top of page

A Importância da Água para nossa Saúde


Mulher bebendo água em pé ao lado de sua bicicleta | Foto Pexels
Mulher bebendo água em pé ao lado de sua bicicleta | Foto Pexels

Você já parou para pensar o quanto a água é importante para manter a vida no planeta e para nossa saúde? Quais são os benefícios da água para o corpo? Você sabe quais medidas tomar a fim de economizar e preservá-la? Encontre aqui no Blog-mais algumas dicas.


O nosso corpo é constituído de mais de 70% de líquido. Não bastasse isso, a água tem um papel muito importante. Ela é fonte de vida, sem água não sobrevivemos.


Isso parece tão banal, que na correria do dia a dia não nos damos conta de tamanha importância que a água tem em nossas vidas. Só para citar um documentário que você pode assistir online de forma gratuita, se chama O Poder da Água, que foi realizado pelo pesquisador Masaru Emoto, sendo uma ótima fonte de pesquisa para quem quer se aprofundar mais no assunto. Além disso, você pode encontrar diversos livros que recomendam o consumo consciente de água.


Á água não contém calorias e é uma ótima e importante fonte de hidratação. Pois está relacionada com temperatura corporal e manutenção do equilíbrio orgânico sendo essencial para as reações vitais de nossas células.


Como perdemos água, seja quando transpiramos, no suor, urina, dentre outros, precisamos tomar água, mesmo quando não sentimos sede, que é o que muitas pessoas falam pelo fato de não ingerir muito o liquido e assim não tomar. Sentir sede é o último estágio do nosso organismo, é um sinal de alerta, quando ele necessita de água.


Mesmo que a água esteja presente em alimentos como frutas, ou até na composição como chás e sucos, isso não pode ser desculpa para evitar o consumo deste líquido in natura, tão importante para o nosso bem-estar.


Menina bebendo água | Foto Wix
Menina bebendo água | Foto Wix

Benefícios da Água para o Corpo


Pele mais bonita: a água ajuda a regenerar as células da pele de forma mais eficiente. Por isso, tome muita água!


Diminui o inchaço: Para diminuir o inchaço é importante beber bastante água, pois assim o corpo passa a reter menos líquido. Recomenda-se 2 litros por dia ou mais!


• Regula a temperatura do seu corpo: Manter-se hidratado é crucial para conservar a temperatura do corpo. Seu corpo perde água através do suor durante a atividade física e em ambientes quentes.


Seu suor mantém seu corpo frio, mas a temperatura do seu corpo aumentará se você não repor a água perdida. Isso porque seu corpo perde eletrólitos e plasma quando está desidratado.


• Ajuda a prevenir a constipação: Comer fibra não é a única maneira de prevenir a constipação. Também é importante manter sua ingestão de água para que seus movimentos intestinais contenham água suficiente.


Se você não consumir água, magnésio e fibras regularmente, poderá ter mais probabilidade de sofrer constipação. Outra dica, se você já está constipado, pode achar que beber água gaseificada pode ajudar a aliviar os sintomas.


• Unhas e cabelos hidratados;


• Mais saúde e disposição;


• Regula o intestino;


• Promove o transporte de nutrientes e gases;


E mais, para aqueles que buscam ficar mais bonitos, também devem ingerir mais água. Isso mesmo. É porque a água ajuda a diminuir celulites, ameniza as rugas, elimina o inchaço. Isso ocorre porque ela ajuda o organismo a eliminar as impurezas.


Muito além das questões físicas que a água ocupa em nosso organismo, ela tem também uma conotação mais espiritual. É por isso, que além de nutrir o nosso corpo, a água é também conhecida como um removedor de energias causadoras dos bloqueios e também para purificação. Não é mesmo incrível o poder da água para nossa saúde?


Tão simbolicamente presente, como no batismo, ela vai muito além de uma crença. A água é capaz de nos revigorar. Mesmo após um banho, nos sentimos mais vivos e despertos, é como se água fosse capaz de nos acordar, purificar.


Servindo copo com água e um cristal dentro | Foto Pixabay
Servindo copo com água e um cristal dentro | Foto Pixabay

Como Fazer Terapia Com Água?


O próprio som da água já serve para auxiliar no relaxamento. Como é encantador e relaxante escutar a água correndo da cachoeira, ou o barulho do mar!

Há quem afirme que banho de cachoeira e mar pode até mandar para longe qualquer mal-estar. Mas então que poder a água tem? E de que forma podemos fazer terapia com água?

Considerada pelos japoneses como eficiente, barata e que não exige muito esforço, a Terapia da Água é ensinada às crianças desde a mais tenra idade.


O Que É a Terapia da Água do Japão?


A maioria das doenças começa com a falta de cuidados com o intestino. A terapia da água japonesa ajuda na limpeza do seu estômago e a impulsionar o seu sistema digestivo.

A medicina tradicional japonesa recomenda beber um a dois copos de água logo após acordar, de manhã cedo.


Estas primeiras horas da manhã são consideradas 'horas de ouro', e acredita-se que a água potável durante este período não só promove a perda de peso ao suavizar o seu sistema digestivo, mas também pode ajudar no tratamento de vários problemas de saúde.


Benefícios da Terapia da Água Japonesa


A terapia de água japonesa ajuda a aliviar o stress, promove a perda de peso e garante um sistema digestivo forte.


Beber bastante água durante o dia também acelera o seu metabolismo, e acima de tudo, mantém você com mais energia durante todo o dia.


Os especialistas em Ayurveda também sugerem que você deve beber água logo de manhã, pois ela desempenha um papel fundamental no aumento de sua saúde em geral.


A Terapia da Água além de reduzir o peso tem um benefício mais atraente: esta terapia ajuda a aumentar a luminosidade e o brilho da nossa pele naturalmente.


Além de perder massa extra, você será capaz de parecer mais deslumbrante e isso é algo que todos nós desejamos ter, uma pele impecável e cristalina.


Esta terapia mágica e fácil também ajuda a diminuir o estresse, dá alívio de dores de cabeça, dor em outras partes do corpo e reduz a insônia.


Outro benefício é praticar exercícios na água. Eles ajudam os músculos e as articulações a se exercitarem. Esportes como o da natação e hidroginástica são muito indicados.


Quanto de Água Tomar?


Há uma indicação básica que todo ser humano deveria tomar no mínimo 2 litros de água por dia. Mas isso pode variar muito, dependendo da idade, atividade que realiza no dia a dia, entre outros.


Nas mulheres essa quantidade vai variar durante a gestação e amamentação. Gestantes devem tomar 3 litros de água e as mamães que amamentam, 3,8 litros por dia.


Independente disso, é muito importante manter o hábito de ingerir água com frequência durante o dia e não ficar muito tempo sem tomar, para que você não fique desidratado. E lembre-se beba água filtrada, mineral ou fervida.


Dicas de Preservação e Economia da Água


Existem muitas medidas para preservá-la, aqui vou citar algumas dicas para economizar água no seu dia a dia:


No banheiro

- Ao lavar as mãos use torneiras de 1/3 de volta, de pressão, ou de sensores automáticos, pois ao abrir a torneira sairá pouca água, ou menor volume de água;


- Ao escovar os dentes, escove com a torneira fechada, só abra para enxaguar a boca e os dentes;


- Tome banho rápido, uns 10 minutos são mais que suficientes. Fique atento ao banho das crianças, essas costumam demorar mais. Se possível deixe um balde no box do chuveiro enquanto toma banho, para ir enchendo aos poucos enquanto lava os cabelos, pois este balde pode servir para uma descarga extra no vaso sanitário;


- Utilize vasos sanitários com caixa de descarga acoplada, com dois botões ou sistema de acionamento duplo. Os chamados mecanismos duplos são um sistema fracionado, que oferecem ao usuário a possibilidade de dar uma descarga parcial de 3 litros (ideal para limpar o vaso de resíduos líquidos), ou uma descarga total, de 6 litros (ideal para resíduos sólidos);


Na cozinha

- Ao lavar a louça, primeiro lave tudo com esponja molhada e sabão biodegradável, e após enxague tudo junto com a louça dentro da pia para facilitar e economizar água;


- Ao cozinhar temos várias oportunidades de preservar a água, por exemplo, ao escorrer a água da massa ou espaguete, utilize uma tigela grande e reserve água de cozimento da massa para posteriormente ao esfriar regar suas plantas. A água de lavagem do arroz e a água em que o feijão ficou de molho para amolecer, também podem ser um ótimo adubo para suas plantas, arbustos ou árvores. Outro exemplo, é a água de cozimento de ovos, deixe esfriar e utilize nas plantas. Além de água as plantas recebem neste caso, nutrientes, e você economiza água potável. Outra dica, é a água de cozimento de legumes como cenoura, chuchu, beterraba, brócolis, ricas em nutrientes, tanto para regar plantas do jardim ou vasos, como para preparar outros pratos como arroz ou molhos;


No jardim

- Ao regar o jardim ou horta, molhe com aspersores logo cedo pela manhã ou à tardinha quando o sol estiver com temperatura mais amena;


- Dê banho nos cachorros num tanque ou bacia, para economizar água. Uma bacia para lavar com xampu e outra bacia para enxaguar;


- Ao lavar carros, lave com balde de água, esponja macia e sabão especial. Lave por partes com balde e vá enxaguando aos poucos para o sabão não secar. Só utilize a mangueira para enxaguar e seja rápido;


- Procure instalar uma cisterna no jardim para armazenar água da chuva, aquela que vem pelos coletores pluviais como calhas do telhado e tubos de queda. Esta água da cisterna de reaproveitamento das águas pluviais pode ser usada para regar o jardim, lavar carros, dar banho nos cachorros e lavar calçadas. E o melhor, é de graça!


Lembre-se sempre que os baldes ajudam a economizar a água, já as mangueiras normalmente desperdiçam mais água. Espero que você tenha gostado das dicas, e se puder veja também na internet o documentário O Poder da Água do Dr. Masaru Emoto, adquira também seus livros aqui em nossa loja virtual, vitrine Amo Livros. Sempre que for beber água agradeça, seja grato pela água, fale em voz alta “muito obrigada”, emita bons pensamentos para a água, pois ao bebê-la irá receber as bênçãos dos cristais da água, agora qualificados com amor e gratidão por você.





Conheça nossa LOJA Virtual:


Posts recentes

Ver tudo