhecimento é individual. Você não tem como fazer isso por outra pessoa. Algumas perguntas simples podem ajudar você a se conhecer melhor. Entre elas estão:

  • O que eu gosto de fazer?
  • O que me faz feliz?
  • Do que eu não gosto?
  • Quais meus objetivos profissionais e pessoais?
  • Quais suas maiores qualidades?
  • Quais os seus principais pontos que precisam melhorar?

Certamente através do autoconhecimento você vai descobrir suas qualidades, capacidades. Significa estar consciente de quem você é na essência.

O que é Autoconhecimento | Foto Pixabay

Isso pode ser feito através de terapias holísticas, terapias alternativas, cursos de autoconhecimento, leitura, diário de anotações, meditação, oração, entre outros.

Quando nos autoconhecemos melhor, logo conseguimos levar uma vida com mais sentido e clareza.

Fonte | Créditos>>>




O Que São Crianças Índigo e Cristal?


Em tempos de autoconhecimento e evolução, um termo que vem ganhando destaque são as crianças índigo e cristal.

O Que São Crianças Índigo e Cristal | Foto Pixabay

Este conceito começou a ganhar relevância, quando em 1999 foi lançado o livro Crianças Índigo de Lee Carrol e Jan Tober. Hoje existem mais livros sobre o assunto.

Então, dentro da energia Índigo temos as pessoas que nasceram hoje e são adultos. A geração dos índigos é idealista e cheia de princípios inovadores, eles já nasceram com maior grau de conhecimento tecnológico.

Mas como reconhecer um criança índigo e uma cristal?

As crianças índigo são agitadas, inteligentes, intuitivas, muito ativas e comunicativas. Já as cristais tem uma ligação mais espiritual, uma vibração mais elevada, instinto voltado para artes, músicas, se alimentam pouco e de forma mais natural.

As crianças cristais começaram a nascer a maioria depois dos anos 2000. Inclusive muitos pesquisadores, espiritualistas e sensitivos sugerem que os cristais vêm diretamente de outros planetas/sistemas solares e que tem nenhuma ou poucas encarnações na terra.

Acredita-se que elas, vieram com missões distintas para atuarem no Planeta Terra! Independente das crianças índigo e cristal, cada uma veio com um propósito.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Aromaterapia?


A escolha por tratamentos alternativos tem crescido a cada ano. E um deles é aromaterapia. Conforme a Associação Brasileira de Medicina Complementar (ABMC), a aromaterapia é um tratamento curativo que utiliza o olfato para curar mal estar. Ou seja, ela estuda as substâncias aromáticas, sendo os óleos essenciais os ativos dessa terapêutica.

Terapia Floral | Foto Pixabay

Ela vai muito além de apenas um cheiro gostoso. Na aromaterapia são utilizados óleos essenciais, naturais extraídos das flores, cascas, caules, folhas, raízes, e que consequentemente traz benefícios para a saúde, beleza, bem estar familiar e profissional.

Para procurar fazer este tratamento, é indicado a procura por um profissional que seja certificado, ou seja, que tenha se especializado nessa área.

Qualquer pessoa pode usufruir dos benefícios da aromaterapia para a sua saúde física, mental e espiritual. Muitos pacientes respondem ao tratamento de forma muito positiva. O tratamento pode ser feito em casa mesmo. Ela ajuda tanto em questões emocionais, como as físicas. Sendo assim, seu uso pode ser feito também em tratamentos dermatológicos, psicológicos e estéticos.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Cromoterapia?


A cromoterapia é conhecida como a terapia das cores e tem sido utilizada em muitos tratamentos alternativos. No caso, as cores são utilizadas para conseguir alcançar o equilíbrio e a harmonia do corpo. Sendo assim, a cromoterapia é uma espécie de tratamento de doenças que utiliza as cores como ferramenta principal.

Frascos de vidros coloridos | Foto Pixabay

Muitos desconhecem a importância da cromoterapia, porém ela vem sendo utilizada cada vez mais. O uso das cores em ambientes públicos como hospitais, local de trabalho, escolas, já vem mostrando como a cromoterapia pode agir de forma positiva nestes casos.

Na verdade, o tratamento de doenças por meio das cores vem sendo feito desde 2800 a.C., ou seja, utilizada há muito tempo por diferentes povos, a cromoterapia vem ganhando espaço. E por meio dela é possível curar e a prevenir diversas doenças físicas e psicológicas, pois cada cor tem a sua importância no processo de cura.

São essas as principais cores na cromoterapia: amarelo, azul, laranja, lilás, rosa, verde. Entre os benefícios da cromoterapia estão: auxílio nos tratamentos de enxaqueca, promove a sensação de bem estar, aumenta a disposição física, auxilia em tratamentos de insônia, estimula a circulação sanguínea, entre outros.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Cristaloterapia?


Você já conhece os benefícios dos cristais para a sua saúde? A Cristaloterapia é o uso terapêutico dos cristais. Quem descobre essa importante terapia reconhece os seus inúmeros benefícios. Há vários cristais que possuem propriedades terapêuticas e de cura.

Tigela com cristais rolados | Foto Pixabay

A sua utilização é de muitos e muitos anos. A cristaloterapia ajuda no alinhamento energético. É utilizado para diversos tipos de problemas de saúde e pode ser utilizado no dia a dia por todos. Eles podem ser usados também nos ambientes para purificar o local.

Alguns dos benefícios dos cristais são os seguintes: diminuição do estresse, traz purificação, mais coragem, afasta inveja, alivia o sistema nervoso, entre outros. É importante saber que deve-se escolher o cristal certo para os tratamentos que englobam quase todo tipo de cura, de dor de estômago ao stress.

Quando não se tem o conhecimento sobre os cristais, recomenda-se procurar um terapeuta holístico para que ele possa te avaliar e indicar o melhor cristal de acordo com o seu momento de vida.

Alguns dos cristais mais usados no dia a dia são: cristal de quartzo, quartzo rosa, pirita, olho de tigre, jade, ametista, turquesa, citrino. Cada um deles atua para cura de algo em específico. Mas todas são poderosas.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Massoterapia?


As técnicas de massagem vêm ganhando destaque. Receber uma massagem é revigorante. Por isso, é que a massoterapia ajuda a melhorar a saúde e prevenir alguns desequilíbrios do corpo. A massoterapia consiste em diversas técnicas de massagem que trazem bem estar e alívio.

Massoterapeuta aplicando um tipo de massagem | Foto Pixabay

Entre os benefícios da massoterapia estão: ajuda a combater a sensação de estresse, alivia tensões e reduz a ansiedade, alivia dores musculares, estimula a circulação sanguínea, melhora a pressão arterial, entre outros.

É indicada para todas as pessoas e não tem contra indicação. É interessante procurar um profissional certificado. A massoterapia é ótima para aliviar dores, e também é indicada para problemas com o sistema digestivo, depressão e ansiedade.

É com certeza um ótimo tratamento alternativo para ajudar na correria do dia a dia, diminuindo sintomas da ansiedade e do estresse. Pois é um momento de relaxamento em que o paciente recebe a massagem do profissional, podendo ela ser terapêutica até mais voltada para drenagem, já que existem diversos tipos de massagens.

Lembrando que a massoterapia engloba diversos tipos de massagens, desde técnicas orientais até mesmo as mais tradicionais. Porém, o que mais interessa é mesmo receber uma massagem e sentir logo os benefícios.

Fonte | Créditos>>>




O Que São Passes Mediúnicos?


Passes mediúnicos são a imposição das mãos para cura, usados e ensinados por Jesus, descritos na Bíblia e retratados em filmes e documentários. Também chamado de Passe Espírita, Passe Energético ou Fluidoterapia são uma excelente forma de anos ajudar em problemas da vida, tanto físico, como emocional ou espiritual.

Mãos que curam | Foto Pixabay

Não é necessário ter uma religião para receber passe mediúnico. Qualquer pessoa que acredita em energia pode se beneficiar dessa ação tão poderosa. Principalmente em momentos cruciais da nossa vida um passe mediúnico pode trazer muita força.

É comum depois de um passe mediúnico sentir mais conforto e acalento sobre a vida. Os passes mediúnicos são dados por pessoas que já trilham o caminho da espiritualidade, sensitivos e médiuns que contam com ajuda dos guias e seres de luz.

Procurar receber o passe não precisa ser apenas em momentos difíceis. Mesmo quando estamos diante de uma vida feliz e próspera podemos buscar essas energias benéficas para o nosso corpo e mente. Um dos benefícios frequentes do passe mediúnico é trazer mais harmonia, bem-estar e equilíbrio.

É importante sim procurar ajuda quando precisa, e os passes mediúnicos podem ser muito importantes. Porém, junto com os passes é preciso mudar o seu comportamento e a sua conduta e assumir a responsabilidade de sua vida com pensamentos e sentimentos positivos e de perdão ao próximo.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Canalização?


O que é canalização? Você sabe o que significa? Canalizar não é tão misterioso assim. De forma simples podemos traduzir como compartilhar energias, para a criação de novas energias. Há um termo muito conhecido que diz o seguinte sobre a canalização: “Canalização é a abertura entre dimensões, as quais trazem conhecimentos e ensinamentos que ainda não compreendemos”.

Mesmo sendo considerado como processo de comunicação energético-espiritual consciente com espíritos que estão em outros planos espirituais, ela se restringe apenas a isso. Porém, para estarmos abertos a novas energias é preciso uma mudança em nosso estado de consciência e elevação de nossa frequência vibratória.

A canalização nada mais é do que sentir a chegada de uma mensagem espiritual ou forte intuição. E nem sempre ela precisa estar relacionada de forma mística. Quantas vezes em momentos de silêncio ou introspecção não tivemos uma ideia que mudou a nossa vida? Ou uma sensação de escutar uma voz interna dizendo o que fazer?

Isso pode ser canalização. Mas o ser humano precisa se abrir para essas possibilidades, não ignorar sinais. E é claro, conforme você vai iluminando seus chakras e desenvolvendo sua mediunidade, fica mais fácil canalizar mensagens e receber intuições mais detalhadas e precisas, como um verdadeiro canal de luz.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Intuição?


Você já ouviu falar do poder da intuição? Há quem acredite fortemente na intuição. Um termo que define intuição diz: “É a alma que fala”. Mas quando saber se realmente é uma intuição ou a nossa mente nos sabotando?

A intuição está ligada a inteligência natural da disposição do ser humano. Ela não é forçada. Simplesmente vem. A palavra intuição vem do latim intueri, que significa considerar, ver interiormente ou contemplar.

A intuição é tão natural quanto respirar, dormir ou comer. Todos nós temos intuição. Mas a grande maioria não sabe distinguir a intuição de um outro pensamento qualquer. A intuição nos diz para não ir a determinado lugar, não se relacionar profundamente com uma pessoa, entre outros. Quanto mais espiritualizada a pessoa, mais fácil fica identificar, se é uma intuição ou a nossa mente condicionada.

A intuição pode ser um pensamento, palpite. Será que é possível conseguir identificar a intuição? Você precisa unir o coração e a mente. Todos nós temos o que se chama de "inteligência intuitiva", e não há tanto mistério assim por trás da intuição.

Para ouvir melhor a intuição é preciso eliminar a ansiedade e o estresse. A meditação vai auxiliar nesta tarefa, de modo que pessoas tranquilas e positivas vão conseguir identificar melhor a intuição. A busca do autoconhecimento e da espiritualidade são importantes ferramentas para trabalhar o nosso autopoder, acreditar em nós mesmos e nas nossas ações.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Terapia de Constelação Familiar?


Nem sempre os problemas pessoais podem ser apenas do indivíduo. Alguns deles podem estar em relações próximas, como a família por exemplo. A família é o nosso grande aprendizado. Mas nem sempre as relações com os familiares costuma ser fácil.

Família alegre reunida | Foto Pixabay

Por isso, uma terapia muito difundida é a Constelação Familiar que ajuda a analisar as relações familiares e como isso influencia nas vidas das pessoas para buscar soluções. Foi criado pelo alemão Bert Hellinger. Ela é uma ótima ferramenta que pode nos ajudar em nossa evolução aqui na Terra.

Pode-se através da constelação familiar identificar problemas, mesmo desconhecidos da vida de uma pessoa. Ela vai trabalhar o nosso inconsciente profundo, de forma pessoal e coletiva.

Todos temos problemas ou passamos por situações difíceis, e por isso qualquer pessoa pode procurar a terapia de constelação familiar que ocorre em grupos. Esta terapia poderá ajudar muito em sua evolução. Até mesmo no meio jurídico essa terapia tem sido utilizada e trazido bons resultados.

Basicamente há males que foram se repetindo na história dos nossos antepassados. Por isso, a terapia de constelação familiar pode ajudar a entender desavenças, desentendimentos, crenças.

De forma prática, tudo aquilo que eles viveram de situações ruins e boas, carregamos como um “karma”. Mas não é desculpa para não evoluir, pois as terapias estão ai para contribuir para a nossa evolução espiritual.

Fonte | Créditos>>>




Qual é o Significado do Símbolo Om?


O Om ou Aum (ॐ), em sânscrito é um símbolo sagrado que representa a Verdade absoluta. Sua pronuncia possui três sons: a, u e m. No hinduísmo e em outras religiões o “Om” é o mantra mais importante. Também conhecido como o som do Universo, o “Om” é a semente que propaga e gera os outros mantras.

Símbolo Om | Fotos Pixabay

Na Índia, o mantra Om está em todas partes, ele ecoa em todos os templos e comunidades. Ele é o gérmen, a raiz de todos os sons da natureza.

Simboliza o todo, a verdade da vida, o mundo em sua forma material e sagrada, toda forma e sua energia sutil. O símbolo “Om” é na verdade um conjunto de 5 palavras representadas por ideogramas, agrupadas.

Nele estão representados os 5 elementos primordiais da criação do universo: o fogo, o ar, a água, a terra e o éter. Por isso, tem um efeito profundo no corpo e na mente de quem canta, bem como ao redor de seu ambiente.

Nas terapias holísticas trabalha na cura e no relaxamento, trazendo harmonia e equilíbrio ao corpo físico, corpo etérico, corpo mental e corpo emocional.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Budismo?


Tradição religiosa e filosófica oriental, o Budismo foi fundado por Sidarta Gautama, o Buda, no século VI a.C. em uma região da Índia. A palavra “buda” significa aquele que despertou do sono da ignorância, aquele que se iluminou. A religião acredita que o caminho para a libertação está na consciência alcançada por práticas e crenças espirituais, como a meditação e o yoga.

Monge meditando no alto da montanha | Foto Pixabay

Um dos símbolos do Budismo é a Flor de Lótus, a qual significa a pureza espiritual e está associada ao aparecimento de Buda. Abrange tradições, crenças e práticas baseadas em ensinamentos e conceitos como: dharma, karma e samsara. Este último refere-se ao ciclo de reencarnações, pois a filosofia budista acredita que todos os seres possuem encarnações e reencarnações.

Muitos acreditam que o budismo é muito mais que uma doutrina religiosa, pois com a crença da reencarnação a pessoa pode se libertar do sofrimento através de uma vida equilibrada.

Entre os ensinamentos básicos estão o Carma. De acordo com o budismo, as boas e más ações irão trazer consequências na próxima encarnação. Dessa forma, através dele é uma maneira de nos lembrar das qualidades necessárias para realizarmos a verdadeira natureza da mente.

O budismo se expandiu bastante, e hoje são várias escolas e práticas que podem variar bastante as suas atividades. Entre as mais conhecidas são as preces, meditação, entre outros estudos. É muito importante escutar os ensinamentos de um professor qualificado, os quais ajudam na nossa evolução como ser humano e que podem ser facilmente aplicadas no nosso dia a dia.

Prática com forte presença no Brasil, o Budismo Tibetano ou Lamaísmo, tem como líder e figura mais representativa Tenzin Gyatso, o Dalai Lama. O Budismo foi introduzido no Brasil no começo do século XX, desde então em todo o país, vem crescendo a quantidade de imigrantes orientais.

Os principais templos budistas do Brasil estão localizados: em Três Coroas/ RS - o Templo Budista de Chagdud Gonpa Khadro Ling; às margens do Rio Paraná - o Templo Budista de Foz do Iguaçu, o maior da América latina; em Cotia/ SP - o Templo Zu Lai, entre outros.

Para se tornar budista pode-se iniciar os estudos aos poucos. Se você se interessa, pode fazer uma visita a um centro de práticas budistas (procure por um perto de você) e começar seus estudos e práticas espirituais. Namastê!

Fonte | Créditos>>>




O Que É Hinduísmo?


Uma das religiões mais antigas do mundo. Surgiu na Índia e, é considerada a maior religião do mundo (cerca de 1 bilhão de fiéis). No entanto, o hinduísmo não tem um fundador histórico conhecido e não tem uma data exata para sua origem. Dessa forma, ela engloba tradições culturais, valores e crenças obtidas através de diferentes povos.

Taças e Incensos | Foto Pixabay

Há um ampla variedade de crenças básicas e existem em muitas seitas diferentes. O hinduísmo vê a humanidade como divina. Sendo assim, é uma cultura, um modo de vida e um código de comportamento. Isso se reflete em um termo que os indianos usam para descrever a religião hindu: Sanatana Dharma, que significa fé eterna, ou o modo eterno como as coisas são (verdade).

Estudiosos tipicamente traçam suas origens por volta de 1500 a.C., no que hoje é conhecido como Índia. Eles acreditam que cada alma é livre para encontrar seu próprio caminho, seja por devoção, austeridade, meditação, ioga ou serviço abnegado.

Os hindus são generosamente tolerantes com outras religiões. Como tradição utilizam a cremação do corpo sobre a morte, acreditando que a alma vive e habitará um novo corpo na Terra.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Sânscrito?


Quer saber o que é sânscrito? O sânscrito é uma língua ancestral do Nepal e da Índia, que influenciou praticamente todos os idiomas ocidentais. A partir do século 5 a.C., passou a ser compreendido em toda a Índia.

Cilindros com mantras budistas, Roda de Oração | Foto Pixabay

É também consagrada a língua do yoga, dos sábios da Índia antiga e quiçá dos deuses. Observamos assim que muitas palavras e mantras usados ​​na prática do yoga são de origem sânscrita.

Considerado um dos mais antigos sistemas de escrita do mundo, é tido por muitos estudiosos como a mãe de todas as línguas.

É uma língua articulada, com a gramática muito semelhante à das línguas europeias. O uso do sânscrito na Índia para fins literários e religiosos é comparável ao latim em toda a Europa, já que ambos são estudados há mais de dois mil anos. O termo "sânscrito" é derivado da conjunção do prefixo "Sam", que significa "samyak", que indica "inteiramente", e "krit", que indica "feito".

Dessa forma, os nomes flexionam em gênero, número, grau e função. É apontada como a língua antiga no hinduísmo, onde foi usado como um meio de comunicação e diálogo pelos deuses celestes hindus, e depois pelos indo-arianos.

Atualmente, ainda é falada por milhares de indianos, pois faz parte do conjunto das 23 línguas oficiais da Índia, porque tem importante uso litúrgico no hinduísmo, budismo e outras. Ainda é por vezes usado para escrever poesias e dramas.

Conheça algumas palavras do vocabulário Sânscrito e sua tradução: Ananda: plenitude; Asanas: posturas; Brahma: o criador da trindade Hindu; Chakras: roda, centros de energia; Devas: deuses; Dhyana: meditação; Ganesha: Senhor de todos os seres; Guru: mestre; Himalaya: morada da neve; Maya: ilusão; Namaste: saudações a você; Padma: lótus; Prana: energia sutil; Pranayama: disciplina da respiração para a harmonia da energia sutil ou vital; Shanti: paz; Yoga: união, concentração, disciplina.

Fonte | Créditos>>>




O Que São Os Vedas?


Os Vedas são os mais antigos textos ou escrituras sagradas do hinduísmo, considerados por muitos como os mais antigos de todos os textos. Ou seja, o veda é uma das escrituras religiosas mais antigas da humanidade, compilados entre 1500 e 900 a.C., logo há cerca de 3500 anos. Seu conjunto é fonte da espiritualidade e do patrimônio cultural da Índia.

Deuses Hindus | Foto Pixabay

Em sânscrito védico a palavra veda significa conhecimento, e Vedas são as escrituras compiladas. Os Vedas são escritos em sânscrito e originados na antiga Índia, que foram escritos milhares de anos atrás, mas acredita-se que eles contêm conhecimento e sabedoria que se originaram mesmo muito antes disso, transmitidos oralmente.

Fundamentalmente os Vedas são as quatro escrituras básicas (Rig, Sama, Atharva e Yajur), os Puranas (cujo principal é o Srimad Bhagavatam), os épicos – o Mahabharata (sendo o Bhagavad-gita o mais importante) e o Ramayana, os Upanishads, os Sutras (entre eles o Vedanta Sutra e os Yoga Sutras de Patanjali) e as ciências auxiliares (na medicina o Ayurveda).

Entre as escrituras básicas, os quatro livros Vedas que compõem a coleção de literatura védica, são brevemente descritos a seguir:

- O primeiro e mais importante dos Vedas é o Rig-Veda, um conjunto de dez livros que compreendem hinos e mantras para e sobre várias divindades;

- O segundo Veda é o Sama-Veda, uma coleção de melodias que devem ser cantadas durante oferendas hindus, chamadas yajna;

- O terceiro Veda é o Atharva-Veda, que consiste em mais hinos, mantras e encantamentos, e a maioria deles deve ser cantada fora do contexto do yajna; e

- O Veda final é o Yajur-Veda, que é um guia para os sacerdotes que realizam yajnas. Tem duas seções: preto e branco.

Muito pouco se sabe sobre os escritores dos textos. De fato, os hindus consideram os Vedas como não autorizados ou não do homem. Em vez disso, eles acreditam que eles foram originalmente revelados aos sábios antigos através da inspiração divina. Segundo historiadores de acordo com essa filosofia, somos todos originários de uma coisa só, uma espécie de inteligência divina.

O Yoga que deriva dos Vedas é conhecido como yoga védico.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Energia Taquiônica?


Para compreender o que significa Energia Taquiônica e o Poder Mental, precisamos lembrar que o nosso corpo é composto de energia elétrica, magnética e tachyon (sutil). Isto está de acordo com a física quântica, que afirma que o universo material nada mais é do que uma forma muito densa de energia.

Estudos mostram que a energia taquiônica se move 27 vezes mais rápida do que a velocidade da luz. Logo, a energia taquiônica, que é derivada da palavra 'tachytis' (velocidade) é supostamente mais rápida que a velocidade da luz.

É a energia do pensamento, que vibra na frequência do amor e da fraternidade. Pesquisas indicam que a taquiônica é a energia de maior vibração que já se ouviu falar, ela vibra na frequência do universo.

Sabe-se que cada emoção tem uma frequência de vibração. Assim, a energia taquiônica pode ser obtida, por exemplo, através da transmutação dos estímulos emocionais. Logo, vibrar no amor eleva essa energia, na qual potencializa a energia vital e a aura (campo eletromagnético pessoal).

Nosso chakras produzem energia vibracional, por isso é possível se sintonizar com essa energia. A energia taquiônica não acaba nunca, é uma energia eterna, pois vibra na frequência do amor.

Dicas | A oração realizada com fé, amor e gratidão é na verdade uma forma de energia taquiônica em ação. E quando utilizada de maneira correta, pode gerar “milagres”. Jesus Cristo, há mais de dois mil anos, demonstrou que a mente ao vibrar na elevada frequência do amor conduz energia taquiônica, elevando a energia vital de pessoas, realizando a autocura.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Cocriar?


Atualmente, após muitos estudos sobre Física Quântica, Poder da Mente, Lei da Atração é possível compreender que uma das capacidades inatas de todo ser humano na Terra é o Poder da Cocriação.

De acordo com a física quântica tudo no Universo está conectado. Você pode mudar a sua realidade e cocriar tudo o que deseja. E para colocar em prática é preciso utilizar estes 4 conceitos que são fundamentais: intenção, imaginação, verbalização e autocriação.

Assim, através do poder da mente utilizando afirmações positivas e visualizando no presente seus desejos construtivos é possível Cocriar, ou seja, é possível ser, ter e fazer seus sonhos e desejos. Ao reconhecer seu poder interior que vem da Fonte Divina tudo é possível, basta imaginar, crer e agradecer.

"Imaginação é tudo, é uma prévia das atrações futuras." Albert Einstein ao escrever essa frase famosa já expressou o poder da cocriação. Dessa forma, você pode decidir o que você quer, acreditar que você pode ter, acreditar que você merece, e acreditar que é possível para você. Jesus disse: “Tudo é possível àquele que crê.” Marcos 9:23.

Então Cocrie a vida dos seus sonhos. Ela pode ser possível pra você também. Afirmações simples, como por exemplo: Vou atrair um amor verdadeiro! É possível cocriar, imaginar e acreditar que é merecedor desse verdadeiro amor. Então, ao sair de casa e frequentando lugares que gostas irás atrair a pessoa certa. Isso é Lei da Atração, onde você pode atrair tudo para você, basta focar sua atenção e dirigir seus pensamentos diários unicamente naquilo que queres cocriar. E quando sentires em seu interior a emoção do seu desejo realizado, ele se tornará real, pois tudo o que é para ser, já é.

Fonte | Créditos>>>




O Que É Subconsciente?


Muitas pessoas estão interessadas em saber mais o que é o Subconsciente. O termo ficou famoso nas pesquisas de Freud. Nesse sentido, o subconsciente está trabalhando constantemente como “plano de fundo” do consciente. Sendo assim, o subconsciente é responsável pela maior parte das decisões que você toma diariamente.

Imagem digital de duas faces em perfil | Foto Pixabay

A mente consciente é aquela que pensa. O inconsciente é a área mais profunda do seu cérebro, é a parte do cérebro responsável pelos sentimentos das pessoas. Já o subconsciente é a parte do cérebro que é responsável pelo que as pessoas acreditam em suas vidas.

E você pode fazer a mente trabalhar a seu favor, e como isso cocriar a sua realidade e muito mais. Isso pode ser feito por meio de processos mentais. O que não pode acontecer é limitar o seu poder de expansão.

Mas é fundamental conseguir identificar as crenças limitantes e sabotadoras. Livros, cursos são muito bem vindos e podem ajudar. O livro “O Poder do Subconsciente” de Joseph Murphy fala mais sobre programação neurolinguística. Assim, poderá compreender mais a respeito de um conjunto de modelos e padrões que influenciam a mente, o corpo e o comportamento do indivíduo.

Fonte | Créditos>>>




Quem É Buda?


Muitos desconhecem a história de Buda. Acreditam que Buda foi uma lenda. Mas a verdade é que ele era um homem que viveu há 2500 anos na Índia. A maioria dos historiadores diz que viveu entre 563 a.C. e 486 a.C.

Estátua de Buda no jardim | Foto Pixabay

Muito além de uma divindade Buda foi um homem chamado de Siddhartha Gautama (Shakyamuni Gotama em japonês). Ele era um ser humano que se tornou Iluminado, entendendo a vida da maneira mais profunda possível.

Siddhartha nasceu na família real de um pequeno reino na fronteira entre a Índia e o Nepal. O nome Buda traduzido do sânscrito significa o Iluminado. Buda ensinou aos seus seguidores que a verdadeira felicidade advém da bondade praticada com pessoas e animais.

De acordo com a história tradicional, ele teve uma criação privilegiada, mas ao perceber que a vida inclui os fatos duros da velhice, doença e morte, aos vinte e nove anos renunciou à sua vida como príncipe, indo viver nas florestas e nas montanhas em busca de um mestre que pudesse orientá-lo.

Com o passar dos anos adotou como filosofia de vida o ascetismo ou asceticismo, no qual se realizam certas práticas visando ao desenvolvimento da vida espiritual. No entanto ele sentia que havia algo errado na postura desses ascetas, muitas coisas não faziam sentido, ele ainda precisava de respostas mais claras sobre o verdadeiro propósito da vida.

Então, parou de procurar um mestre fora e adotou seu próprio coração como seu guia e com sua mente começou a buscar um caminho que o levasse ao encontro do Buda dentro de si mesmo.

Com um grande desejo de ficar sozinho, permanecia recolhido em contemplação, onde desenvolveu muito sua natureza meditativa. Desse modo, com sua autodisciplina passou a descobrir as leis da vida. E assim, tornou-se um adepto da meditação sob a orientação de seu coração, transmitindo os ensinamentos da Verdade aos outros.

Depois de percorrer inúmeros lugares, um dia banhou-se nas águas do Nairanjana. Após, ele se sentou sob uma figueira-da-índia (asvattha), não muito longe do rio e meditou, ele estava sempre em silêncio. Na sua essência mais íntima, no recesso do subconsciente, ele percebeu que haviam espíritos guardiões e espíritos guias.

E assim, em sua meditação reflexiva, Gautama continuou a alcançar estados cada vez mais refinados e ao descartar todos os pensamentos negativos em sua mente, ele se tornou livre de apegos.

Foi então após aqueles anos de observação e experiência que descobriu a verdade da vida, alcançou a iluminação e chamou a si mesmo de Buda.

Atualmente o Mestre Ascensionado Buda é o grande regente de Shambala, Sede da Grande Fraternidade Branca na Terra.

Dicas | Aprofunde seus conhecimentos pesquisando mais sobre seus principais ensinamentos: os Oito Corretos Caminhos, as Seis Paramitas, o Vazio e a Lei de Causa e Efeito.

Fonte | Créditos>>>




Quem É Kuan Yin?


São milhões de devotos ao redor do mundo que chamam o nome de Guan Yin (Kuan Yin) Deusa da Misericórdia, em momentos de necessidade, medo ou aflições. Kuan Yin, a Mãe Divina e Amorosa em nossas vidas, já promoveu milagres nas vidas de milhares de pessoas, por isso é conhecida também como a Deusa dos Milagres, pois “ela que ouve os clamores do mundo”.

Estátua de Kwan Yin | Foto Pixabay

Kuan Yin é representada em muitas formas, cada uma demonstrando um aspecto único de sua compaixão e misericórdia. Inclusive seu nome pode aparecer de várias formas.

Porém, o que interessa de fato é que a Mestra Ascensa Kuan Yin com sua Misericordiosa Chama Violeta carrega o aspecto da Deusa e Mãe Divina do budismo, transmutando carmas negativos. Kuan Yin é famosa pelos resgates de danos - especialmente conhecidos por resgatar alguém que chama seu nome. Cumprindo assim sua promessa de libertar todas as pessoas por seus males e aflições.

Seus devotos contam centenas de histórias de seus resgates. Desta forma, ela é semelhante a Green Tara, outra manifestação da Ação Compassiva, no Budismo Vajrayana.

Kuan Yin tem inúmeras histórias, sua presença é suave, delicada e inspiradora. Os budistas chineses acreditam que esta Deusa é o aspecto feminino de Avalokitesvara, o bodhisattva da compaixão. Tem sido debatido que as origens de Kuan Yin remontam ao taoísmo, a religião indígena da China.

De fato, a Mestra Ascensa Kuan Yin é um símbolo do amor incondicional, da bondade e da misericórdia, protegendo e cuidando dos doentes, dos desafortunados e dos pobres.

Dicas | Sempre que estiver aflito chame por ela, exponha suas dificuldades e limitações, desabafe e agradeça. Liberte seu coração de toda dor, deixe Kuan Yin a Mãe Divina agir na cura de suas emoções e da sua vida. Leia em Mensagens, uma oração especial: Oração à Bem-amada Kuan Yin

Fonte | Créditos>>>




Quem é o Deus do Hiduismo Criador do Universo?


Brahma é considerado o Criador do Universo, o Senhor da Criação, a inteligência criadora, representa a mente cósmica e cada ser vivo origina-se dele. Brahma, um dos principais deuses do hinduísmo, de cerca de 500 a.C. a 500 d.C. foi gradualmente eclipsado por Vishnu, Shiva e a grande Deusa (em seus múltiplos aspectos).

Deus Hindu Brahma ao centro, e suas esposas Gayatri e Saraswati | Foto Pixabay

Associado ao deus criador védico Prajapati, cuja identidade ele assumiu, Brahma nasceu de um ovo de ouro e criou a terra e todas as coisas nela. Mitos posteriores descrevem-no como tendo saído de um lótus que saiu do umbigo de Vishnu. Brahma sentado ou de pé sobre um lótus indica que ele representa o poder criativo da Realidade Suprema.

Dessa forma, é que Brahma, devido a seu status elevado, está menos envolvido em mitos pitorescos, onde os deuses assumem forma e caráter humanos, mas é um ideal geralmente abstrato ou metafísico de um grande deus. É representado por ter quatro cabeças e estar sentado num cisne branco (símbolo marcante de elegância, calma, beleza e pureza). Sua esposa é Saraswati (a deusa do conhecimento superior) e juntos trazem a alma ao ciclo da vida.

Não existe mantra para Brahma porque ele é a criação. Fazemos mantras para Saraswati para pedir pelo conhecimento, mas Brahma é a criação e a criação já está aqui. Ele é um dos deuses da trindade do hinduísmo, sendo os outros dois Shiva e Vishnu. Brahma é o criador, Vishnu é o sustentador e Shiva é o destruidor.

Brahma não é muito popular, entretanto ele é venerado pelos que buscam conhecimento, como professores, estudantes, eruditos e cientistas. O templo Brahma de Jagat funciona na Índia, na cidade de Pushkar na fronteira do deserto do Rajastão.

Fonte | Créditos>>>




Quem é a Deusa Hinduísta do Conhecimento?


Saraswati (também Sarasvati) é a Deusa Hindu da aprendizagem, sabedoria, música e estética. Conhecida como a Deusa Do Conhecimento e das Artes, incorpora a sabedoria de Devi. Esposa do Deus Criador Brahma, ela o ajudou a formar e finalizar suas criações.

Estátua da Deusa Hindu Saraswati tocando um instrumento musical | Foto Pixabay

O nome Saraswati veio de "saras" (significando "fluxo") e "wati" (significando "ela quem tem"), ou seja, "ela que tem fluxo". Para percebê-la, é preciso ir além dos prazeres dos sentidos e regozijar-se na serenidade do espírito.

Saraswati, representa o livre fluxo de sabedoria e consciência. Ela é descrita como bela deusa justa com quatro braços, vestindo saree branco imaculado e sentado em um lótus branco. Em muitas imagens, ela é retratada com um instrumento musical, cisnes e pavões.

Invocar Saraswati durante uma prática meditativa de yoga encoraja a compreensão intuitiva do que parece "certo", além de aprender a confiar nos instintos de alguém.

Cantar um mantra de Saraswati enquanto está sentado em uma postura confortável também pode ajudar a aprofundar essa prática de meditação.

Fonte | Créditos>>>




Qual é a Função das Taças Tibetanas?


As taças tibetanas são usadas há mais de 3.000 anos. Muitos a utilizam para meditação, pois o seu som significa ‘clareza de espírito’. Também são usadas na prática religiosa, no relaxamento e na saúde.

Taça Tibetana com mantras | Foto Robriane Lara ©

Já o som resultante da taça tibetana está muito relacionado a espessura, tamanho e peso da bacia do canto. Quando usados ​​na cura pelo som, as taças tibetanas são às vezes chamadas de taças de cura ou taças de chakra.

Na cura do som, ou “massagem sonora”, as taças são dispostas ao redor e às vezes colocadas no corpo do receptor do tratamento. O praticante usa a ressonância das vibrações harmônicas das taças dentro do corpo humano para equilibrar e relaxar. Alguns terapeutas holísticos buscam ativar ou equilibrar os chakras do corpo ou os centros de energia com o uso das taças tibetanas.

Benefícios das taças tibetanas

  • Reduz significativamente o estresse e a ansiedade;

  • Acalma e baixa a pressão arterial;

  • Melhora a circulação e aumenta o fluxo sanguíneo;

  • Relaxamento profundo e alívio da dor;

  • Equilíbrio de chakras;

  • Aumenta a clareza mental e emocional;

  • Promove quietude, felicidade e bem-estar;

  • Estimula o sistema imunológico;

  • Ajuda na meditação.

Fonte | Créditos>>>




Qual é a Função dos Incensos?


A prática de aromatizar ambientes com incensos é muito apreciada em espaços terapêuticos, holísticos, também em estabelecimentos comerciais e mesmo em residências. Dentre os aromas mais conhecidos estão o alecrim, alfazema, aloe vera, arruda, baunilha, camomila, capim-cidreira, cravo e canela, cítricos, guiné, hortelã, lavanda, mirra, palo-santo, rosas, sândalo e violeta.

Incenso num incensário com fumaça em formato de coração | Foto Pixabay

Cada um deles é específico para algo, como por exemplo, eliminar energia negativa, organização, limpeza espiritual, prosperidade, entre outros. Dessa forma, a fragrância do incenso tem um significado especial, conforme a intenção que colocamos ao acendê-lo.

Neste caso, o incenso é uma das melhores formas para purificar as energias psíquicas do ambiente. O incenso é usado há muitos anos desde os povos egípcios, indianos, orientais. A palavra incenso originou-se do latim “incendere” que significa “queimar” ou “incensum” que significa “aquilo que queima”. O incenso é tão antigo quanto a história da humanidade.

Ele é muito usado para afastar as energias negativas. Para ter uma melhor ação sobre o ambiente, indica-se que quando for acender o incenso, respirar fundo e fazer um pedido.

Assim, o uso do incenso para espantar más energias e atrair bons fluidos é algo milenar. Se preferir, pode entoar mantras, orações ou cantos enquanto faz o seu ritual de purificação. Ao finalizar, agradeça aos guias espirituais ou ao seu anjo da guarda por esse processo de limpeza nos ambientes.

Na hora da compra de um incenso escolha aquele mais oportuno para o momento da vida que está passando. Por exemplo, os incensos de canela, atuam como antidepressivos, já os de rosa branca combatem o estresse, e assim por diante. Acender um incenso, além de deixar o ambiente perfumado, renova a energia deste lar e daquelas que ali vivem.

Fonte | Créditos>>>




O Que São Hieróglifos


Hieróglifos, ou sinais sagrados, são os símbolos usados ​​pelos antigos egípcios para escrever sua língua. A linguagem é chamada egípcia. Os antigos egípcios usavam palavras de figuras para escrever os chamados hieróglifos. É uma forma muito antiga de escrever que eles começaram a usar já em 3000 a.C.

Desenho Egípcio | Foto Pixabay

Os hieróglifos eram uma maneira muito complicada de escrever envolvendo milhares de símbolos. Alguns dos símbolos representavam sons, como as nossas letras e outras representavam palavras inteiras.

Também chamados de entalhes sagrados, os egípcios, os maias e outros povos entalhavam os hieróglifos nas paredes de seus templos e nos monumentos públicos, em pedras ou pintando-os em madeira ou outras superfícies.

Era uma forma de escrita muito diferente de como escrevemos hoje em dia. Porque eles poderiam ser escritos em quase qualquer direção; da esquerda para a direita, da direita para a esquerda ou de cima para baixo. O leitor descobriria o caminho para lê-lo pela direção dos símbolos.

Outra questão, é que eles não usaram nenhuma pontuação. E um dos objetivos da escrita dos hieróglifos era que a escrita se parecesse com arte e fosse bonita de se olhar. Um único símbolo de imagem poderia representar uma palavra inteira, chamada ideograma, ou um som, chamado fonograma. Por exemplo, uma imagem de um olho pode significar a palavra "olho" ou a letra "eu".

Fonte | Créditos>>>




Qual É O Significado da Cruz Ansata ou Cruz Egípcia?


O ankh é o caráter hieroglífico egípcio que significa vida eterna. Os deuses egípcios antigos são frequentemente retratados carregando-o pelo laço, ou carregando um em cada mão com os braços cruzados sobre o peito. É também conhecida como a cruz egípcia, ou como crux ansata, latim para " cruzar com uma alça".

Cruz Ansata | Foto Pixabay

Um outro significado da Cruz Ansata é que ela representa a união de Ísis e Osíris, os deuses egípcios que concebem Hórus, o deus que representa o caminho da iluminação espiritual na religião egípcia.

O ankh aparece frequentemente em pinturas de tumbas egípcias e outras artes, muitas vezes representando divindades da vida após a morte. Um ankh era frequentemente carregado pelos egípcios como um amuleto, sozinho ou em conexão com outros dois hieróglifos que significam "força" e "saúde". Espelhos eram frequentemente feitos na forma de um ankh.

O símbolo também é um hieróglifo egípcio antigo que representa um “sopro de vida”. O glifo aparece em um número incrível de inscrições e costumava ser usado como um dispositivo decorativo. Muitos dos deuses do Egito são representados com um Ankh para conceber sua vivacidade e imortalidade. Ocasionalmente, o deus (ou deusa) estende o Ankh ao faraó, indicando tanto o dom da vida quanto a purificação do sujeito.

Fonte | Créditos>>>




Quem É Vishnu?


Vishnu, juntamente com Brahma e Shiva, é uma das três divindades do Trimurti no hinduísmo. Ele é o preservador e protetor da criação. É um deus indiano conhecido pela proteção, o Senhor da Preservação. Sua esposa é Lakshmi (a deusa da prosperidade) e juntos trazem a alma graça e encanto.

Deus Hindu Vishnu | Foto Pixabay

Vishnu é mais frequentemente representado como tendo quatro braços, representando o aspecto da Realidade Suprema que sustenta e preserva o Universo, em suas mãos carrega: um padma ("flor de lótus") em sua mão esquerda inferior, uma gada ("maçã") em sua mão direita inferior, uma shankha ("concha") em sua mão. A mão esquerda superior e o chakra (“disco”) na mão direita superior. Segundo a religião hindu, o chakra é um centro de luz poderosíssimo.

De certa forma, os braços significam a busca eterna pelo conhecimento, a vida em família e em sociedade, o retiro espiritual, a convivência consigo mesmo, e a renúncia a todo e qualquer pecado, barreira, tentação ou maldade.

No yoga, há uma pose dedicada a Vishnu. É chamado de sono Vishnu pose, ou Anantasana. É por isso que Vishnu é conhecido como Deus protetor, uma das três deidades supremas do hinduísmo, formada também por Brahma e Shiva. Na índia, o templo mais famoso dedicado a Vishnu localiza-se em Trivandrum, no sul do continente indiano.

Fonte | Créditos>>>




Quem é Lakshmi?


Esposa do Deus Vishnu, ela é conhecida como a deusa indiana da riqueza, Lakshmi é a deusa hindu da prosperidade material e espiritual. Ela é geralmente representada com quatro braços para representar os objetivos de uma vida bem-sucedida, que ela tem o poder de conceder. Também personifica a graça e o encanto.

Lakshmi, Deusa da Prosperidade no Hinduísmo | Foto Pixabay

O nome Lakshmi é derivado da palavra em sânscrito Laksya, que significa "fim" ou "meta". Lakshmi também representa a energia feminina do ser supremo em todas as suas facetas. Lakshmi é muitas vezes tratada como Mata (mãe), ao invés de apenas Devi (deusa), porque ela é a deusa mãe.

Esta deusa é mais frequentemente representada sentada em uma flor de lótus. Assim, no yoga, a pose de lótus - padmasana - é frequentemente associada a ela. Em casas hindus, ela é reconhecida como uma deidade doméstica, sendo reverenciada a cada sexta-feira no altar que todos os hindus possuem em suas casas, dedicado aos negócios.

Lakshmi teve papel importante na criação, pois é a shakti de Vishnu. Seu nascimento advindo do oceano dotou-a de grande fertilidade. Na Terra, também é conhecida como prakriti, natureza, a mãe de todos.

Ela é aquela que multiplica tudo de bom e de bem-aventurança que nós temos. Um de seus ensinamentos é que com esforço constante de acordo com o dharma próprio, a prosperidade espiritual e material são facilmente atingidas. Ou seja, se fizermos aquilo que gostamos com sabedoria, com certeza seremos prósperos.

Fonte | Créditos>>>




O Que É O Sagrado Feminino?


Muito tem se falado sobre o sagrado feminino. Mas o que isso representa? Cada vez mais as mulheres vêm mostrando a sua importância e resgatando sua posição no mundo. Por muito tempo a mulher ficou oculta em mostrar seus sentimentos, suas emoções, e viver em segundo plano. E isso está mudando.

Mulheres de braços abertos reverenciando a vida | Foto Pixabay

Neste sentido, hoje em dia as mulheres se valorizam mais em todas as áreas de sua vida, como no amor, no trabalho e na amizade. E não apenas isso. Seja homem ou mulher, todos podemos nos beneficiar do acesso a esse poder interno.

É um equilíbrio de energias masculinas e femininas que nos trazem todos para a união divina. As mulheres, em especial, estão sendo chamadas a descobrir sua força feminina, a energia da Deusa.

Entre algumas questões do sagrado feminino estão: sentir os seus sentimentos, honrar seus impulsos intuitivos, criar um ritual e um espaço sagrado, conectar-se com a sabedoria do seu corpo, consagrar a quietude e honrar sua voz interior, entre outros.

O que importa é que a intenção de contornar a mente e liberar o domínio do ego está na vanguarda e uma compreensão de que consagrar a quietude é um caminho para se reunir com a alma feminina sagrada.

Fonte | Créditos>>>





Harmonia do Espaço >>

Conhecendo a Indonésia


Este país fascinante está cada vez mais no mapa de muitos viajantes, a Indonésia. O país é considerado como o destino perfeito para quem quer relaxar. Muitos resumem a Indonésia a Ilha de Bali, destino preferido de surfistas e turistas, mas acredite, há outros roteiros muito além da famosa ilha. Na Indonésia encontram-se as ilhas mais lindas do planeta.

Oceano Índico, pôr do sol e palmeiras na Indonésia | Foto Pixabay

Um país transcontinental, a nação arquipélago está localizada entre os oceanos Pacífico e Índico, em ambos os lados do equador.

A Indonésia é um país formado por milhares de ilhas, se tratando do mais extenso arquipélago do planeta, lá vivem uma das vidas marinhas mais diversas.

Há quem afirme que a Indonésia pode ser conhecida pelas suas praias paradisíacas, pelas lindas paisagens e também pelos animais exóticos. Você encontra muitos por lá.

Há varias características culturais e religiosas diferentes neste país que fascinam quem conhece. Entre os locais recomendados para passeio estão: Bali, Java, Gili, Lombok, Komodo, Sumba. Há diversas companhias aéreas que voam para Bali, mas sem voo direto do Brasil.

Templo de Borobudur na Indonésia | Foto Pixabay

A língua Indonésia - Bahasa Indonesia - é a língua oficial no país, porém, o sudanês e o javanês, e vários dialetos, dependendo da região são bem falados. A moeda oficial da Indonésia é a Rupia Indonésia (IDR). As temperaturas ficam estáveis ao longo do ano com a média entre 28 a 32 graus.

Com tanta beleza também existem templos religiosos como o de Borobudur – o maior templo budista do mundo –, em Java. Foi erguido em 700 e 800 anos d.C., de beleza se igual já há 1200 anos, sobem-se uma grande escadaria até ao topo, a 35 metros de altura, rodeado por muito verde em todos os lados.

Fonte | Créditos >>




O Que é Acessibilidade?


Acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, dos espaços edificados e urbanos – incluindo mobiliário e equipamento. *Fonte: Equipe Dimensão da Natureza | Robriane Lara | Arquiteta e Urbanista




Arquitetura Sagrada


Numa visão holística, a função do arquiteto vai além do abrigo utilitário e material, ele deve expressar suas intuições, percepções e seus vislumbres de uma realidade espiritual mais elevada. Materializando em seus projetos a beleza, a arquitetura como arte, revelando o propósito transcendental da existência humana. A arquitetura sagrada respeita o homem com ser espiritual, ao vincular o homem com a sua intuição, expressa a ordem e a harmonia da natureza em edificações e espaços sagrados, cujas formas transmitem significado multidimensional. Dica | Proporcionar o bem-estar físico e espiritual é o foco da arquitetura sagrada. Nesta abordagem a proporção áurea é essencial para a harmonia e beleza da arquitetura como arte sagrada. Busque leituras a respeito do Número de Ouro e a Sequência de Fibonacci. Fonte | Créditos >>




A Energia do Feng Shui


Você sabe o que é Feng Shui? Consiste na harmonização energética dos ambientes. Você sente que o seu ambiente não está harmonizado? Que tal poder contar com a ajuda do Feng Shui?

Feng Shui é uma expressão chinesa que, traduzida literalmente, significa vento e água. Esta técnica é usada há milhares de anos para promover equilíbrio interior e circulação de bons fluidos nos ambientes.

O simples fato de se alterar a cor de uma parede, trocar uma mobília de lugar pode trazer mudanças energéticas positivas em sua casa, e assim melhorar e energia do seu ambiente. Não é necessário fazer mudanças bruscas para colocar o Feng Shui em prática. Por exemplo, deixar a pintura da casa em ordem, eliminar goteiras, trocar lâmpadas queimadas, e manter a organização e limpeza do ambiente.

Dica | Já reparou que ambientes sujos e desorganizados podem deixar a sua energia mais densa? Algumas dicas para você aplicar Feng Shui em sua residência ou local de trabalho: manter uma fonte de água corrente próximo a porta de entrada, ter mais plantas e flores vivas em seu ambiente, deixar a porta do banheiro sempre fechada, e claro, acender incensos para perfumar e energizar os ambientes.Se o Feng Shui mexe com as influências energéticas da casa, você pode aplicá-lo também em seu local de trabalho. Por isso, algumas empresas recorrem a consultorias especializadas para atrair bons fluídos e aprimorar seus lucros.

Fonte | Créditos >>




Limpeza e Harmonização de Ambientes


Como saber se a energia da casa ou do ambiente é boa? A limpeza e harmonização de ambientes pode ajudar. Ela pode ser feita através do Feng Shui, do Reiki, mentalizações, orações, acender incensos, uso de cristais, entre outros.

Viver em ambientes desorganizados física e energeticamente é muito prejudicial não só para a saúde física, como também para a nossa energia espiritual. Em ambientes com energia densa, sente-se mais cansado, sem disposição e podem ser lugares mais propícios a desentendimentos.

Por isso, é fundamental que seja realizado a limpeza e a harmonização dos ambientes. É fato que a nossa casa fica muito mais gostosa depois de uma limpeza física, e logo ficaremos mais felizes, animados e motivados à realizar qualquer atividade.

Dicas | E mesmo diante da correria do dia a dia, é muito importante manter qualquer ambiente organizado, porque o nosso bem estar também está nos pequenos detalhes. Fazer a faxina com frequência, manter as coisas organizadas, jogar no lixo o que está quebrado e não usa mais. Qualquer pessoa pode realizar uma limpeza e harmonização na sua casa ou trabalho, independentemente de sua crença ou religião. Claro que o mais indicado é sempre pode contar com a ajuda de um profissional que terá mais sensibilidade para reconhecer a energia do ambiente e filtrá-la com técnicas espirituais adequadas.

Fonte | Créditos >>




Arquitetura Sustentável e seus Benefícios para o Planeta


O termo surgiu na década de 70, e muito tem se falado sobre arquitetura sustentável e seus benefícios para o ser humano. A arquitetura sustentável busca o respeito pelo planeta, levando em consideração obras que utilizam técnicas de construção ambientalmente amigáveis e materiais sustentáveis.

O Que É Arquitetura Sustentável | Foto Pixabay

Dessa forma, encontram-se obras ecologicamente corretas, que procuram elaborar prédios que sejam cada vez mais eficientes. Este conceito leva em consideração um modelo de construção que tem como prioridade os cuidados com o planeta.

Ainda que o termo não seja tão difundido em nosso país, a arquitetura sustentável já faz parte de projetos de países desenvolvidos. Além disso, ela ajuda na redução dos impactos ambientais, e ainda é viável economicamente.

Dicas | Aposte em soluções tecnológicas e na reutilização de materiais recicláveis. E mais, projetos que priorizam a utilização da luz natural, como forma de diminuição de gastos energéticos; a utilização da luz solar, como forma de aquecimento da água, energia fotovoltaica etc. Assim, um projeto de arquitetura sustentável considera que as construções fazem parte do ambiente, e também exige do profissional arquiteto um maior conhecimento das relações bioclimáticas e de eficiência energética.

Fonte | Créditos >>




Ecovilas e sua Formação


Elas são comunidades que se formam com intuito de prover aos seus membros um modo de vida mais natural. Neste sentido, adotam uma habitação sustentável e que proporcione um estilo de vida saudável, harmônico e próximo à natureza.

O termo foi aplicado internacionalmente pela primeira vez em 1991 pelo casal Diane e Robert Gilman em um relatório encomendado pela organização Gaia Trust, da Dinamarca. Logo, essas são comunidades rurais ou urbanas formadas por pessoas que vivem em harmonia com a natureza e lutam por um estilo de vida, e se desenvolvem a partir dos critérios da sustentabilidade. Ela pode ser uma comunidade 50 a 2.000 pessoas, dependendo do local. Porém, os moradores irão sempre respeitar a natureza, buscando impactar o mínimo possível o meio ambiente.

Uma ecovila é constituída por:

• construções de baixo impacto;

• produção orgânica;

• energia limpa e renovável, práticas de fortalecimento de comunidades;

• economia autossustentável;

• sistema de saúde integrado e educação holística.

Dica | A proposta é ser uma habitação sustentável, ecológica e que proporciona um estilo de vida saudável. É necessário estar em conexão com todos esses valores, respeitando e cuidando a natureza.

Fonte | Créditos >>




Estatuto da Cidade


Há termos específicos que são utilizados em nosso cotidiano que muitas vezes desconhecemos. Você sabe o que é Estatuto da Cidade? É a denominação oficial da lei 10.257 de 10 de julho de 2001, que regulamenta o capítulo "Política Urbana".

Santa Cruz do Sul/ RS, 2004 | Foto Robriane Lara

Dessa forma, ele reúne importantes instrumentos urbanísticos, tributários e jurídicos que podem garantir efetividade ao Plano Diretor. O Ministério das Cidades orienta a implementação plena do Estatuto da Cidade nos processos de Revisão do Plano Diretor.

As suas principais diretrizes são: gestão democrática, cidade sustentável, uso e ocupação do solo. Assim, ela estabelece normas de ordem pública e interesse social que regulam o uso da propriedade.

Dica | Torna-se importante ter um estatuto para que seja regulamentada qualquer ação implantada nos territórios para o planejamento urbano. É importante que a sociedade se interesse por essas normas, até para poder cobrar do governo questões legais. Hoje a maior parte da população vive em centros urbanos. Por isso, é fundamental que sejam criadas diretrizes que regulamentam a morada de todos e de ações que preservem o meio ambiente.

Fonte | Créditos >>




Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Democrático e Participativo


É instrumento da política urbana instituído. Voltado especialmente para cidades com mais de 20 mil habitantes (BRASIL, 2015, art. 182, § 2º; LEI 10.257/2001, art. 41, inciso I).

Santa Cruz do Sul/ RS, 2004 | Foto Robriane Lara

Uma das preocupações é com sistema de esgotamento sanitário, regularização fundiária, proteção ambiental e ordenamento da expansão urbana.

Sabemos que hoje em dia, o planejamento de qualquer cidade é fundamental, para que se desenvolva sem afetar as áreas de preservação, os mananciais, as nascentes, o meio ambiente em geral, e que seja um espaço onde todos moram e cooperam.

Todo o Planejamento Urbano deve seja feito com base nas diretrizes estabelecidas pelo Plano Diretor de Desenvolvimento. No caso, cada município possui o seu próprio plano de diretor que estabelece regras que visam o bem-estar e a qualidade de vida da coletividade.

Todas essas ações são importantes para que as cidades cresçam de forma ordenada quanto ao uso e ocupação do solo, com ações de preservação e proteção ao meio ambiente.

Dica | É muito importante que a população participe dessas diretrizes, de modo ordenado e criativo com reinvindicações que possam ser pautadas em assembleias junto a Câmara de Vereadores. Desta forma, o Plano Diretor será participativo e democrático, a fim de que todos possam viver em harmonia.

Fonte | Créditos >>




O Cultivo do Bonsai


Há diversos tipos de plantas que podem ser utilizadas para confecção do Bonsai, desde arbustos até árvores de grande porte. De origem japonesa, ela significa: “cultivado, plantado em bandeja ou vaso". É uma ótima planta para ser cultivada dentro de casa, mas requer algumas técnicas e cuidados.

Bonsai Florido em vaso cerâmico | Foto Pixabay

Essa árvore delicada representa bons sentimentos e é muito indicada para um ambiente tranquilo e sereno. Olhando de perto, ela até parece uma árvore em miniatura, mas engana-se quem acha que ela pode atingir tamanhos grandes.

No Japão por ser tão tradicional, ele vai além de apenas uma pequena árvore, pois é uma arte decorativa, e acaba sendo uma forma de meditação e culto.

Dica |Para que o bonsai cresça saudável e fique glamoroso é preciso ir modelando aos poucos a copa e as raízes. É uma verdadeira arte e requer atenção e paciência. E para o seu cultivo, qualquer planta pode se tornar um bonsai, sendo necessário fazer as podas para o seu crescimento. Com certeza qualquer ambiente fica mais bonito e charmoso com a presença de um bonsai. Lembre-se, que dependendo da árvore, como é plantada em um vaso, o seu crescimento pode levar alguns anos. Ou seja, é uma boa forma para manter a paciência e acreditar no ciclo da natureza.

Fonte | Créditos >>




Índia sua Tradição e Cultura Milenar


A Índia é conhecida como um dos países mais milenares. É o sétimo maior país do mundo em extensão. É culturalmente rica que talvez seja necessário uma vida para conhecê-la. A população é uma das maiores do mundo, atrás apenas da China. Foi estimada em 1.276.267.000 no ano de 2015.

Taj Mahal, Templo na Índia, Patrimônio da Humanidade | Foto Pixabay

A capital é Nova Délhi e a sua principal religião é o Hinduísmo. O país é conhecido pelas suas cores, aromas e sabores. É interessante que o idioma local é o hindu e a segunda língua é o inglês. Há também outros 23 idiomas falados por todo o país. Por isso, tanto pluralismo em um lugar só.

O curry é um dos alimentos mais populares da Índia, e muito presente em sua culinária. O país também é conhecido por possui a maior indústria cinematográfica do mundo. Muitos afirmam que é o lugar mais estranho e mais maravilhoso do mundo!

O Yoga na Índia é parte do dia a dia do indiano que pratica. Até porque é o berço de Buda e Gandhi com seus templos, museus. É considerado um país espiritual. E para conhecer quase toda a Índia o trem é o transporte mais recomendado. Se você busca autoconhecimento e espiritualidade a Índia é o país mais indicado para fazer um tour e inspirar-se em seus templos sagrados, na cultura e nas tradições religiosas.

Fonte | Créditos >>





Ambiente Natural >>

O que é arquitetura paisagística?


Arquitetura paisagística envolve atividades técnicas relacionadas à concepção e execução de projetos para espaços externos, livres e abertos, privados ou públicos, como parques e praças, dentro de várias escalas, inclusive a territorial. O projeto envolve a escolha adequada da vegetação, sua combinação volumétrica, cores e texturas, além da construção de pergolados e caramanchões, instalação de fontes e espelhos d'água, definição dos percursos, escolha da pavimentação adequada, definição da acessibilidade, escolha de materiais e definição da composição volumétrica e formal do tema paisagístico. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é preservação?


Preservação é o conjunto de procedimentos que objetivam manter a integridade e perenidade de patrimônio edificado, urbanístico ou paisagístico. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que significa PANCs?


PANCs são Plantas Alimentícias Não Convencionais Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




Guia de Educação Ambiental Urbano


Observa-se uma diversidade de cores, formas, tamanhos e quantidade de espécies vegetais em nosso dia a dia.

Geralmente, as pessoas escolhem as que mais lhe agradam e que o mercado tem a oferecer gerando resultados imprevisíveis em termos de conjunto.

Com isso há necessidade de podas frequentes com o intuito de adequar a vegetação ao local, comprometendo a sua estabilidade e morfologia original.

Dica | Disponibilizar um guia de educação ambiental urbana com informações sobre como escolher espécies vegetais compatíveis e potencializar o seu plantio em jardins, calçadas, canteiros e praças se faz necessário.

Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é árvore caduca?


É uma espécie que perde as folhas quando inativa (outono e inverno), rebrotando na primavera. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é árvore perene?


É a espécie que mantém as folhas nos galhos em todas as estações do ano. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é epífita?


Planta aérea que vive em árvores. Não sendo considerada um parasita, pois retira seus nutrientes do ar, da chuva e de matérias em decomposição que caem das árvores. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é espécie?


É a subdivisão de gênero das plantas, agrupando tipos diferentes. Nos nomes científicos das plantas o tipo da espécie aparece em segundo lugar. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é gênero?


É o grupo botânico de plantas com características semelhantes. Sendo a primeira palavra em nomes científicos de plantas. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é germinação?


É o estágio inicial de crescimento das plantas, quando a semente começa a brotar.

Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é herbácea?


São as plantas de caule tenro, não lenhoso. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é híbrida?


Planta resultante do cruzamento de duas espécies ou gêneros diferentes. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é inflorescência?


É o conjunto de flores agrupadas em uma mesma haste. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é poda?


Poda é, por vezes, o corte realizado nas plantas a fim de incentivar seu crescimento, tornando-as mais encorpadas e até mesmo propiciando seu florescimento. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é raiz aérea?


Raiz aérea cresce em caules acima do solo, servindo para firmar a planta em ramos de árvores e para absorver a umidade do ar. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é replantio?


O replantio é a transferência da planta para um novo recipiente, vaso, ou para um solo renovado com novos nutrientes. O replantio favorece o crescimento, revitalizando a planta. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é suculenta?


As suculentas são plantas de hastes ou folhas espessas que servem para estocar água, assim como as cactáceas. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




Eficiência da Energia Solar Fotovoltaica


A energia solar fotovoltaica apareceu pela primeira vez em nichos de mercado nos anos 1950 e lentamente se tornou mais popular. Consiste na corrente elétrica produzida pela luz em células solares no módulo solar. A energia da luz é transformada em eletricidade nas células fotovoltaicas. A luz solar é composta de fótons ou partículas de energia solar. Esses fótons contêm quantidades variadas de energia que correspondem aos diferentes comprimentos de onda do espectro solar.

Painel de Energias Renováveis | Foto Pixabay

Os dispositivos fotovoltaicos (PV) geram eletricidade diretamente da luz solar através de um processo eletrônico que ocorre naturalmente em certos tipos de material, chamados semicondutores.

A eletricidade pode então ser usada em equipamentos elétricos, alimentada na rede elétrica para outros usos ou armazenada em uma bateria. Quando o sol atinge o semicondutor dentro da célula fotovoltaica, os elétrons são liberados e formam uma corrente elétrica.

Dica | Após a conversão em corrente alternada de tensão mais alta, os sistemas fotovoltaicos (PV) podem ajudar a alimentar equipamentos elétricos comuns, como eletrodomésticos ou computadores, ou podem exportar eletricidade excedente para a rede nacional.

Fonte | Créditos >>




Consciência e Sustentabilidade Ambiental


Você sabe o que é sustentabilidade ambiental? Esse assunto tem sido recorrente em muitos noticiários e conversas. De forma resumida, podemos compreender a sustentabilidade ambiental como ações e projetos que envolvam a manutenção do meio ambiente do planeta Terra.

O Que É Sustentabilidade Ambiental | Foto Pixabay

Este conceito começou a ser desenvolvido na década de 1990 e desde então vem ganhando cada vez mais notoriedade. A sustentabilidade ambiental pode ser aplicada pelas pessoas, e também pelas empresas. Ações simples, como plantar mais árvores, diminuir o consumo de lixo podem ser consideradas práticas que envolvam a sustentabilidade ambiental.

A palavra sustentabilidade foi introduzida em 1987 pela WCED (World Commission on Environment and Development), uma comissão formada por membros da ONU (Organização das Nações Unidas). E desde então vem ganhando destaque.

O principal objetivo é que sejam minimizados os recursos do planeta. A conscientização, bem como a adoção de prática sustentável contribuem para que o conceito de sustentabilidade ambiental seja aplicado na prática.

Dica | Um exemplo de sustentabilidade ambiental, é a utilização de bicombustíveis, não para substituir, mas para reduzir o uso de combustíveis fosseis. Além disso outros exemplos são: economizar água, economizar energia, reciclar, utilizar mais transportes alternativos, como bicicletas.

Fonte | Créditos >>




A Fotossíntese como Essência da Vida


Você já deve ter ouvido falar sobre o que é fotossíntese. Na escola aprendemos este conceito, porém com o tempo acabamos esquecendo. Sabemos que a fotossíntese é fundamental para a nossa vida na Terra.

De forma resumida, a fotossíntese ocorre para que haja produção de energia necessária para que as plantas possam se manter vivas. Sem a fotossíntese, não existiria vida em nosso planeta, pois é através dela que se inicia toda a cadeia alimentar.

Diferente dos animais, a planta produz o seu próprio alimento constituído essencialmente por glicose. Ela é muito importante no meio ambiente, ou seja, faz a limpeza do ar.

E quando a planta produz glicose ela elimina oxigênio, e sem oxigênio é impossível sobreviver. Este processo pode ser considerado um dos mais importantes que ocorrem em toda a biosfera, já que se trata do principal processo de transformação de energia.

A fotossíntese ocorre em organismos muito pequenos ou em gigantescas árvores. Ou seja, para produzir seu próprio alimento, elas precisam de: água, luz do sol e gás carbônico.

Dica | Por isso é muito importante preservar as plantas, pois sem elas não teríamos oxigênio, e, consequentemente, não conseguiríamos viver. Sem dúvida, este é o processo mais importante que ocorre na Terra. Toda a vida no nosso Planeta depende da fotossíntese!

Fonte | Créditos >>




Biodiversidade e Preservação Ambiental


O que significa o termo biodiversidade? Quando o assunto é preservação ambiental, a biodiversidade é a palavra usada. A palavra é uma junção de duas outras: "diversidade" e "biológica".

Ao se falar de biodiversidade, se remete a importância da conservação de todas as formas de vida do planeta. Ou seja, representa toda a variedade do mundo natural.

Entre elas estão as plantas, os animais e os microrganismos, tudo isso é biodiversidade. Toda essa diversidade dos seres vivos, incluindo as espécies vegetais e animais precisa ser preservada.

As atividades humanas são a principal causa da perda de biodiversidade. O desmatamento e a poluição estão colaborando para extinção de plantas e animais, e a nossa biodiversidade acaba perdendo muito.

Dica | É possível contribuir para a biodiversidade com ações simples do seu cotidiano. Entre elas é cultivar um mini jardim. Desde flores até mesmo o cultivo de temperinhos. Busque não usar pesticidas. Procure cultivar formas mais saudáveis de cultivo e preservação. E também defenda a biodiversidade, participando de ONGs e ações. E não descarte o lixo no meio ambiente. Colocando essas ações em prática você estará contribuindo para a biodiversidade. Como é lindo conhecer e ver inúmeros tipos de plantas, flores e animais! Preserve a biodiversidade!

Fonte | Créditos >>




Você sabe o que é Ecologia? Aprenda este conceito!


É fato que nenhum organismo consegue viver sem interagir com outros seres e com o meio ambiente, e sem essa relação não haveria vida.

A Ecologia é uma ciência do ramo da Biologia. Por isso, uma das preocupações da ecologia é se preocupar com o estudo das relações dos seres vivos e destes com o meio ambiente.

Assim, o termo ecologia vem do grego “oikos” que significa nada menos nada mais que “casa” , lugar onde se vive ou hábitat.

A natureza é estruturada em níveis de organização que são os seguintes:

• Organismo: pode ser de determina espécie;

• População: conjunto de organismo que vivem em um mesmo local;

• Comunidade: as comunidades são diferentes tipos de população;

• Ecossistema: são os seres vivos de uma comunidade;

• Biosfera: conjunto de todos os ecossistemas do planeta.

Dica | Além de sentir amor pela natureza, é preciso entender como ela funciona. E mais, é necessário muito mais do que reduzir os impactos ambientais da atividade humana, mas ter conscientização social. É importante respeitar e preservar o meio ambiente, pois ele afeta os seres vivos não só pelo espaço necessário à sua sobrevivência e reprodução, mas também às suas funções vitais.

Fonte | Créditos >>




Poda Fitossanitária em Árvores


Quando árvores de grande porte são plantadas nas calçadas e crescem de modo a prejudicar a fiação de energia elétrica é necessário realizar uma poda, para controle do seu crescimento.

O Que É Poda Fitossanitária | Foto Pixabay

Entretanto, para o controle de superbrotamento, indica-se a poda fitossanitária. Você sabe do que se trata? Ela é conhecida também como proteção sanitária.

No caso do superbrotamento pode ser ocasionados perdas a produção, de qualquer cultivo. E a poda fitossanitária é indicada para o seu controle e também para promover o equilíbrio das plantas, sendo também importante na prevenção de problemas fitossanitários.

Dica | Há diversos tipos de poda, um dele é a fitossanitária, que é decorrente da manutenção e recuperação de árvores debilitadas pela idade e por agentes fitopatológicos. Assim, a poda vai facilitar a entrada de luz nas plantas, e ajudar no seu desenvolvimento. A poda fitossanitária ajuda no desenvolvimento e produtividade da planta. Ela também ajuda a combater doenças que possam atingir as plantas. Dessa forma, são realizados os devidos reparos manuais e aplicação de certos produtos que vão ajudar a promover a recuperação da planta.

Fonte | Créditos >>




Aprenda a Técnica da Compostagem


Um processo importante para reciclagem de lixo é a compostagem. A técnica vem ganhando cada vez mais adeptos pelo mundo e pode ser feita em quintais, como também em apartamentos. A compostagem na China, por exemplo, já é utilizada há alguns séculos, assim como na Europa.

O Que É Compostagem | Foto Pixabay A terra transformada a partir da compostagem é ótima para fazer uma horta, ou plantar flores. O interessante é que não é necessário fazer nenhum curso específico para montar a sua composteira orgânica. Ela é feita sem mistério!

Dica | No quintal, pode-se fazer um buraco e depositar o material orgânico. Quem mora em apartamentos pode comprar uma composteira pronta, ou até mesmo fazer. Depois de depositar o material orgânico, cubra com folhas secas. Este material pode ser mexido a cada 15 dias. E em até três meses ele já vira adubo fértil.Além de conseguir reciclar o lixo orgânico, como por exemplo, cascas de frutas, legumes e verduras, é uma forma de se melhorar a terra com mais nutrientes, recuperar o solo e gerar menos lixo. Ela pode ser feita em qualquer ambiente. Neste caso, pode-se fazer a composteira caseira ou comprar pronta. Mas lembre-se de não colocar, fraldas, papel higiênico, dejetos, fezes de gato ou cachorro, papel colorido. Apenas materiais de origem orgânica!

Fonte | Créditos >>





Saúde & Bem Viver >>

O Que É Beleza?


A Beleza Revelada: Beleza é o conjunto de todas as partes do corpo humano que encontram-se em harmonia e equilíbrio, pois para ser belo é preciso estar saudável, de alma leve e em harmonia consigo mesmo.

Moça feliz caminhando na natureza | Foto Pixabay

E para isso são necessários o uso de alimentos saudáveis, ervas medicinais, suplementos naturais e óleos essenciais para nos manter naturalmente mais jovens por muito mais tempo.

A beleza quanto uma expressão espiritual pode ser revelada no ser humano, nos seres vivos da fauna e da flora, na natureza em geral, mas também em obras de arte feitas pelo homem, as quais revelam os sentimentos mais profundos do autor, que em comunhão com Deus pode manifestar toda a beleza divina.

Dicas | A Beleza não é somente um estado físico de saúde. É acima de tudo estar de bem com a vida, com sua autoestima elevada e dentro desta premissa é possível se sentir linda e bela em qualquer idade, pois a beleza está nos olhos de quem a contempla.

Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O Que É Ayurveda?


Ayurveda e a Ciência da Vida: Ayurveda abrange não só a ciência como também religião e filosofia. Seu significado, em sânscrito (antigo idioma da Índia), diz respeito a ciência da vida. Ayurveda foi desenvolvida na Índia há cerca de 7 mil anos, o que faz dela um dos mais antigos sistemas medicinais de cura da humanidade.

Pedras quentes, velas decorativas e toalhas para medicina ayurveda | Foto Pixabay

Compreende um sistema holístico da saúde como o resultado do equilíbrio entre corpo físico, mente, alma e a energia vital (prana). Diz respeito a oito ramos da medicina, são eles: pediatria, ginecologia, obstetrícia, oftalmologia, geriatria, otorrinolaringologia (ouvido, nariz e garganta), clínica geral e cirurgia. Sendo que cada especialidade médica é oferecida conforme as teorias dos cinco elementos (éter, ar, fogo, água e terra).

Em Ayurveda, a jornada da vida é considerada sagrada, há um amor pela verdade do Ser, cuja existência é pura. Seu conhecimento foi sendo revelado por meio de práticas e disciplinas religiosas, como a meditação. Ayurveda ensina que o homem é um microcosmo, um universo dentro de si mesmo.

Dica | Sua prática é indicada para promover a felicidade, a saúde e o desenvolvimento criativo do ser humano. Através do equilíbrio das energias do corpo o ser humano desenvolve a capacidade de promover a autocura. Saiba mais a respeito consultando as obras do médico e escritor Deepak Chopra.

Fonte | Créditos >>




O Que É Yoga?


A definição concreta de Yoga pode ser complexa. O yoga é uma filosofia de autoconhecimento, mas é muito mais do que isso. Yoga ou ioga, significa unir, controlar. Derivado da palavra em sânscrito “yuj”. Muitos tem na Yoga um Estilo de Vida.

Teve origem na Índia, é uma forte disciplina imposta sobre o corpo e a mente do homem. Hoje está sendo praticado cada vez mais em diversos lugares do mundo. Muitos conhecem o Yoga apenas como a prática de algumas posturas físicas, mas o Yoga é muito mais do que isso.

É uma filosofia que integra corpo, mente e espírito. Através das posturas, da respiração, meditação e relaxamento o praticante consegue inúmeros benefícios para a sua saúde física e mental.

Há vários tipos de yoga desde Hatha Yoga até Kundalini yoga. Cada um com objetivo específico, mas sem deixar a filosofia de lado. Quem pratica yoga tem a experiência, logo nas primeiras aulas, de uma sensação de paz e aumento da autoconfiança.

Dicas | Hoje há vários estúdios e escolas de yoga espalhados no Brasil e no mundo. Não deixe de fazer uma aula experimental. O yoga trabalha a flexibilidade do corpo, mas não apenas isso, da mente condicionada também. É uma prática completa que traz muitos benefícios. Pratique yoga você também!

Fonte | Créditos >>




O Que É Pilates?


O Legado de Joseph Hubertus Pilates: Pilates é um exercício e um método de alongamento que se utiliza o peso do próprio corpo na sua execução. Ou seja, ele busca melhorar a saúde e a força física do praticante.

O Que é Pilates | Foto Pixabay As aulas podem ser realizadas semanalmente e normalmente tem a duração de uma hora. A aula é orientada por um profissional certificado.

Alguns dos benefícios são: concentração para a mente, controle do corpo, aumento da resistência física e mental, aumento da flexibilidade, corrigir problemas posturais, e aumento da concentração.

No pilates, é preciso que o aluno esteja muito atento às instruções do professor e também aos seus seis pilares: Respiração, Centralização, Concentração, Precisão, Controle e Fluidez.

Dicas | Até mesmo os que não praticam nenhum exercício podem iniciar os treinos sem nenhum receio. O ideal é procurar um profissional certificado e seguir praticando com frequência. O pilates ajuda a fortalecer a coluna e até diminui as dores lombares. Assim, os exercícios fortalecem, alongam a musculatura, melhoram a flexibilidade e promovem coordenação motora. Experimente você também começar a praticar e sentir os benefícios do pilates. Os exercícios podem ser executados por pessoas de qualquer idade, independente das condições físicas. Procure mais qualidade de vida, pratique pilates!

Fonte | Créditos >>




O Que É Dieta Vegetariana?


Os cuidados com a alimentação aumentam a cada ano. Por isso, é que a procura pela dieta vegetariana tem crescido no país. Porém, do que consiste uma dieta vegetariana?

O Que É Dieta Vegetariana | Foto Pixabay A dieta vegetariana consiste na eliminação do consumo de carnes. Ela muitas vezes está ligada a adaptação a um estilo de vida. Isso leva em conta diversos fatores, o respeito aos animais é um deles.

E logo sabemos que muitas pessoas estão acostumadas a comer carne diariamente nas refeições. Elas podem ter seu percentual nutricional, mas o mesmo pode ser encontrado em outros alimentos, como as verduras que são ricas em propriedades nutricionais. Por isso, a escolha por eliminar a carne do seu cardápio não vai deixar o organismo em falta de algo, apenas é necessário se alimentar de forma correta.

Dicas | Há muitos alimentos que em conjunto garantem o valor nutricional da carne e que são recomendados às pessoas vegetarianas. Alimentos como: soja, abacate, feijão, grãos, ovos, leite, mel, sementes, especiarias entre outros. Mesmo que a maior parte das pessoas procure a dieta vegetariana como mudança de estilo de vida, ela também pode ser uma solução temporária para perder peso, devido à restrição de alimentos no cardápio, porém é fundamental consultar um médico e um nutricionista antes de fazer qualquer mudança. Fique atento para os suplementos nutricionais, principalmente os ricos em vitamina B12.

Fonte | Créditos >>




O Que É Dieta Vegana?


Os vegetarianos nos últimos anos ganharam espaço. Mas com eles, também cresceu o número de pessoas veganas. Você sabe no que consiste uma dieta vegana?

O Que É Dieta Vegana | Foto Pixabay

A dieta vegetariana consiste na eliminação da carne, mas é comum encontrar em pratos vegetarianos, ovos, leite, queijo e mel. Por sua vez, na dieta vegana haverá total eliminação de qualquer alimento que é provido de animal.

Isso porque a dieta está muito ligada a um estilo de vida. E muito além do respeito aos animais, especialistas na área da saúde acreditam que muitos produtos (tanto de origem animal, quanto produtos industrializados) levam agrotóxicos e/ou outras substâncias tóxicas, e que consequentemente fazem mal a nossa saúde.

E hoje o mercado voltado para a dieta vegana evolui e cresce muito rapidamente. E com isso, estão surgindo muitos restaurantes com cardápio vegano, pois existem muitas opções de ingredientes que podem ser combinados entre si.

Dicas | Apesar de ainda haverem divergências nesse campo, muitos estudos e testes comprovaram a eficiência de uma alimentação vegana. Por isso, muito além de comer vegetais desenfreadamente, é preciso incluir na sua alimentação produtos que sejam substitutos dos convencionais, ricos em vitaminas, proteínas e sais minerais ou suplementos vitamínicos ricos em vitamina B12.

Fonte | Créditos >>




O Que É um Alimento Orgânico?


Cada vez mais os orgânicos têm se destacado quando o assunto é ter uma vida saudável. Muito além disso, os orgânicos em seu cardápio podem trazer inúmeros benefícios, além de você contribuir para o meio ambiente.

Frutas, verduras e legumes orgânicos | Foto Pixabay

Um orgânico é um produto natural sem agrotóxicos, transgênicos e fertilizantes sintéticos. Logo, para ser assim considerado, o mesmo deve ser cultivado em um ambiente que prepondere a sustentabilidade social, ambiental e econômica.

Produzir alimentos orgânicos não é tarefa fácil. São necessários cuidados e não se pode usar venenos, neste caso, faz-se o uso de agentes naturais.

Quando comercializados, precisam apresentar o selo que garante que o mesmo é orgânico. Para isso, o produtor precisa seguir todos os critérios de cultivo que levem em consideração a produção dos orgânicos.

Dicas | Consumir alimentos orgânicos traz benefícios para a saúde, pois os mesmos não possuem substâncias nocivas à saúde, e você terá a certeza que estará consumindo algo que também não agride o meio ambiente. Quando for ao mercado, opte pelos orgânicos, ou também prefira comprar alimentos direto da feira orgânica. Dessa forma, estará contribuindo para um ciclo em que todos ganham. Consuma Alimentos Orgânicos e tenha uma Vida mais Saudável!

Fonte | Créditos >>




O Que É Detox?


A palavra Detox parece que está na moda. É comum escutar: dieta detox, alimentos detox, sucos detox. Mas o que é detox?

Jovem mostrando um prato com saladas verdes | Foto Pixabay

Detox vem da palavra desintoxicação. Ou seja, quando falamos em detox, fala-se de desintoxicação do corpo que normalmente ocorre através da alimentação.

O detox pode trazer vários benefícios as pessoas, porém, para um resultado mais completo, sugira-se procurar profissionais da área da saúde para eles indicarem o melhor cardápio, de acordo com o seu objetivo.

Mas de forma simples, é possível incluir alimentos detox em nosso dia a dia, e assim auxiliar na limpeza do organismo. Fazer um detox é importante para nosso corpo, pois ele acumula toxinas sejam do ar e até mesmo da comida, e isso pode trazer problemas a saúde.

Dicas | Dietas baseadas em alimentos detox também são indicadas para quem quer emagrecer. Mas neste caso, recomenda-se procurar um nutricionista para que o mesmo possa passar a dieta de acordo com o objetivo do paciente. Podem ser considerados alimentos detox: integrais, leguminosas, chás de ervas, entre outros. São proibidos ou devem ser evitados o consumo de alimentos industrializados, que fazem justamente o contrário, intoxicam o corpo.

Fonte | Créditos >>





Assuntos Relacionados >>

Para que serve o FAQ ?


FAQ é uma abreviação da expressão inglesa Frequently Asked Questions, traduzido como "Perguntas Mais Frequentes". Ou seja, digite termos e/ou perguntas e obtenha a resposta relacionada. Utilizamos a sigla "FAQ" pois é frequentemente associado a perguntas frenquentes sobre determinado assunto ou tema. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é um EBook?


Um EBook é um livro que não foi impresso em papel e tampouco possui editora. São encontrados em sites na internet, onde seu autor pode distribuir gratuitamente como bônus, se quiser, ou vender por um preço acessível. Seu autor optou por deixa-lo apenas em formato virtual, o que não ocupa espaço físico, além disso seu preço acessível faz com que um número maior de leitores possa adquiri-lo. Como ele só existe no formato virtual, você pode ler seu Ebook no computador, celular ou em tablets com um software leitor de textos, os quais normalmente são distribuídos no formato PDF. A maioria já possui este leitor em seu computador, mas caso não tenha você pode fazer o download gratuitamente na internet. Quem quiser ter sempre à mão o conteúdo do Ebook também pode imprimi-lo quando desejar. Os Ebooks são o meio mais moderno e sustentável de leitura de conteúdos nos mais diversos assuntos. Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




Quais assuntos encontro no site Dimensão da Natureza?


Você encontra diversos assuntos, como:

  • contemplação de paisagens naturais;
  • valorização do reino vegetal, mineral e dos animais;
  • equilíbrio dos 4 elementos da natureza: fogo, ar, água e terra;
  • sustentabilidade e ecologia;
  • técnicas de jardinagem, horta em casa, plantas para interiores;
  • paisagismo de praças, parques e jardins como meio de integração das pessoas nos espaços abertos públicos;
  • técnicas de espiritualidade prática como meditação, afirmações positivas, terapias holísticas, alternativas e integrativas, reiki e mãos de luz;
  • o poder das orações, decretos e mantras;
  • ensinamentos dos Mestres Ascensionados, anjos e arcanjos;
  • a importância da arquitetura e harmonia do espaço em nossas vidas;
  • como conquistar uma casa repleta de harmonia e prosperidade através das técnicas do Feng Shui, limpeza e harmonização de ambientes;
  • exemplos de cidades criativas e sustentáveis;
  • atualidades sobre acessibilidade e mobilidade urbana;
  • turismo de lugares sagrados;
  • alimentação consciente e saudável;
  • vegetarianismo e veganismo;
  • harmonia e saúde do corpo, mente e alma;
  • bem viver com alegria, positividade e prosperidade;
  • reflexões diversas dos mais renomados autores, das áreas citadas acima, que apontam para um mundo melhor e luminoso.

Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




Quais são as hashtags do Site Dimensão da Natureza?


São hashtags do Site Dimensão da Natureza:

#DimensaoDaNatureza #PorUmMundoLuminoso #EmHarmoniaComANatureza Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




Em quais Redes Sociais o Site Dimensão da Natureza está presente?


Dimensão da Natureza está presente nas seguintes Redes/Mídias Sociais:

www.instagram.com/dimensaodanatureza/
br.pinterest.com/dimensaodanatureza/ www.youtube.com/channel/UC334AH8dp8ZP74jRKatGyUg?view_as=subscriber www.facebook.com/dimensaodanatureza/ twitter.com/tweetdanatureza
issuu.com/dimensaodanatureza vimeo.com/dimensaodanatureza/collections Fonte: Equipe do Site Dimensão da Natureza




Quais são as Pastas Pins no Pinterest do Site Dimensão da Natureza?


“Pastas de Pins” ​​

  • Dimensão da Natureza
  • Espaço Gourmet
  • Reflexões, Pensamentos, Provérbios e Poemas
  • Arquitetura - Arte – Turismo
  • Saúde - Bem Viver
  • Espiritualidade Prática
  • Decoração - Harmonia – Prosperidade
  • Paisagismo & Jardinagem
  • Cidades Criativas e Sustentabilidade
  • Amo Livros
  • Cristais, Pedras, Drusas e Geodos
  • Catálogo de Plantas, Flores e Frutíferas
  • Caminhos, Escadas e Pergolados no Jardim
  • Minijardins, Terrários e Bonsais
  • Parques, Praças e Espaços Públicos
  • Horta, Plantas Medicinais, Chás e Temperos
  • Jardim Vertical - Parede Verde - Telhado Verde
  • Flor de Lotus
  • FAQ – Perguntas e Respostas em Pinterest
  • 1ª Primeira Chama Azul
  • 2ª Segunda Chama Dourada
  • 3ª Terceira Chama Rosa
  • 4ª Quarta Chama Branca
  • 5ª Quinta Chama Verde
  • 6ª Sexta Chama Rubi-dourada
  • 7ª Sétima Chama Violeta
  • 4 Quatro Elementos da Natureza
  • Natureza Kids
  • Reciclagem Ideias Criativas
Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




O que é um infoproduto?


Um infoproduto é um produto virtual com um apanhado de informações em formatação digital, as quais podem ser vendidas ou disponibilizadas gratuitamente na internet em forma de arquivos para download.

Os infoprodutos podem ser compilados em diversas formatos: e-books, apostilas, cursos on-line, vídeo-aulas, aplicativos, kits e outros. Sua distribuição ou armazenamento não requer espaço físico, embalagens físicas, taxas de entrega ou frete.

O arquivamento é somente digital, ocupando normalmente um pequeno espaço da memória em seu computador, tablet ou smartphone. O produto é transferido exclusivamente via Internet, através de downloads ou e-mails. E o mesmo produto pode ser replicado, pelo autor, praticamente sem custos, gerando grande lucratividade.

Qualquer pessoa que tenha conhecimentos específicos em determinada área ou assunto pode tornar-se um produtor autor de infoprodutos.

Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza




Qual é a visão e a abordagem do Site Dimensão da Natureza?


O Site Dimensão da Natureza busca uma visão holística para evolução espiritual do Ser, bem como uma abordagem sustentável e ecológica do planeta. Dimensão da Natureza, por um mundo luminoso! Fonte: Equipe Site Dimensão da Natureza





FAQ Dimensão da Natureza

Blog | Você Sabia!

Leia no Blog artigos contemporâneos com significado essencial para quem quer viver de forma simples e leve. Entre no universo da leitura que eleva a mente, o coração e a alma. Seja você também a Chama de Luz que brilha em seu coração!

LOJA Virtual
Loja Virtual | Produtos para a família
Site_Seguro_Google.png
Nós amamos falar sobre a Dimensão da Natureza.
Dimensão da Natureza | Voltar ao Início do Site

#PorUmMundoLuminoso

Siga-nos!

facebook (1).png
instagram.png
youtube-symbol.png
pinterest.png
twitter.png
vimeo.png
issuu.jpg

Dimensão da Natureza ® 

Todos os Direitos Reservados

 © Copyright 2017-2020

Lista de Emails.jpg
Topo