Como Criar em Casa um Espaço Descolado para Trabalhar e Estudar Online


Local limpo, bem iluminado com mesa ampla e notebook para trabalhar ou estudar online | Foto Freepik
Local limpo, bem iluminado com mesa ampla e notebook para trabalhar ou estudar online | Foto Freepik

Em 2020, uma prática que já era comum se tornou rotina entre os estudantes do ensino fundamental, ensino médio, universitários da graduação e pós-graduação, os Estudos Online. Além dos estudantes, muitos profissionais autônomos e outros também tiveram que trazer seus trabalhos para casa. Estas práticas se tornaram usuais como meio de proteção às famílias, devido a potencialização da pandemia.


Mas será que jovens e estudantes possuem em casa um local adequado para estudos online diários? E os profissionais que precisam ficar em casa cuidando de seus filhos e trabalhando ao mesmo tempo, conseguem dar conta do recado num local familiar. Mesas de jantar repletas de cadernos, livros e computadores; quartos com papéis, agendas e livros pela cama; e até a cozinha já é palco para aulas online e reuniões de trabalho.


Será que desta forma os estudos e o trabalho em casa terão um rendimento adequado? Como é possível ter bom rendimento escolar em um espaço adequado em casa, longe da visão do professor e sem a companhia dos colegas? E os profissionais será que conseguem ter foco e ideias criativas relativas aos seus trabalhos?


É Preciso Improvisar os Espaços que se tem em Casa!


Muitas famílias tiveram que improvisar com a chegada das aulas online. E não só os estudantes ficaram online, mas muitos pais também tiveram que trazer seus trabalhos para casa, os chamados Home Office. Entre tantos profissionais que estão agora trabalhando em casa, este é o caso dos pais que são professores e preparam as aulas online em casa. Onde antes eram salas exclusivas de jantar, agora viraram escritórios online. Os quartos que eram locais para dormir e descansar agora tem dupla função, também local de estudos online.


E quando só existe um quarto de solteiro e dois filhos em idade escolar? É preciso separar duas mesas com computadores e cada estudante com seu fone de ouvido. O ideal seriam os dois filhos estudar em turnos diferentes, mas mesmo assim o outro irmão precisaria fazer os temas de casa em sua mesa de estudos. Todos precisam aprender a compartilhar espaços e ajudar o outro no que for preciso.


Cuide do seu Material de Estudos


Compreensão e bom senso sempre ajudam. Cuide do seu material escolar, e a cada passar de ano reaproveite tudo que for possível: folhas de caderno, canetas, réguas, tesouras, estojos, mochilas etc. Recicle, reutilize, reuse, restaure tudo que puder, respeitando e preservando a natureza. Para evitar amassar as folhas dos livros em sua leitura, utilize sempre marcadores de papel, evite os clips ou mesmo dobrar as folhas.


Outra questão equivocada com livros é sublinhar as partes que mais lhe chamaram atenção. Quem já não retirou um livro na biblioteca e o encontrou todo sublinhado? Evite sublinhar ou usar marcadores coloridos, mesmo que o livro seja seu, pois outras pessoas podem querer ler no futuro e não fica nada agradável ler um livro todo rabiscado com canetas. Eventualmente, podes fazer asteriscos ou parênteses a lápis, mas só se o livro for seu e que fique fácil de apagar.


Jovem moça lendo e estudando no sofá, em seu espaço de leitura predileto | Foto Freepik
Jovem moça lendo e estudando no sofá, em seu espaço de leitura predileto | Foto Freepik

Como organizar o novo local de trabalho e estudos online?


Com certeza organizar um local só para os estudos online e outro somente para o escritório em casa seria o ideal. Imagine uma sala exclusiva para seu home office ou escritório, e seus filhos com espaços exclusivos para os estudos. Entretanto, muitas casas ou apartamentos não possuem um espaço reservado para estas novas funções residenciais. Então é preciso, reinventar, adaptar-se a estes novos espaços em nossas casas.


O local tanto de estudos como de trabalho, precisa ser silencioso, com o menor fluxo de pessoas possível e ter instalações de internet ou Wi-fi (internet sem fio). Boa iluminação e ventilação também são importantes. Locais com iluminação natural e ventilação cruzada, podem reduzir os gastos com energia elétrica. A escolha do local ideal para seus estudos online e home office é muito importante, organize com muito carinho este lugar, pois você passará muito tempo nele, seja trabalhando, com estudos online ou off-line.


Normalmente os locais mais tranquilos e silenciosos da casa são os dormitórios, é aqui que a maioria dos estudantes escolhe para fazer suas aulas online. Cama e guarda-roupas para um lado, mesa e prateleiras de cadernos e livros para o outro. Até aqui está tudo certo, mas para que as novas atividades funcionem bem lembre-se de manter os ambientes limpos, organizados e em ordem.


Jovem estudante no dormitório bem iluminado com mesa de estudos online | Foto Freepik
Jovem estudante no dormitório bem iluminado com mesa de estudos online | Foto Freepik

De acordo com as técnicas do Feng Shui na decoração de ambientes, a limpeza e organização dos espaços é muito importante. Sempre abra a janela do dormitório, para que as energias do ‘Chi’ possam circular e harmonizar o ambiente. A luz solar ajuda na esterilização do ar, a ventilação ajuda na eliminação da umidade e previne a formação de mofos. Troque semanalmente seus lençóis e sempre mantenha sua cama arrumada. A higiene e organização deste local contribuirão para um melhor rendimento e inspiração em seus estudos sejam eles online ou off-line.


Estudante sentada confortavelmente com notebook na mesa de estudos, globo terrestre, lanche maça | Foto Freepik
Estudante sentada confortavelmente com notebook na mesa de estudos, globo terrestre, lanche maça | Foto Freepik

Cabe lembrar, que para sua segurança e privacidade, tanto nos dormitórios, quanto na sala de estar sempre desligue o aplicativo da câmara e áudio do notebook ou computador, após o término de sua aula online ou mesmo reuniões de trabalho. Muitos estudantes deixam seus computadores ligados o tempo inteiro, então usar um adesivo ou post-it na câmara ajudará a protegê-los.


Outra questão muito importante, que a maioria esquece ou desconhece, é quando for dormir lembrar de retirar das tomadas de energia elétrica todos os aparelhos eletrônicos do dormitório. Não somente durante o período das aulas online, mas sempre que possível. Os televisores, aparelhos de rádio, celular, computador, notebook enfim tudo precisa sair da tomada. Estes aparelhos mesmo desligados continuam a emitir radiação eletromagnética artificial gerada pela fiação elétrica, a qual é prejudicial a um sono saudável. Seus efeitos são cumulativos e podem prejudicar a saúde, especialmente em crianças e jovens. Segundo a OMS alguns dos sintomas mais frequentes são dores de cabeça, insônia, irritabilidade. Quanto ao despertador rádio-relógio, é melhor usar um modelo a pilha. O roteador mantenha sempre desligue à noite.


Local de estudos online, em casa, próximo a janela decorado com suculentas e luminária de mesa | Foto Pixabay
Local de estudos online, em casa, próximo a janela decorado com suculentas e luminária de mesa | Foto Pixabay

Além de cadernos, canetas e livros, os jovens estudantes estão sempre rodeados por aparelhos eletrônicos, por isso todo cuidado é importante para sua saúde. Todos desejam ler, estudar online e realizar suas tarefas em um espaço descolado em casa, no qual trará momentos agradáveis tanto sozinho, quanto em grupos de estudos no futuro.


Você pode começar organizando sua prateleira de livros por assunto ou por autores, como preferir e ficar melhor para sua consulta. Os livros deverão ser mantidos em um local bem iluminado, seco e bem ventilado, evitando poeira, mofo ou traças. Se possível o indicado é encapar seus livros com plástico transparente, para poderem ser encontrados com facilidade e garantir sua preservação. Iluminação e limpeza trazem bons fluídos e inspiração para o novo espaço de leitura e estudos.


Mulher jovem organizando sua estante de livros para bons estudos | Foto Freepik
Mulher jovem organizando sua estante de livros para bons estudos | Foto Freepik

Pode ser uma prateleira pequena, uma estante robusta ou mesmo por cima da mesa de estudos, os livros são excelentes formas de nos trazer inspiração e companhia nas horas de reflexão e estudos online.


Jovem pai estudando e trabalhando em casa num local iluminado e tranquilo | Foto Freepik
Jovem pai estudando e trabalhando em casa num local iluminado e tranquilo | Foto Freepik

A sala de estar ou sala de jantar são locais mais escolhidos pelos pais para efetuar seus trabalhos online, ou home office, mas é preciso que seus familiares não estejam utilizando estes espaços no mesmo horário. É preciso estabelecer uma tabela de horários para cada novo espaço da casa, onde todos irão cumprir. Para alguns a sala de jantar pode ser um local mais adequado, pois normalmente é mais ampla e com uma mesa maior que facilita muito na disposição do laptop e na organização do material de trabalho.


Mãe em reunião online na sala de estar da sua casa, local iluminado e espaçoso | Foto Freepik
Mãe em reunião online na sala de estar da sua casa, local iluminado e espaçoso | Foto Freepik

A decoração tanto do seu espaço de estudos particular, quanto de seu home office pode ser muito divertida e agradável, e se for do jeito que você gosta irá atraí-lo para seu trabalho e/ou estudos mais vezes e por mais tempo. Podem ser utilizados quadros com fotos suas com os colegas online, objetos decorativos, vasos com cactos ou suculentas, estatuetas ou anjos, luminária de mesa. Use a imaginação com cores alegres, frases positivas em quadros, fotos da família, porta-canetas ou blocos de anotações na parede.


Jovem mãe empreendedora trabalhando em casa na sua mesa de jantar na sala | Foto Pixabay
Jovem mãe empreendedora trabalhando em casa na sua mesa de jantar na sala | Foto Pixabay

E quando este espaço estiver do jeito que você gosta, organizado e bem tranquilo chame os amigos online e mostre seu novo local de trabalho, e incentive seus amigos a fazer melhorias em suas casas, com seus trabalhos e estudos online. Estudar ou trabalhar em locais mais bonitos e organizados fica sempre mais agradável, além de trazer bons fluídos e energia positiva para quem neles trabalha ou estuda.


Amigas reunidas em casa para estudos online | Foto Freepik
Amigas reunidas em casa para estudos online | Foto Freepik

Estudar e Meditar é Possível?


A leitura e os estudos enobrecem e trazem muitos ensinamentos para nossa vida e se você puder conciliar os estudos com uma prática espiritual, a meditação, poderá formar em sua casa um espaço com seus livros favoritos e também um local de meditação. Já que estudar em casa está em alta no momento, será algo de grande valia unir estudos, leitura e meditação, por exemplo.


Se for meditar reserve um espaço para uma almofada no chão, ou mesmo uma poltrona confortável. Para que os estudos tenham um bom rendimento é preciso fixar o conteúdo, para isso além de exercícios e treinamento é preciso eliminar a ansiedade e relaxar a mente. Para relaxar é interessante praticar a meditação durante uns 15 a 20 minutos por dia e deixar a mente tranquila. Faça o teste e veja como seus estudos vão melhorar a cada dia.


Jovem inteligente meditando, fazendo uma pausa nos estudos, para visualizar seu grande sucesso | Foto Freepik
Jovem inteligente meditando, fazendo uma pausa nos estudos, para visualizar seu grande sucesso | Foto Freepik

Entretanto, o local mais importante, o qual precisa ser bem confortável e aconchegante é sua poltrona ou sofá que servirá para seus estudos e/ou meditação. Dê preferência por ficar perto da janela para ter iluminação natural, mas uma boa luminária auxiliar é também essencial. Utilize uma banqueta ou puf para apoio dos pés e almofadas para apoiar livros mais pesados. Lembre-se sempre de cuidar da sua postura. E para aqueles que ao ler e estudar sentado numa poltrona pode ser relaxante e causar sonolência, então o mais indicado é ler sobre a mesa.



Jovem rapaz, sentado confortavelmente em um sofá com notebook no colo, meditando e estudando | Foto Freepik
Jovem rapaz, sentado confortavelmente em um sofá com notebook no colo, meditando e estudando | Foto Freepik

Existem muitas maneiras de estudar online, ler seu livro favorito, ou trabalhar em casa. Seja na mesa da sala, na poltrona de seu escritório, na mesa da cozinha, deitado no quarto, ou mesmo no jardim sob sombra de uma árvore, cada família vai se adaptando como pode. Não foi a forma ideal de estudos, ou de trabalho, mas ficar em casa foi para muitos uma forma de se preservar em relação a pandemia.


Este ano apesar de ter sido difícil para todos, sempre precisamos ver e perceber que tudo isso traz ensinamentos para evoluirmos como humanidade. Precisamos nos cuidar mais, ajudar a quem precisa, mudar hábitos equivocados, estreitar nossos relacionamentos com fraternidade, amor e união, pois estar em casa com a família é sempre um momento de reflexão e uma oportunidade de proteger, buscar o equilíbrio e a harmonia com aqueles que mais amamos.


Jovem mãe auxiliando sua filha nos estudos online em casa na mesa da cozinha | Foto Pixabay
Jovem mãe auxiliando sua filha nos estudos online em casa na mesa da cozinha | Foto Pixabay

Os pais que trabalham em casa podem acompanhar os estudos de seus filhos com mais atenção. Já os filhos podem usufruir da companhia de seus pais por mais tempo que antes. Aos jovens estudantes online, aos pais trabalhadores em seus home offices, desejo a todos um final de 2020 com muita esperança, saúde, paz, harmonia e Luz em sua casa! E se você está lendo este texto é porque está vencendo este ano de 2020. Com gratidão e amor tenha um abençoado Natal com Jesus Cristo no coração, para que o ano de 2021 seja repleto de alegrias, bênçãos, boas notícias, curas, pensamentos positivos e muita prosperidade!


© Robriane Lara 2020 | Blog Dimensão da Natureza


Fonte | Créditos >>


#blogmais #decoraçãodeambientes #biblioteca #amolivros #amoler #saladeleitura

#livraria #sebodelivros #leitores #cantodaleitura #estudosonline #estudoemcasa #cursoonline #comoestudar #localdeestudos #homeoffice #escritórioemcasa #trabalhoonline #estudosvirtuais #mãesempreendedoras #professoresonline


Conheça nossa LOJA Virtual - Vitrine Decoração e Design

Posts recentes

Ver tudo

Posts Mais Lidos | Destaques

Ouça nosso Podcast 

Podcast Por Um Mundo Luminoso | Áudios de Luz

Posts Anteriores