Horta em Vasos como Terapia da Jardinagem


Horta em Vasos de concreto sobre mureta com couve e tomate | Foto Robriane Lara ©

Se você está em casa confinado, de quarentena, com medidas de isolamento social ou mesmo de lockdown, cuidando da sua saúde durante a pandemia do coronavírus, e pretende realizar alguma atividade para alcançar bem-estar, relaxamento e ao mesmo tempo servir de terapia, a dica é fazer jardinagem.

Aprenda passo-a-passo como construir uma horta em vasos. Pode ser no quintal da sua casa, nas floreiras da sacada do seu apartamento, em seu jardim de inverno, num sítio ou espaço de lazer, e até mesmo numa parede verde do escritório.


Nesta quarentena, durante a pandemia do coronavírus, vimos a necessidade de ajudarmos uns aos outros em várias situações. Assim sendo, uma prática do bem para você e seus amigos que adoram jardinagem seria cultivar alimentos em casa numa Horta em Vasos e fazer trocas com vizinhos de sementes, mudas ou até doar o excedente de alimentos para pessoas carentes, creches ou asilos.


Muito do segredo de ser capaz de levar uma vida ecológica e sustentável, passa pela autogestão e amor pela natureza em vários aspectos. Cultivar seu próprio alimento pode trazer muitos benefícios tanto econômicos, quanto de saúde para o corpo e mente. Fazer um jardim urbano orgânico pode parecer complicado, há muitas coisas a considerar, mas com boa vontade e disposição você vai conseguir!


Muitos perguntam: Como fazer um jardim urbano em casa? Quais plantas podem ser cultivadas em uma horta no terraço? Quais materiais são essenciais? É necessário investir em estruturas complexas? Estas são perguntas muito comuns que você certamente se perguntou se está pensando em fazer uma horta em vasos.


Mas, garanto-lhe que pode ser muito fácil quando você tiver certeza do que precisa e das etapas a seguir para montá-la pela primeira vez. Fazer um jardim urbano em casa é simples e uma experiência muito gratificante.


A coisa mais importante em um jardim é o solo e a luminosidade. Solo bem nutrido, vivo e sem produtos químicos é a base da saúde das plantas. O melhor método para evitar insetos é usar micro-organismos orgânicos que forneçam nitrogênio, fósforo e potássio e outros nutrientes necessários para que as plantas sejam verdes e saudáveis.

Fertilizantes e produtos fito farmacêuticos são responsáveis ​​por matar os micro-organismos benéficos que existem no meio ambiente, além de poluírem as águas. A utilização de fertilizantes químicos no jardim leva a problemas de desequilíbrio nutricional. Esses problemas tornam as plantas mais propensas a pragas e doenças.


Uma dica é o adubo NPK orgânico que fornece às plantas vários nutrientes importantes de forma natural. Neste adubo especial, podemos utilizar borra de café, cascas de banana, cascas de ovos, canela em pó, água, entre outros.


Comece hoje mesmo sua horta em vasos caseira, escolha um local com boa luminosidade, meça as dimensões e mão-à-horta!


Passo-a passo para Construir sua Horta em Vasos Suspensa

Normalmente as pessoas costumam plantar suas hortas diretamente no solo em canteiros lineares, entretanto pode-se planejar de várias formas a organização de uma horta, por exemplo, em espiral, escalonada ou suspensa em vasos.


Agora vamos mostrar como construir uma horta suspensa em vasos utilizando uma prateleira de madeira de apoio para os vasos. Existem outras maneiras para torna-la suspensa, mas aqui vamos ensinar um modo bem fácil para você começar hoje mesmo.


Neste exemplo, para sua estrutura você vai precisar de uma tábua de madeira tratada com pintura com 25,0 cm de largura por de 4,0 metros de comprimento, quatro mãos-francesas de ferro, buchas, parafusos e furadeira. Escolha o recipiente das hortaliças conforme suas necessidades: vasos cerâmicos, vasos plásticos, caixas de madeira, paletes, latas ou garrafas pet recicladas.


1) Meça o comprimento de sua tábua e comece fixando as mãos-francesas na parede com as buchas e parafusos a uma altura de fácil manuseio da horta (aproximadamente 1,10m). Agora fixe a tábua nas mãos-francesas.


Construindo a Horta fixando as mãos-francesas na parede | Foto Robriane Lara ©

Construindo a Horta fixando a tábua nas mãos-francesas da parede | Foto Robriane Lara ©

2) Escolha o tipo de recipiente ou vaso que você vai plantar suas mudinhas de hortaliças, legumes, vegetais ou mesmo PANCs – plantas alimentícias não convencionais. Preferencialmente, utilize vasos reciclados para contribuir com o meio-ambiente.

Seja criativo e separe todos os vasos que puder para utilizar em sua horta: regadores antigos, baldes metálicos coloridos, garrafas pet, latas de leite, latas de conservas, potes de sorvete, caixas de paletes, barris de vinho, entre outros. Se não tiver estes tipos de recipientes em casa, uma sugestão são as casas de antiquários, onde sempre há diversos objetos que podemos adaptar para a horta.


O ideal são recipientes com 20 ou 30 cm de profundidade, mas se tiverem entre 10 ou 18 cm também estão valendo. Tudo depende do tipo de planta, se de maior ou menor porte.


Vasos cerâmicos coloridos para plantas da horta | Foto Pixabay

Vasos metálicos coloridos para plantas da horta | Foto Pixabay

Latas de leite recicladas para plantas da horta | Foto Pixabay

3) Certifique-se de que cada vasinho tem furos de drenagem na base. Dentro dos vasos da horta coloque primeiramente uma camada de cacos de cerâmica, pedriscos ou brita para o dreno. Este é muito importante para que as raízes não fiquem encharcadas ou apodreçam.


Na foto abaixo, colocamos os cacos cerâmicos num vaso maior para melhor ilustrar o procedimento. Como neste exemplo, você vai inserir pedriscos em todos os seus vasos da horta, para que assim a água da irrigação seja drenada.


Camada de cacos de cerâmica para drenagem do vaso da horta | Foto Robriane Lara ©

4) Agora prepare o composto do solo para sua horta, este solo é fundamental para a saúde, crescimento e desenvolvimento das plantas. Deve ser leve, de boa drenagem e rico em matéria orgânica. Serão 3 substratos que misturados formarão o solo, encontrados em casas de jardinagem ou floriculturas. Primeiro utilize terra orgânica com 5 componentes: húmus de minhoca, esterco de aves, carvão vegetal, casca de pinus, casca de arroz carbonizado. Segundo misture a vermiculita média para dar leveza e aeração ao solo. O terceiro componente é a fibra de coco que retém humidade sem encharcar. Caso queira usar a turfa, evite-a, pois sua extração causa danos aos ecossistemas naturais, esses habitats preciosos da natureza.


Na foto abaixo, para ilustrar melhor utilizamos um vaso grande de concreto para fazer a mistura do composto. Entretanto, você pode fazer o preparo do substrato ou composto primeiro em um balde ou bacia grande, e posteriormente distribuir em seus vasos reciclados menores, para que a mistura fique bem homogênea.


Preparo do composto do solo com terra orgânica | Foto Robriane Lara ©

Misture os 3 substratos delicadamente na mesma proporção e vá umedecendo com um borrifador para melhor aderência dos componentes. Procure preencher todo seu vaso ou recipiente da horta.


Você pode substituir a vermiculita por areia grossa e a fibra de coco por folhas secas, casca de árvore ou serragem. Se for possível, adicione adubo orgânico de cascas de frutas picadas, cascas de ovos triturados, borra de café entre outros.


Preparo do composto do solo com areia grossa e adubo orgânico com cascas | Foto Robriane Lara ©

Mistura do composto do solo para horta | Foto Robriane Lara ©

5) Agora que você já misturou bem o composto para sua horta num vaso maior ou balde, vá distribuindo-o em todos os seus vasos reciclados menores, os quais já foram separados previamente e já estão com pedriscos na base.


Com os vasos prontos e cheios de terra orgânica distribua em cima da prateleira de madeira já montada, de modo a formar um design equilibrado dos vasos, com layout de alturas, tamanhos e cores de modo harmonioso. Pode-se fazer pequenos grupos de vasos semelhantes e intercalar com pedras e cristais.


Plante delicadamente em cada vaso seus vegetais favoritos. Conforme o recipiente, use uma colher de jardinagem para fazer as covas. Retire as mudas dos saquinhos da floricultura com cuidado para não desmanchar o torrão. Coloque a muda na cova do seu vaso da horta e preencha com o substrato apertando levemente com as mãos. Esta é a melhor parte da terapia da jardinagem, quando colocamos as mãos na terra, plantamos e molhamos cada plantinha com muito amor.


Horta em vasos reciclados suspensa em tábua de madeira | Foto Robriane Lara ©

Horta em vasos reciclados suspensa | Orégano, Cebolinha e Tomilho | Foto Robriane Lara ©

6) E para que tenhamos uma Horta Zen é preciso cultivar a paciência, perseverança, calma e tranquilidade. Reserve um espaço próximo à sua horta para meditar e entrar em contato com a natureza. Faça uma oração ao reino vegetal, anjos do jardim e os elementais da natureza, agradecendo pelo crescimento da sua horta com alimentos orgânicos ricos em nutrientes para uma alimentação mais saudável, com alta frequência vibracional, energia positiva e mais feliz. Medite e visualize sua horta com uma terra fértil, bem irrigada, com muita luz solar e brisa suave dos ventos. Visualize suas plantas, hortaliças, chás, temperos, legumes e verduras crescendo e se desenvolvendo com harmonia e equilíbrio, produzindo raízes fortes, folhas verdinhas, frescas, flores perfumadas e frutos saborosos.


Mulher meditando próximo de sua Horta Zen | Foto Pixabay

Dicas de Chás Medicinais para Horta em Vasos

Você pode escolher ter uma horta somente com chás, temperos e ervas ou com legumes, frutas e verduras, ou ainda com plantas medicinais.

Abaixo 03 dicas de chás medicinais para sua Horta em Vasos:


1) Alfazema, Lavanda | Lavandula angustifólia: ideal para sua horta, seu chá traz diversos beneficios. O chá de lavanda ajuda a acalmar, faz bem para pele, cabelo, entre outros benefícios ajuda na ansiedade, insônia, dores de cabeça, perda de cabelo, náusea e acne.

Horta em vasos reciclados: alfazema| Foto Robriane Lara ©

2) Cavalinha | Equisetum hyemale: essencial para sua horta, pois a cavalinha é uma planta medicinal, devido à sua ação anti-inflamatória e diurética, a cavalinha pode ser usada para auxiliar o tratamento de pedra nos rins e infecções urinárias.

Horta em vasos reciclados: cavalinha| Foto Robriane Lara ©

3) Malva | Malva sylvestris: seu chá traz diversos beneficios no tratamento de aftas, bronquite, catarro, dor de garganta, rouquidão, irritação dos olhos, mau hálito, tosse ou em cataplasma com as folhas e flores amassadas.

Horta em vasos reciclados: malva| Foto Robriane Lara ©

“Nada satisfaz tanto nosso espírito e nossas emoções como sentir a natureza através da jardinagem. Cultive seu espírito ao cultivar essas flores, frutas e hortaliças.” Ted O’Neal


Aproveite este momento da quarentena para cuidar da sua saúde física, mental, emocional e espiritual. Utilize este tempo em casa para reflexão, orar, buscar o autoconhecimento, e praticar uma excelente terapia, a terapia da jardinagem. Ter uma horta em casa é muito gratificante e traz paz de espírito.


Multiplique seu espaço verde em vários locais da casa, tantos quantos forem possíveis: sacadas, varandas, terraços ou paredes verdes com boa iluminação natural, e transforme sua horta em vasos num oásis da gastronomia.


“Os jardins ensinam, confortam, nos fazem crescer. Cuide de seu jardim – e o mundo inteiro ficará radiante.” Ted O’Neal


© Robriane Lara 2020 | Blog Dimensão da Natureza

Fonte | Créditos

#blog #harmoniadoespaço #flora #hortazen #hortacaseira #hortaemcasa #hortaemvasos #hortacomunitária #chas #temperos #plantasmedicinais #alimentaçãosaudável #alimentosorgânicos #hortaorgânica #vegetariano #vegano #veg #jardinagem #paisagismoejardinagem #minhasplantas #meujardim #reciclagem #horticultura #hortaliças #elementaisdanatureza #porummundoluminoso #dimensaodanatureza

Conheça nossa LOJA Virtual - Vitrine Decoração e Design


Leia mais no Blog+: Categoria Harmonia do Espaço

Posts Mais Lidos | Destaques

Posts Recentes

Posts Anteriores

LOJA Virtual
Loja Virtual | Produtos para a família
Site_Seguro_Google.png
Nós amamos falar sobre a Dimensão da Natureza.
Dimensão da Natureza | Voltar ao Início do Site

#PorUmMundoLuminoso

Siga-nos!

facebook (1).png
instagram.png
youtube-symbol.png
pinterest.png
twitter.png
vimeo.png
issuu.jpg

Dimensão da Natureza ® 

Todos os Direitos Reservados

 © Copyright 2017-2020

Lista de Emails.jpg
Topo