Árvores | Catálogo de Plantas do Site Dimensão da Natureza

Árvores

Árvore é um vegetal de tronco lenhoso cujos ramos só saem a certa altura do solo formando o fuste. É uma planta de diversos tamanhos, podendo ser de pequeno, médio e de grande porte. Possuem raízes aéreas, fasciculadas, axiais ou pivotantes, entre outras, as quais absorvem os nutrientes do solo, além de fixar a mesma ao substrato. Seu caule lenhoso pode apresentar diversas texturas.

Árvores são importantíssimas para a preservação das espécies do planeta, por isso são sagradas. Produzem oxigênio, melhoram o clima, dão flores e frutos, abrigam pássaros, absorvem as águas da chuva, drenam o solo, trazem sombra e suas folhas com diversas nuances de verdes, nos trazem bem estar e valorizam as mais diversas paisagens.

O plantio de árvores adequadas para calçadas, por exemplo, são medidas de planejamento urbano, humanizando os espaços abertos públicos, valorizando as edificações e embelezando os espaços construídos.

 

Devem ser plantadas na faixa de serviço dentro de tubos de concreto, ficando suas raízes longe das construções, além disso devem possuir drenos metálicos (quadrados ou circulares) entorno de seus troncos para absorção das águas pluviais e manutenção da adubação e nutrientes (NPK – nitrato, fósforo e potássio).

 

Conforme a orientação solar da calçada, podem ser caducas (perdem as folhas) ou perenes. São de vital importância na absorção do carbono emitido pelos veículos.

 

Em ciclovias são plantadas normalmente de 10 em 10 metros, cujas copas frondosas ajudam na redução da temperatura. Trazem equilíbrio e conforto visual dentro da escala humana.

Trazem sombra e belas flores, preserve!