Telhados Verdes | Catálogo de Plantas do Site Dimensão da Natureza

© Pixabay

Telhados Verdes

Telhado verde, cobertura verde ou teto verde consiste num sistema artificial de construção de coberturas de edificações utilizando a vegetação como acabamento final com finalidade estético e ambiental, onde são aplicados diversos tipos de materiais de construção em camadas sucessivas de isolamento e suporte.

 

A confecção de um telhado vivo é baseada na montagem de camadas de materiais impermeabilizantes, substratos, bloqueadores de raízes entre outros materiais que devem satisfazer a eficiência e a qualidade do projeto.

 

Um telhado verde é uma alternativa sustentável gerando melhoria térmica dos ambientes urbanos, promove o reequilíbrio ambiental através da biodiversidade quando com plantas nativas do local, além de ser uma opção de novas áreas de lazer.

 

O telhado verde mantém o edifício protegido de temperaturas extremas, especialmente no verão, reduzindo em até 3°C.

 

Em projetos mais complexos os telhados verdes contam com painéis solares fotovoltaicos, que reduzem o consumo de energia elétrica.

 

Estudos indicam que o uso de coberturas vivas contribui no combate ao efeito estufa, aumentando a retirada de carbono da atmosfera e ao mesmo tempo trazendo bem estar e beleza para os moradores e usuários da edificação. 

Pesquise à vontade!