10 Esportes para fazer ao Ar Livre no Verão


Moça fazendo ginástica na praia | Foto Lusi no RGBStock
Moça fazendo ginástica na praia | Foto Lusi no RGBStock

A estação do verão traz o movimento, e com ela a vontade de praticar esportes e atividades físicas só aumenta. Neste período, é comum sentir uma disposição para movimentar o corpo, e ficar com mais energia para curtir os dias longos.


Mas não é necessário pensar em fazer apenas academia. Nada mal para quem faz. Porém, para aqueles que não se identificam em fazer exercícios em ambientes fechados, há outras atividades ao ar livre que são a cara do verão e aqui nós listamos para você!


Atividades físicas para serem feitas ao ar livre no verão

Essas atividades são ótimas para aumentar a sua disposição física e mental, reduzir peso e melhorar seu sistema imunológico. Porém, atenção, se você está há muito tempo parado(a), vá com calma, e em caso de dúvida converse com seu médico ou educador físico. Aproveite as férias do verão e comece a se exercitar!


1- Caminhada (banho de floresta>>): as caminhadas são a cara do verão, e além de exercitar o seu corpo, elas são grátis e só dependem da sua força de vontade. Experimente caminhar pelo seu bairro ou em praças com amigos, explorando novos caminhos. E você pode ir além, caminhando em pistas de corrida no parque à tardinha. Em final de semana ou feriado convide amigos próximos para fazer caminhadas em dias ensolarados na natureza, e se conectar ainda mais com o verão.


Caminhar ao sol em horários antes das 10:00h e depois das 16:00h traz benefícios à saúde do corpo e ativa a vitamina ‘D’. E para terminar qualquer caminhada na natureza, que tal um banho de cachoeira? Caminhar é um ótimo esporte e se for possível se refrescar numa cachoeira, cai muito bem. Lembre-se de beber muita água e usar bonés.


Caminhadas na natureza com mochilas para acampamento | Foto Pixabay
Caminhadas na natureza com mochilas para acampamento | Foto Pixabay

2- Kangoo Jump: imagine um esporte divertido? Estamos falando do Kango Jump que chegou faz alguns anos para o Brasil, e desde então tem ganhado muitos adeptos. Nessa atividade, com auxílio de um tênis especial com uma elevação flexível, você pode pular, dançar e ainda queimar calorias. As mulheres adoram, pois ajuda a queimar gorduras e a diminuir a celulite. Um exercício e tanto não é mesmo?


Meninas fazendo exercícios com Kangoo Jump | Foto FreePik
Meninas fazendo exercícios com Kangoo Jump | Foto FreePik

3- Ciclismo: o ciclismo é outro esporte que vai muito bem em dias quentes. Com a sua bicicleta você pode explorar novas ciclovias em sua cidade, e quem sabe ainda colocar a bike como meio de locomoção para o trabalho? Entre os benefícios de andar de bicicleta estão: ajuda a prevenir doenças cardiorrespiratórias, mente saudável, tônus musculares e muito mais. Sempre pedale em grupos, preferencialmente em ciclovias, isso torna o esporte mais agradável e é uma maneira de fazer novos amigos. Utilize sempre os acessórios de segurança como capacete, joelheiras, cotoveleiras e preste atenção aos sinais de trânsito.


Grupo de ciclistas pedalando em ciclovia | Foto Pixabay
Grupo de ciclistas pedalando em ciclovia | Foto Pixabay

4- Corrida: este é um esporte no qual não é necessário investir muito. Apenas um tênis confortável e uma roupa esportiva e você pode começar a correr. A corrida deve ser iniciada aos poucos, e com o tempo, vai se aumentando o ritmo. Entre seus benefícios ela é ótima para reduzir a ansiedade, o stress e ajuda para perder peso e aumentar o tônus muscular.


Homem praticando corrida no parque | Foto Pixabay
Homem praticando corrida no parque | Foto Pixabay

5- Canoagem: a canoagem é um esporte olímpico desde 1936, no qual pode ser realizado tanto com canoa, quanto com caiaque. O remo usado na canoa possui apenas uma pá, já o remo para caiaque possui duas pás. Além de todos os seus benefícios físicos para a saúde, a prática proporciona vantagens psicológicas devido ao contato com a natureza, e no verão remar na água é bom demais. Seja na praia, em rios, lagos ou represas a canoagem é muito indicada para o fortalecimento dos bíceps, tríceps e musculatura do abdômen, trazendo também melhorias na postura. Ajuda também a ter uma melhor flexibilidade nos músculos peitorais, reforça o sistema respiratório e sem contar que diminui dores na coluna.


Entardecer no lago remando com caiaque | Foto Pixabay
Entardecer no lago remando com caiaque | Foto Pixabay

6- Yoga: a ioga não é apenas um exercício físico, ela é uma forma de levar a vida. Um autoconhecimento entre a mente, corpo e alma. Consiste na prática de posturas (asanas). As aulas ainda incluem meditação, respirações, relaxamento. Há vários estilos de yoga, a grande maioria trabalha muito o corpo e as posturas que ajudam a atingir uma mente sã. Pratique em pequenos grupos em parques ou praças.


Alunos praticando Yoga na natureza | Foto Pixabay
Alunos praticando Yoga na natureza | Foto Pixabay

7- Voleibol: vôlei pode ser uma das atividades que mais tem a cara do verão. Jogar na areia, seja na praia, ou em campo de areia faz muito bem. E você não precisa ser o melhor jogador pra se sentir adepto a jogar. Convide seus amigos e monte uma turma e se beneficie desse esporte.


Dupla de vôlei de praia | Foto Pixabay
Dupla de vôlei de praia | Foto Pixabay

8- Ginástica ao ar livre: quando estiver na praia, parque ou praça, além de descansar, também aproveite para movimentar o seu corpo. Na grande maioria das praias, é possível localizar espaços voltados a ginástica de praia. Em parques também é comum encontrar grupos de ginástica ao ar livre. Muitos começam nos primeiros horários da manhã, como também à tardinha. É uma forma também de fazer um esporte e conhecer novos amigos.


Jovem se exercitando no parque | Foto Pixabay
Jovem se exercitando no parque | Foto Pixabay

9- Biodança: essa atividade é maravilhosa. Ela mistura dança com psicologia e tem diversos benefícios para os seus praticantes. Além de movimentar o corpo, ela também ajuda a estimular a comunicação das pessoas com o próprio corpo e com as outras pessoas. Ela traz muita energia, alegria e disposição.


Grupo de mulheres fazendo biodança no parque | Foto Pixabay
Grupo de mulheres fazendo biodança no parque | Foto Pixabay

10- Natação: a natação é um esporte completo no qual você pode perder muitas calorias. A natação queima mais calorias do que a caminhada. Você sabia que cada tipo de nado trabalha músculos diferentes? Ou seja, a natação melhora a força, tonifica os músculos e trabalha todo o corpo. Se informe em sua cidade sobre locais que pode praticar natação.


Jovem nadando em piscina olímpica | Foto Pixabay
Jovem nadando em piscina olímpica | Foto Pixabay

Cuidados ao iniciar uma atividade física

Todos estes exercícios citados acima iniciam com o alongamento e moderação ao longo da prática, não exceda seus limites, para não causar nenhuma lesão desnecessária. É bom verificar alguns sintomas do corpo no momento da atividade.


Por isso, é indicado realizar exames e orientação profissional, pois o exercício deve proporcionar acima de tudo prazer e bem-estar. E por isso, que muitos indicam o alongamento antes e depois da atividade física.


É muito comum alongar-se apenas antes da atividade física, mas o correto é fazer alongamentos, também, após a prática, para eliminar a tensão que o esforço muscular provoca. Então coloque em prática essa dica para todos os exercícios que for fazer.


Muito além desses esportes serem a cara do verão, eles podem ser um estilo de vida para você adotar e colocar como hábito ao longo do ano. A sua saúde agradece, e a mente também.


Importância das atividades físicas para o corpo e a mente

Realizar atividade física com frequência faz muito bem para a nossa saúde. A prática regular de determinada atividade física reduz substancialmente o risco de doenças cardíacas. E isso vai além do físico.


Muitos estudos falam da importância que a atividade física tem para a nossa mente. Ela pode até melhorar o seu humor. Isso porque quando você se exercita, há a liberação de substâncias neurotransmissoras, como a dopamina e a serotonina, responsáveis pela sensação de prazer e felicidade.


Fazer atividade física também previne doenças mentais, pois elas ajudam o indivíduo a se concentrar mais na atividade. E sem falar que ajuda na prevenção do sedentarismo. Estima-se que 25% da população mundial sejam sedentários em alto padrão. Sendo o sedentarismo de alta incidência na população, é considerado um problema de saúde.


Isso preocupa até a medicina, porque um corpo sedentário está mais propício a desenvolver doenças. Conforme dados da OMS - Organização Mundial da Saúde para manter um estilo de vida ativo, evitar problemas como obesidade, hipertensão, ataque cardíaco, diabetes e dores na coluna, a recomendação é caminhar pelo menos 10 mil passos por dia para deixar o sedentarismo. O indivíduo ativo deve gastar no mínimo 300 calorias por dia.


Então, que tal para 2021 inserir uma nova prática de atividade física em seu dia a dia? E viver mais, feliz e saudável! Vamos nos movimentar, fazendo esportes neste verão!


© Robriane Lara 2021 | Blog Saúde


Fonte | Créditos >>


#verão #caminhar #corrida #pedalar #voleibol #canoagem #ciclismo #KangooJump #yoga #biodança #natação #movimentese #ExercíciosFísicos #SaúdeDoCorpo #BemEstar #Ginástica #Nutrição #AlimentaçãoSaudável #LanchesNutritivos #emagrecer #dieta


Conheça nossa LOJA Virtual - Vitrine Saúde e Bem Viver >>

Posts recentes

Ver tudo

Posts Mais Lidos | Destaques

Ouça nosso Podcast 

Podcast Por Um Mundo Luminoso | Áudios de Luz

Posts Anteriores