10 Benefícios do Caminhar

Caminhar no parque num lindo dia de sol e desfrutar da companhia dos amigos, familiares ou mesmo a sós é uma ótima ideia para cuidar da saúde, fazer ginástica e ter lazer. Segundo o Ministério do Esporte a caminhada é um exercício dinâmico, pois pode ser praticado em qualquer lugar e por qualquer pessoa. 

 

Se existe um exercício físico que traz muitos benefícios é realizar uma boa caminhada. Ao falar em caminhar pensamos nos caminhos e lembramos de um trecho dos Poemas Portugueses (4) de Ferreira Gullar: 

 

“Caminhos não há. Mas os pés na grama os inventarão.” Ferreira Gullar 

 

A caminhada é uma atividade física indicada por especialistas da saúde tanto para emagrecer, quanto para manter a saúde do coração e da mente. Mas não é somente isso, é um exercício aeróbico muito eficaz para a saúde física, mental e espiritual. 

 

O caminhar em meio a natureza, por exemplo, nos traz a sensação de liberdade, de renovação interior de estarmos fora do tempo, de viver o aqui e o agora.

 

Quando for caminhar aproveite para fazer afirmações positivas, faça sua respiração de modo consciente observando a natureza ao seu redor. Sinta a sensação de equilíbrio e harmonia que a natureza emana.

 

Perceba que tudo está no seu devido lugar, observe as árvores e as plantas, sinta o vento suave ao seu redor, os pássaros voando no céu, o sol trazendo luz e vida para você. Sinta-se parte do todo, da natureza e entre no seu universo interior. Como se você estivesse meditando de olhos abertos. 

 

Ao caminhar estamos energizando e purificando o corpo, mas além disso é possível fazer pensamentos positivos, criativos e planejar bem o seu dia. Então, se a ideia é de praticar algum exercício, comece a realizar uma caminhada leve hoje mesmo!

 

Para Tedros Adhanom Guebreyesus, diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS) você não precisa ser um atleta profissional para escolher um desporto, basta usar as escadas no lugar do elevador, caminhar ou andar de bicicleta para ir até a padaria mais próxima. 

 

“São as escolhas que fazemos em cada um de todos os nossos dias que nos mantêm saudáveis”. Tedros Adhanom Guebreyesus, OMS 

 

Em uma de suas palestras sobre Felicidade, o médico cardiologista, escritor e pesquisador Dr. Lair Ribeiro, cita que hoje uma pessoa para deixar de ser sedentária, segundo a OMS, precisa dar no mínimo 10 mil passos por dia. Agora você deve estar se perguntando como vou contar cada passo dado durante o dia? Fique tranquilo.

 

Se você quer medir seus passos existem aparelhos contadores de passos, que são vendidos em lojas de artigos esportivos. Faça o teste. O importante é caminhar com regularidade para obtenção de determinados resultados. Um corpo saudável se mantém revigorado e nos traz muito mais felicidade a cada passo dado. 

 

“Cuide de seu corpo, templo de sua alma!” Dr. Lair Ribeiro 

 

Para o Dr. Lair Ribeiro a saúde não se limita ao corpo, nós precisamos cuidar tanto da saúde física, quanto das esferas da saúde mental, emocional e espiritual. A saúde mental, para ele, depende dos pensamentos, daquela voz interna, e a saúde dos sentimentos advém dos nossos pensamentos.

 

Segundo Pierre Chardin padre jesuíta francês, filósofo, teólogo e paleontólogo, de sólida formação intelectual, o qual tentou construir uma visão integradora entre ciência e teologia, afirmava: 

 

“Nós não somos seres humanos tendo uma experiência espiritual, somos sim, seres espirituais tendo uma experiência humana.” Pierre Chardin (1881-1955) 

 

Essa frase traz um enunciado e nos faz refletir que, sendo nós seres espirituais, e o espírito é eterno, vivenciaremos muitas experiências humanas, nas quais para que a felicidade esteja ao nosso alcance ela também está relacionada com a saúde em todas as suas esferas, num sentido mais amplo da palavra, nas esferas física, mental, emocional e espiritual. Neste sentido, caminhar é um exercício tranquilo, onde sua prática pode se tornar um hábito muito saudável para o corpo, mente e espírito. 

 

Procure realizar alguns alongamentos antes de iniciar, beba muita água, coma frutas, cereais, alimentos leves para trazer mais disposição e energia, e comece a desfrutar de seus benefícios que são muitos. 

 

 

Conheça agora 10 benefícios e dicas de como fazer caminhadas e melhorar a sua saúde! 

 

1- Aumenta a imunidade do organismo: qualquer atividade física ajuda a aumentar imunidade do organismo. E com a caminhada não é diferente. Com uma boa saúde, o indivíduo se sente melhor em seu dia a dia, tem mais energia para fazer as atividades diárias e melhora sua saúde. 

 

2- Combate o diabetes: um estudo publicado na revista Diabetes Care apontou que pessoas podem melhorar a sua saúde e reduzir os custos com remédios fazendo caminhadas. Ela contribui porque acaba reduzindo a quantidade de gordura abdominal.

 

3- Diminui os riscos de problemas cardíacos: há vários estudos que comprovam que caminhar diminui os riscos de problemas cardíacos. Um deles foi publicado na revista British Medical Journal Open. Isso ocorre porque justamente a caminhada vai reduzir a gordura corporal, a pressão arterial e aumentar o HDL (bom colesterol).

 

4- Reduz os sintomas da ansiedade e do estresse: e já foi comprovado. Quem sofre com as tensões do dia a dia precisa caminhar para relaxar. Isso acontece porque ao caminhar ou ao realizar atividades físicas é liberada uma substância neurotransmissora chamada beta-endorfina que ameniza a tensão do corpo. Ela também pode aliviar a depressão, melhorar o humor e a autoestima.

 

5- Reduz a inflamação: estudo feito por Brain, Behavior and Immunity, apontou que exercícios como caminhadas podem ajudar no sistema imune corporal. A pesquisa demonstra que 20 minutos de exercício são suficientes para reduzir a inflamação no corpo.

 

6- Ajuda a relaxar: fazer caminha também ajuda a relaxar a mente e auxilia a manter o peso em dia. Pelo fato da caminhada liberar endorfina, e reduzir muito o estresse, assim se relaxa a mente. Para pessoas que têm ansiedade e estresse, a caminhada é muito indicada.

 

7- Melhora a qualidade do sono: caminhar aumenta os níveis de serotonina, o hormônio da felicidade, que relaxa o seu corpo. Praticar atividades físicas é uma das principais atitudes que contribuem para uma boa noite de sono.

 

8- Ajuda a emagrecer: segundo especialistas caminhar em ritmos alternados – ora mais lento, ora mais rápido – gasta mais energia e queima mais calorias. Mas lembre-se, se você quer bons resultados e eficácia durante a caminhada é preciso acelerar os passos.

 

9- Fortalece os músculos: sair para caminhar ajuda a fortalecer e dar firmeza na massa muscular de seu corpo. A caminhada também ajuda a tonificar os braços, fortalecer as costas e os ombros. E para quem busca um corpo definido, a caminhada é indicada.

 

10- Aumenta a interação social: as caminhadas além de trazerem benefícios físicos, também ajudam na interação social. Desde convidar amigos para caminhar, o companheiro, os filhos. Ao mesmo tempo é possível ver outras pessoas realizando a atividade. Isso faz com que o ser humano se sinta dentro do contexto social. Ao mesmo tempo caminhar pode trazer mais contato com a natureza, se num parque ou praça, ou se nas calçadas do seu bairro, irá conhecer melhor seus vizinhos.

 

Estes foram 10 benefícios da caminhada. Trata-se de um esporte barato e democrático. Você pode fazer em seu bairro, praças, parques, espaços abertos públicos, na praia ou na beira de um lago e ainda não pagar nada por isso. Lembre-se que ao fazer uma atividade aeróbica, como o caminhar em conjunto com uma dieta saudável, isso pode ajudar a manter um peso saudável e durante o percurso trazer ideias maravilhosas para sua vida! 

 

Cuidados durante a caminhada 

 

 

  • Hidrate-se: beba muita água antes da caminhada, durante e até depois. Isso é importante para a hidratação do corpo;

  • Vestimenta: o uso de roupas confortáveis é recomendado. Assim como a escolha de um tênis próprio para caminhada, que tenha solado flexível e absorva mais o impacto com o solo;

  • Horário: principalmente no verão, evitar horários entre o meio-dia e o início da tarde. Prefira o início da manhã ou mais à tardinha, que são os mais recomendados;

  • Alongue-se: para obter os benefícios da caminhada e sentir-se confortável após a atividade, é recomendado fazer alongamento. 5 minutos de alongamento no início e 5 minutos no término da caminhada já ajudam bastante. Lembre-se de consultar um educador físico que vai lhe ajudar no tipo de alongamento;

  • Postura correta: ao pisar primeiro coloque calcanhar no chão, logo em seguida a planta do pé e, por último, os dedos. Impulsione o corpo à frente, mantendo as costas e o abdômen firmes e contraídos. Use os braços, dobre o cotovelo em 90 graus. Mantenha os ombros em linha reta e não gire o corpo na cintura. Evite o vai e vem dos quadris;

  • Alimentação adequada: opte por uma alimentação mais saudável e leve. Até mesmo para fazer a caminhada você vai se sentir mais disposto;

  • Respire fundo: aproveite para praticar exercícios de respiração profunda, aumentar sua resistência respiratória, o seu bem-estar, combater o cansaço e obter mais tranquilidade e domínio das emoções. Preste atenção na inspiração respirando profundamente, e na expiração esvazie bem os pulmões, por isso a natureza nos faz bocejar ou suspirar quando estamos cansados ou exaustos, para levar para dentro mais oxigênio, que revitaliza e energiza o corpo. Inspire luz, expire paz;

  • Ouça música: você pode aproveitar para ouvir a música de sua preferência enquanto caminha, isso relaxa e deixa o exercício mais alegre, unindo o útil ao agradável. Ou ainda convide um amig