top of page

Quando Você Plantar essas 5 Árvores seu Jardim vai Florescer o Ano Todo


Árvore Florida em formato de coração | Foto Pixabay
Árvore Florida em formato de coração | Foto Pixabay

Todos sabem da importância das árvores para o planeta, principalmente no meio urbano. Mas, porquê algumas pessoas evitam plantar árvores em suas calçadas? Existem árvores de pequeno e médio porte que são adequadas para calçadas e não afetam a rede de energia elétrica.


Se você quer plantar uma árvore em sua calçada, seja para obter sombra para estacionar seu carro, seja para melhorar o ar que respiramos, ou mesmo para servir de habitat para pássaros, então consulte um paisagista ou engenheiro florestal para seguir as orientações da árvore mais adequada para o seu caso. Aqui neste blog vamos apresentar 5 sugestões de árvores com flores para sua calçada ou jardim, leia agora!


Sim as melhores épocas para plantar são nos meses de outono e inverno, mas se você tomar os cuidados com a adubação e regas constantes, então já podes começar agora. Se você chegou até este texto é porque almejas obter através das árvores um ar mais limpo, um cenário bonito em seu jardim e em sua rua, e com certeza conquistar aquela sombra gostosa quando chegar o calor do verão.


Tamanha a sua importância que podemos plantar árvores em nosso jardim e colorir ainda mais o espaço urbano. Uma árvore bem plantada certamente crescerá mais rápido e viverá mais do que uma plantada sem cuidado algum ou de maneira inadequada.


E para quem gosta de um tipo de árvore, mas tem dúvidas se ela não vai prejudicar a calçada ou a rede elétrica, nós vamos apresentar 5 tipos de árvores com flores que vão embelezar seu jardim. Saiba quando plantar e os cuidados.


Que tal ter uma sombra de uma árvore e ela ainda deixar o seu jardim mais bonito?


Árvores Com Flores


1) Cereja-do-japão: Prunus serrulata (floração rosa)

Floração da Árvore Cereja-do-japão | Foto Pixabay
Floração da Árvore Cereja-do-japão | Foto Pixabay

É muito utilizada no paisagismo e não é por menos. O visual de quando ela floresce chama muito a atenção e torna-se um cenário deslumbrante. E no jardim, pode embelezar mais a sua casa.


Entre os cuidados para plantar essa árvore, saiba que ela pode atingir de 4 a 10 metros de altura, sendo indicada para ser plantada no jardim e na calçada do lado que não tem fiação elétrica.


Indica-se cultivar em sol pleno ou meia-sombra, claro que plantada em solo fértil para que possa se desenvolver bem.


Ela é resistente a geada e começa a florescer entre o fim do inverno e início da primavera. Essa árvore é símbolo do Japão. Muitos dos espaços públicos e escolas tem plantado essa árvore e como são inúmeras flores o cenário é belíssimo, tornando-se inclusive local de visitação para muitos turistas.


2) Ipê-Amarelo: Tabebuia sp (floração amarela)

Detalhe da floração da árvore Ipê-amarelo | Foto Pixabay
Floração do Ipê-amarelo | Foto Pixabay

Os ipês vêm conquistando cada vez mais os jardins e parques. Na época quando florescem não passam despercebidos e acabam sendo um cenário bonito e muito vistoso para fotos. A floração do ipê-amarelo ocorre entre os meses de julho e setembro.


Os cuidados envolvendo ipês amarelos são os seguintes: primeiramente esse tipo de árvore se desenvolve de preferência temperaturas entre 13 e 23 graus.


O florescimento já pode ocorrer a partir de três anos de idade. Já o seu plantio é recomendado em solos úmidos, profundos, boa drenagem e textura argilosa. Recomenda-se plantar a uma distância mínima de 3,0 m umas das outras. Ao plantar, no início indica-se regar todos os dias.


3) Manacá-da-Serra: Tibouchina mutabilis (floração branca, rosa e roxa)

Floração rosa e branca da Árvore Manacá-da-serra | Foto Pixabay
Floração da Árvore Manacá-da-serra | Foto Pixabay

É natural da mata atlântica e sua beleza encanta os olhos de quem gosta de árvores com flores. A manacá-da-serra é outra árvore bem adequada às cidades brasileiras. Atinge até 6 metros de altura e conta com Flores brancas, rosas e roxas.


Ela pode ser plantada no jardim porque atinge um tamanho ideal. A exuberância da florada pode ser contemplada principalmente durante o verão, entre novembro e fevereiro. Gosta de sol pleno e substrato arejado. Crescimento rápido.


4) Pata-de-vaca: Bauhinia forficata (floração branca ou rosa)

Detalhe das Flores da Árvore Pata-de-vaca | Foto Pixabay
Flores da Árvore Pata-de-vaca | Foto Pixabay

Originária da China e da Índia, tem crescimento rápido. É uma espécie que atinge até 9 m de altura, lembrando que existem cerca de 200 espécies diferentes de Bauhinias. Os frutos são em forma de vagem, variando de 15-30 cm de comprimento. Além de sua beleza, as folhas perenes são usadas para o tratamento das afecções urinárias, mas devem ser usadas com cuidado.


Possuem raízes profundas que não prejudicam as calçadas. Cultivada a pleno sol, ela se reproduz por sementes e brotos de raiz. A floração acontece nos meses de outubro a maio, atraindo abelhas e beija flores.


5) Quaresmeira: Tibouchina granulosa (floração violeta)

Ramo de Flores violetas azuladas da Árvore Quaresmeira | Foto Pixabay
Flores violetas da Árvore Quaresmeira | Foto Pixabay

Quaresmeiras são árvores com flores violetas ou róseas e recebem esse nome popular porque florescem no período da quaresma. Sua origem é do latim quadragésima, que significa o período de 40 dias entre a quarta-feira de cinzas e a Páscoa. É uma árvore ornamental principalmente quando está em floração. Seu porte geralmente é pequeno a médio, podendo atingir de 8 a 12 metros de altura.


É uma das principais árvores utilizadas na arborização urbana no Brasil. Apesar do crescimento lento e moderado, a floração é abundante e prolongada ocorrendo duas vezes por ano, no outono e na primavera. Flores vistosas apresentando tonalidades variando entre roxo, violeta e rosa.


Plantar Na Calçada


Todas as árvores que mencionamos acima conseguem deixar qualquer lugar ainda mais bonito. Porém, é válido ressaltar que antes de plantar uma árvore na sua calçada, é interessante você conferir a legislação municipal da sua cidade.


As árvores que mencionamos no texto normalmente podem ser plantadas, mas é importante saber em sua cidade junto à Secretaria Municipal de Meio Ambiente, quais árvores podem ou não, seu distanciamento e qual lado da via. Além disso, muitos loteamentos possuem Planos Diretores próprios para arborização urbana. E muitas das mudas de árvores você pode ter à disposição doadas pela prefeitura. É que muitos viveiros municipais ou hortos fornecem as mudas adequadas, nativas ou exóticas. Talvez a espécie que você queira pode não estar disponível, então é necessário comprar em floriculturas.


Dicas Gerais Para Plantar Árvores


- Escolha a melhor época para plantar: Os últimos dias do verão ou as iniciais do outono representam a época ideal para plantar árvores em muitas áreas;


- Saiba como as árvores são preparadas para o plantio: Elas podem ser compradas como espécimes cultivados em recipientes, com caroço embalado ou raiz nua;


- Dimensão da cova correta: Recomenda-se cavar um buraco duas vezes mais largo que o da raiz e com profundidade suficiente para acrescentar algum adubo orgânico;


- Prepare a raiz: No caso de uma árvore em vaso, ela deve ser cuidadosamente removida do recipiente. Para isso, a planta é colocada com o recipiente próximo ao orifício de plantio. O fundo e os lados do pote são atingidos até que o torrão da raiz se solte do vaso.


Benefícios De Plantar Uma Árvore


Arborização Urbana para calçadas Árvore Ipê-amarelo | Foto Pixabay
Copa da Árvore Ipê-amarelo | Foto Pixabay

As árvores oferecem grandes benefícios ao meio ambiente: fornecem oxigênio, limpam e filtram a poluição do ar, mantêm a temperatura amena, evitam a erosão do solo e são uma fonte de matéria-prima. Eles também servem como abrigo para aves e insetos.


No entanto, plantar uma árvore não consiste apenas em fazer um buraco no solo e inserir a planta. Precisamos de uma preparação prévia, como coletar informações e levar em conta uma série de pré-requisitos para garantir que faremos corretamente, como o clima em que estamos plantando, o tipo de árvore, o solo e as condições e os cuidados necessários.


Razões Para Plantar Uma Árvore Em Nosso Jardim


1. Sua sombra é deliciosa

Parece uma razão muito óbvia, mas as árvores nos ajudarão a alcançar uma temperatura mais agradável em nosso jardim, graças à sombra que projetam. Assim, podemos cobrir uma grande área de terra e obter sombra em todo o nosso jardim.


2. Você pode vê-las crescer

O lado bom das árvores é que, ao contrário de outras plantas, você as vê crescer quase como seus filhos. Sua vida é muito longa e você pode apreciá-los por muitos anos. Pouco a pouco, você verá como eles se tornam uma parte especial de sua casa.


3. Elas trazem boas emoções

Os japoneses foram os primeiros a perceber que as árvores atraíam bons sentimentos. Provavelmente é por sua aparência sempre em paz, o que faz do nosso jardim um lugar tranquilo e cheio de harmonia.


Mexer com plantas é uma grande terapia e ajuda a tornar o mundo um lugar ainda melhor. O que você achou de nossas dicas? Está preparado para deixar o seu jardim maravilhoso, com sombra e ainda mais florido?






Posts recentes

Ver tudo