7 Maravilhas Da Natureza


Pôr do sol, Rio Amazonas - Brasil | Foto Pixabay

Um dos maiores privilégios do ser humano é viver em um planeta cheio de riquezas e belezas naturais. Atualmente, enfrentamos muitos desafios com as questões ambientais, é preciso cuidar e preservar cada vez mais estas riquezas.


Elas estão aí para serem apreciadas, cultivadas e é claro, conhecidas. Uma das grandes aventuras que você pode realizar é procurar conhecer as 7 maravilhas da natureza, seja através de uma viagem ou mesmo através de “tours” virtuais em aplicativos ou sites de natureza como este.


Planta aquática Vitória-régia | Foto Pixabay

Com tanta beleza e lugares bonitos por este planeta pode ser complicado escolher qual o próximo destino. Além disso, existem lugares incríveis dos quais você nunca ouviu falar e vale muito a pena conhecer. Para ajudar as pessoas a conhecerem melhor e a proteger estes locais foi criada então a lista New 7 Wonders of Nature.


A New 7 Wonders of Nature, ou 7 Maravilhas da Natureza em português, é um trabalho muito importante, já que pode ajudar a humanidade como um todo a entender melhor seu próprio planeta ou preservá-lo.


Entenda como foram escolhidas as 7 Maravilhas da Natureza

As 7 Maravilhas da Natureza são uma lista, como o próprio nome já diz, de 7 lugares incríveis e que devem ser preservados. Esta lista foi realizada através da votação popular realizada pela fundação New7Wonders. A ideia foi do canadense-suíço Bernard Weber.


A seleção destes lugares foi um processo longo. Primeiramente, antes da votação popular, a fundação selecionou 440 participantes que representavam 220 países. A partir da escolha dos participantes foi feita uma seleção que separou 77 lugares, a partir das recomendações do Panel of Experts liderado pelo Prof. Federico Mayor, diretor-geral da UNESCO. Só então é que foi realizada a votação popular.


A votação teve início em 2008 e foi finalizada em 2011. Foram eleitos lugares de todas as partes do mundo com uma história e natureza riquíssimas. Conhecer esta lista não te deixará apenas com vontade viajar, mas também de repensar o planeta em que você vive e proteger estas maravilhas. Conheça as 7 Maravilhas da Natureza e aproveite tudo o que o planeta pode te oferecer.


1) Amazônia | América do Sul

Papagaio-verdadeiro da Amazônia | Foto Pixabay

O primeiro local da lista é a Amazônia, a maior floresta tropical do mundo localizada na América do Sul. Esta floresta é tão importante que foi apelidada carinhosamente de Pulmão do mundo. A Floresta Amazônica passa por nove países, começando no Peru, Brasil, Venezuela, Colômbia, Bolívia, Guiana, Suriname, Equador e Guiana Francesa – englobando um total de 5,5 milhões de km² de extensão. Um dos destaques dessa imensidão de verde é o encontro de águas entre o Rio Negro e o Rio Solimões, um verdadeiro espetáculo das águas.


E por se tratar de uma floresta tropical ela contempla e abriga uma imensa biodiversidade de espécies de animais, que precisamos preservar, entre eles diversas espécies de pássaros exóticos. Confira as famosas aves da Amazônia:


  • Arara-vermelha (Ara Macaw) onde ao todo as araras somam 18 espécies, distribuídas por toda a América tropical;

  • Arara-azul ou araraúna (Anodorhynchus hyacinthinus);

  • Gavião-real (Harpya Harpyja) que é a maior ave de rapina do Brasil e do mundo;

  • Araçari-mulato (Pteroglossus beauharnaesii) que mede cerca de 42 centímetros de comprimento e se caracteriza por sua cabeça apresentar uma crista de penas endurecidas e enroladas;

  • Mutum-de-penacho (Crax fasciolata) que basicamente alimentam-se de sementes e restos vegetais, folhas e brotos;

  • Papagaio-verdadeiro (Amazona aestiva) se distingue pela cabeça amarela, com azul-esverdeado na fronte e bochecha, narinas escuras, ombros vermelhos delineados com amarelo, asa com parte vermelha e extremos azul-escuro. Outra característica interessante é de imitar a voz humana;

  • Tucano-de-peito-amarelo (Ramphastos vitellinus) famoso pelo bico desproporcional, alimentam-se de animais e frutas. Seu ninho é feito em árvores ocas, onde a fêmea deposita 2 a 4 ovos, os quais durante 18 dias realizam a incubação. O tucano gosta de um banho vivendo em bandos de 4 a 10 indivíduos.


Aves da Amazônia, Arara-vermelha e Tucano-de-peito-amarelo | Foto Pixabay

Entretanto, para preservar estas espécies de aves é preciso primeiro preservar a floresta. Mas, ainda observa-se focos de desmatamento, os quais podem prejudicar esta riqueza da humanidade, que é a maior maravilha natural do mundo.


Procure conhecer e se informar sobre a Amazônia, contribuindo com organizações, grupos de pesquisa e ONGs que estão lutando para protegê-la. Esta pode ser sua chance de ajudar e preservar este local tão importante para nosso planeta.


2) Baía de Ha Long (Ha Long Bay) | Vietnã

Pedra Sedimentar de Calcário Carste na Baía de Ha Long, Vietnã | Foto Pixabay

O segundo lugar das 7 maravilhas naturais do mundo fica com a Baía de Ha Long, localizada na Província de Quang Ninh, Vietnã. Este pais da Ásia é conhecido por suas belezas naturais e rica história. E entra na lista graças a esta Baía. E não é por acaso, que esta baía é um dos locais mais bonitos do mundo, sendo denominada Patrimônio Mundial da Unesco.


Conhecida por suas águas verde-esmeralda e pelas numerosas ilhas de calcário, com elevação de 100 metros de altura, as quais são cobertas por magníficas florestas tropicais. Sua extensão é de 1.553 km², onde visitantes fazem passeios e expedições de caiaque. Entre as ilhas de destaque podemos citar as ilhotas Cho Da (cachorro de pedra) e Am Tich (chaleira). Esta maravilha da natureza é bastante procurada para mergulho, escalada e trilhas, em especial no montanhoso Parque Nacional Cát Bà.


A Baía de Ha Long é formada por aproximadamente 1.600 ilhas e ilhotas. Este local é um dos principais pontos turísticos do planeta. Apesar de atrair muitos visitantes, ele está praticamente inalterado pelo ser humano.

3) Cataratas do Iguaçu | Brasil e Argentina

Quedas d’água em Cataratas do Iguaçu | Foto Pixabay

A América do Sul é mesmo rica em belezas naturais. O Brasil também. Por isso, não é surpresa nenhuma que dentro da lista das 7 maravilhas da natureza a América do Sul e o Brasil estejam presentes mais uma vez. O 3º lugar desta lista fica com o Brasil e a Argentina devido as famosas Cataratas do Iguaçu.


As Cataratas do Iguaçu são um conjunto de cerca de 275 quedas de água no rio Iguaçu. Esta beleza natural fica localizada entre o Parque Nacional do Iguaçu, Paraná, no Brasil, e o Parque Nacional Iguazú em Misiones, na Argentina, fronteira entre os dois países. Aproveite então para visitar os dois países e se encante com esta maravilha da natureza.


4) Ilha de Jeju | Coreia do Sul

Ilha de Jeju, República da Coreia | Foto Pixabay

A Coreia do Sul é um pais conhecido por suas grandes cidades e sua beleza cosmopolita. No entanto, ela não é só isso. Nesta joia asiática podem ser encontradas belas paisagens e uma delas é considerada hoje uma das 7 Maravilhas do Mundo Natural.


Localizada na Província de Jeju ela abrange a ilha sul-coreana de Jeju, no Estreito da Coreia. Esta ilha é conhecida pelos lindos balneários e pela paisagem vulcânica formada por crateras e tubos de lava que se parecem com cavernas.


Sua área é de 1.849 km² de ilhas vulcânicas, banhadas por águas azuis. A pequena província coreana é um dos locais mais tranquilos do planeta. O visitante poderá se encantar com toda a beleza natural aproveitando o melhor da Coreia. Ao longo do arquipélago, além de conferir o contraste entre as imensas formações rochosas e as tonalidades de suas águas é possível praticar alguns esportes. Aproveite não apenas as belezas cosmopolitas da Coreia do Sul como também suas belezas naturais.

5) Parque Nacional de Komodo | Indonésia

Parque Nacional de Komodo na Indonésia | Foto Pixabay

Outro pais que é conhecido por suas belezas naturais e que entrou nesta lista é a Indonésia. O pais entra nesta lista graças ao Parque Nacional de Komodo. Um local extraordinário, criado para preservação.

Esta reserva ambiental, com extensão de área de 1.733 km², engloba três grandes ilhas, Komodo, Rinca e Padar. Este parque foi fundado em 1980 e tinha como principal objetivo evitar a extinção do dragão de Komodo. Hoje, além de preservar as florestas, ele também protege diversos outros animais, como os recifes de coral.


6) Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa | Filipinas

Passeios de barco no Parque Nacional de Puerto Princesa, Filipinas | Foto Pixabay

Outra das 7 maravilhas da natureza é o Parque Nacional do Rio Subterrâneo de Puerto Princesa, que está localizado em Palawan, nas Filipinas. Este local é uma mistura de paisagem fantástica de pedras calcárias com um rio subterrâneo navegável por 8,2 km. Suas paisagens são incríveis, onde o rio emergindo diretamente ao mar e tendo sua parcela mais baixa influenciada pelas marés, este é o local perfeito para os adeptos dos esportes radicais.

Neste parque, além de aproveitar a paisagem que é incrível, você pode nadar nas águas da região e também admirar as estalactites e estalagmites das cavernas.

7) Montanha da Mesa | África do Sul

Vista Aérea da Montanha da Mesa na África do Sul, Cidade do Cabo | Foto Pixabay

A África do Sul é majestosa. Sua natureza é imponente. Por isto, não é surpresa nenhuma que ela esteja incluída na lista das 7 maravilhas naturais do mundo. A Montanha da Mesa, na África do Sul é outra parada obrigatória e um dos locais para quem quer conhecer as maravilhas da natureza.


Conhecida como Table Mountain, ou simplesmente Montanha da Mesa, esta maravilha da natureza fica localizada na Cidade do Cabo. São mais de 1.000 metros de altura e cerca de 3 km de extensão, os quais podem ser avistados de qualquer lugar da cidade.


Ela também recebe muitos turistas graças a diversidade de espécies botânicas e a oportunidade para praticar esportes radicais. Mas, para os que não optam por um passeio com aventuras, o teleférico é a maneira mais rápida para se chegar ao cume.


E para quem chega ao topo, a paisagem da Cidade do Cabo vai se descortinando, em meio as nuvens que vão aos poucos desaparecendo, observa-se as edificações formando um longínquo tecido urbano. Com tanto esplendor, mais de 900 mil pessoas sobem anualmente à Montanha da Mesa!


São estes os 7 locais maravilhosos do planeta que você precisa conhecer. Descubra as 7 Maravilhas da Natureza e se encante com tamanha beleza, esplendor e bênçãos que ela pode te oferecer. Gratidão Mãe Natureza!


© Robriane Lara 2020 | Blog Dimensão da Natureza


Fonte | Créditos >>


#blog #ambientenatural #flora #turismo #viajar #maravilhasdanatureza

#biomas #matanativa #naturezaincrível #Amazônia #BaíadeHaLong #CataratasdoIguaçu #IlhadeJeju #ParqueNacionaldeKomodo #porummundoluminoso #dimensaodanatureza

#ParqueNacionaldoRioSubterrâneodePuertoPrincesa #MontanhadaMesa


Conheça nossa LOJA Virtual - Vitrine Espaço Verde >>


Leia mais no Blog+: Categoria Ambiente Natural >>


Leia também: 5 Paisagens Naturais Incríveis >>

Posts Mais Lidos | Destaques

Posts Recentes

Posts Anteriores

LOJA Virtual
Loja Virtual | Produtos para a família
Site_Seguro_Google.png
Nós amamos falar sobre a Dimensão da Natureza.
Dimensão da Natureza | Voltar ao Início do Site

#PorUmMundoLuminoso

Siga-nos!

facebook (1).png
instagram.png
youtube-symbol.png
pinterest.png
twitter.png
vimeo.png
issuu.jpg

Dimensão da Natureza ® 

Todos os Direitos Reservados

 © Copyright 2017-2020

Lista de Emails.jpg
Topo