10 Maiores ONGs Ambientais que atuam no Brasil

 

 

O papel das ONGs (Organizações Não Governamentais) é fundamental para conseguir benefícios sociais ou ambientais para o planeta. As ONGs voltadas para os cuidados com o meio ambiente são muitas e várias dependem de ajuda. 

 

Mas muitas vezes não se sabe quais são as ONGs que atuam realmente no país ou somente no exterior. Elas estão espalhadas em todos os países, inclusive aqueles com economia avançada e atuam de forma preventiva no sentido de ensinar a população o consumo consciente dos recursos naturais. 

 

Por isso, apresentamos as 10 maiores ONGs ambientais que atuam no Brasil. Se você quer conhecer mais a fundo cada uma delas, acesse também o site, ou ainda, direcione os seus esforços ou apoie a uma das causas, elas dependem de doações. Vamos à lista:

 

1. Greempeace: É uma instituição que atua em nível global, em diversos países. Seu objetivo: fazer com que as pessoas adquiram novos hábitos e respeitem o meio ambiente em que vivem.

 

Defende ações e desenvolvimento sustentável, que auxiliem a necessidade do Homem com a necessidade da Natureza. Ao todo, estimam-se que 3 milhões de pessoas façam parte desse projeto. Sendo que não aceita doações de empresas, governos ou partidos políticos.

 

Atuam em três frentes: na questão da agricultura e alimentação, Amazônia e Clima e Energia. No site da ONG você encontra informações diárias sobre os temas relacionados ao meio ambiente. 

 

2. WWF-Brasil: é uma organização brasileira dedicada à conservação da natureza que orienta a sociedade a usar racionalmente os recursos naturais. Foi criada ainda em 1996, sendo vinculada a WWF Suíça.

 

A funcionalidade principal é a busca pela conservação da biodiversidade em todo o mundo, fornecendo a instrução adequada quanto ao uso de recursos naturais ofertados, pelo próprio meio ambiente.

 

Dentre um dos princípios da ONG está: “o comprometido com o fortalecimento do movimento ambientalista brasileiro e com o engajamento da sociedade na conservação da natureza”.

 

3. Sikana: é uma organização sem fins lucrativos com a missão de equipar pessoas com habilidades práticas e disseminar a conscientização sobre saúde e meio ambiente através de programas de vídeo educacionais multilíngues gratuitos.

 

A proposta desde o início, era criar vídeos educativos para melhorar a vida das pessoas. Por isso, ela é conhecida como uma plataforma de educação colaborativa.

 

No site podem-se acompanhar vídeos sobre os seguintes temas: salvar vidas, agricultura urbana, segurança no trânsito, amamentação, epidemias, entre outros.

 

4. Water: essa organização, fundada por Gary White e o ator americano Matt Damon, presente em 14 países, é voltada para questão da água mais segura e saneamento básico, algo primordial em nosso dia a dia e quem nem todos têm acesso.

 

A ONG frequentemente lança campanhas. Uma das campanhas que ocorre ainda hoje, em parceria com a marca Stella Artoi é a campanha #1cálice5anos para levar desenvolvimento e acesso à água potável para comunidades carentes desse recurso, por meio da compra de cálices exclusivos da marca.

 

5. IPE: o Instituto de Pesquisas Ecológicas atua junto a proteção da biodiversidade brasileira. No portal deles podemos encontrar pesquisa científica e inovação socioambiental, ações de impacto com participação comunitária.

 

Há também no site os cursos que são disponibilizados pelas ESCAS – Escola Superior de Conservação Ambiental e Sustentabilidade. Eles compartilham conhecimento, além de formar líderes para a conservação e desenvolvimento sustentável. 

 

 

 

6. SOS Amazônia: A entidade foi criada na década de 1980, época em que o desmatamento da Amazônia passou a ser divulgado internacionalmente e os seringueiros no Acre eram ameaçados por estar empatando a devastação das florestas.

 

Dessa forma, tem o objetivo de “promover a conservação da biodiversidade e o crescimento da consciência ambiental na Amazônia”. Ela atua em três linhas de proteção que são: as áreas protegidas, políticas públicas e educação ambiental. No site você encontra os projetos que estão ocorrendo, além de notícias relacionadas à Amazônia.

 

7. Instituto Sócio Ambiental - ISA: Fundado em 1994 para propor soluções a questões sociais e ambientais, o ISA defende bens e direitos sociais relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.

 

Desde 2001, o ISA é uma Oscip – Organização da Sociedade Civil de Interesse Público – com sede em São Paulo (SP) e subsedes em Brasília (DF), Manaus (AM), Boa Vista (RR), São Gabriel da Cachoeira (AM), Canarana (MT), Eldorado (SP) e Altamira (PA).

 

Suas áreas de atuação são: Defesa dos direitos socioambientais, monitoramento e proposição de alternativas às políticas públicas, pesquisa, difusão, documentação de informações socioambientais, desenvolvimento de modelos participativos de sustentabilidade socioambiental e fortalecimento institucional dos parceiros locais.

 

8. Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza: essa fundação nasceu em 1990 e tem como objetivo proteger a natureza brasileira. No site que é bem completo além de encontrar notícias relacionadas a este tema, é possível veres editais que selecionam projetos da área.

 

E mais, a fundação atua junto a reservas naturais, e conta com projetos como Estação Natureza, Gastronomia responsável, e mudanças climáticas. Você ainda tem a oportunidade de atuar como voluntariado junto à fundação.

 

9. The Nature Conservancy - TNC: presente em mais de 35 países, um dos pilares dessa ONG é: “garantir melhor qualidade de vida para as futuras gerações”. Por isso, no Brasil as ações são mais voltadas para a Amazônia, Cerrado e Mata Atlântica.

 

Acessando o site, na sessão Nossas Iniciativas há projetos sobre: Coalizão Cidades Pela Água, Pecuária Sustentável, Cacau Floresta, Agricultura Sustentável, Infraestrutura, Gestão de Terras Indígenas, Restauração Florestal. Ainda há notícias sobre temas ambientais.

 

10. Akatu: o Instituto nasceu em 2001, é uma organização sem fins lucrativos focada na conscientização e mobilização da sociedade para o consumo. Ou seja, ele trabalha para mudar o comportamento da sociedade, em busca do consumo sustentável.

 

Em parceria com empresas, organizações não governamentais, escolas e meios de comunicação, o Akatu desenvolve ações em duas frentes de atuação: “Educação e Comunicação”, com o desenvolvimento de campanhas, conteúdos e “metodologias, pesquisas e eventos”. 

 

Inclusive o site pode ser acessado para encontrar notícias sobre assuntos como: água, alimentos, bem-estar, energia, mudanças climáticas, entre outros.

 

Existem outras ONGs que atuam fortemente na defesa de campanhas e processos para conservação ambiental, sustentabilidade, mas cada uma voltada para trabalhos em diversas frentes.

 

Acesse a lista do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CNEA (ver fonte/créditos), e procure por região/estado para encontrar mais ONGs perto de você.

 

Todas engajadas com as questões ambientais, tanto para trabalhar para mudar o comportamento da sociedade, quanto para ajudar na conscientização da conservação da natureza, e assim auxiliando a sociedade a usar racionalmente os recursos naturais.

 

© Robriane Lara e Angélica Weise 2018 | www.dimensaodanatureza.com/ambiente-natural

 

Fonte | Créditos >>