Descubra 7 Tipos de Chás Medicinais


Xícara elegante com Chá Medicinal | Foto Pixabay

Hoje vou mostrar para você 07 tipos de chás medicinais essenciais para cultivar em casa, os quais podem ser plantados tanto na horta, quanto em jardineiras ou até mesmo em vasos suspensos.


Nada melhor do que começar o dia com uma xícara de chá! Mas lembre-se, nunca use nenhum medicamento ou chá medicinal sem orientação de seu médico.


O chá traz benefícios para o corpo e para a mente. Pode ser preparado com diversos sabores, com as mais diversas folhas, cascas, raízes e flores.


Alguns com propriedades medicinais outros com propriedades gastronômicas, os chás são degustados em muitos países, pois são aromáticos e revigorantes.


Consumido quente ou frio o chá aproxima as pessoas para uma boa conversa.


Também aproxima você da sua própria essência, trazendo bem-estar, sensações agradáveis e inspiradoras.


Conheça 07 tipos de chás que trazem diversos benefícios para a saúde:


1) Chá de Alcachofra, Cynara scolymus

Em hortas seu cultivo alcança até 1,5 metros de altura, com folhas grandes de cor verde-acinzentada, flor violeta-azulada rodeada de brácteas, onde em sua base se encontra a parte comestível.


Usado como chá medicinal pode ser um grande aliado ao fígado. Suas folhas podem ser colhidas já no outono e secas ao sol para posteriormente serem guardadas em vidros para uso de chás. Tem princípio energético, diurético, ajuda na eliminação do ácido úrico, faz baixar a pressão arterial, além de aumentar a secreção biliar. Neste sentido, suas folhas e talos frescos ou secos são excelentes para doenças hepáticas e biliares, diminuindo assim os níveis de colesterol no sangue. A flor também pode ser utilizada em saladas. Já suas folhas frescas fazem um excelente suco.


Alcachofra | Foto Pixabay

2) Chá de Alecrim, Rosmarinus officinalis

Na jardinagem ou na horta este arbusto perene e resistente pode atingir até 2 metros de altura, sendo facilmente encontrado em solos pedregosos. Suas folhas são lineares, finas, de coloração verde na parte superior e esbranquiçada na inferior. Suas flores são azul-violeta e aparecem na primavera e no verão. Precisa ser cultivada em sol pleno.


Essa perfumada erva é um poderoso estimulante natural, o uso em chás favorece as atividades mentais da memória e de concentração para o estudo e trabalho. Também ajuda a elevar a vibração das pessoas e ambientes, trazendo vitalidade. Seu uso frequente melhora o humor e a respiração. É um forte aliado para combater a depressão.


Como óleo essencial aplicado externamente, tem muita eficácia no tratamento de calvície, revitalizando o couro cabeludo. Para trazer bons fluídos, sorte e alegria é bom colocar um raminho de alecrim debaixo do travesseiro.


Alecrim | Foto Pixabay

3) Chá de Calêndula, Calendula officinalis

A calêndula cultivada em jardins residenciais para fins ornamentais e decorativos apresenta lindas flores de coloração amarela, vermelha ou laranja. A Calêndula prefere o sol pleno, geralmente é cultivada como anual. Entretanto, além de sua beleza ela traz excelentes propriedades medicinais indicadas para fins terapêuticos.


As "pétalas" são comestíveis e toda a flor é uma erva medicinal importante no tratamento das condições da pele, pois tonifica, cicatriza, suaviza e hidrata. O chá tem propriedades adstringentes, antifúngicas, antibacterianas, anti-inflamatórias, digestivas, estimula a menstruação e ajuda no sistema hormonal feminino. Depurativa do sangue e calmante, é também indicada em queimaduras solares e varizes. Ajuda no crescimento dos cabelos e na prevenção de cataratas oculares.


Na confecção do chá pode ser usada fresca ou seca, folhas, flores e caule. Na receita utilize uma colher de (chá) de calêndula e uma xícara de água fervente, acrescente a planta e tampe, quando amornar beba. Tome até 3 xícaras por dia. A ingestão do chá é contraindicado para gestantes, lactantes e crianças menores de 12 anos de idade.


Chá de Calêndula | Foto Pixabay

4) Chá de Funcho, Foeniculum vulgare

Na horta reserve um bom espaço para esta planta. O funcho é uma planta herbácea perene que pode medir até 1,5m de altura. Com suas folhas plumosas e flores amareladas exala um perfume muito aromático. Pode ser colhida a partir de julho e colocada para secar, após armazenar em local seco por volta de um ano.


Considerada uma planta mágica, na Idade Média era usada para espantar maus espíritos e desfazer feitiços, era costume deixar um ramo na porta da casa. Atualmente, é utilizada para acompanhar chás da tarde e até mesmo ser usada para fins medicinais.


Ajuda no equilíbrio do sistema digestivo, eliminando os incômodos gases intestinais. Auxilia também nas cólicas em crianças pequenas e bebês. Da mesma forma, atua como expectorante e antisséptico das vias respiratórias. Sendo indicada para acalmar a tosse e a bronquite. Sua raiz é considerada diurética.


Para infusão digestiva triture 3 colheres de chá dos frutos e coloque numa xícara acrescentando água em ebulição. Espere cerca de 10 minutos e coe, tomando a xícara recém preparada após as refeições, 3 vezes ao dia.


Ramo de Funcho | Foto Pixabay

5) Chá de Lavanda, Lavandula angustifolia

No jardim este arbusto ornamental pode alcançar 60 cm de altura, com folhas verde-acinzentadas, estreitas e compridas, flores violáceas que se agrupam em espigas muito aromáticas. Prefere terrenos calcários, secos e ensolarados. Seu florescimento ocorre no verão e deve ser seca na sombra para preservar sua essência.


Uma das plantas medicinais mais usadas na cosmética e aromaterapia. Seus sachês de pano com flores secas, traz um excelente perfume no ambiente afastando traças.


O chá serve para acalmar e relaxar. As mulheres têm nela um regulador das menstruações. Com capacidade sedativa, diminui a ansiedade e a irritabilidade nervosa, além do estresse. Trata a insônia, trazendo um descanso natural e reparador.


Seu óleo essencial alivia também os incômodos das picadas de insetos. Também alivia a dor, e quando aplicado a cortes e hematomas funcionando como um antisséptico.


Para infusão relaxante e digestiva utilize 1 colher de chá em uma xícara adicionando água em ebulição. Coe após 10 minutos e tome após as refeições. Para acalmar os nervos misture a lavanda com a passiflora, 3 xícaras ao dia.


Flores de Lavanda | Foto Pixabay

6) Chá de Maracujá, Passiflora incarnata

Na horta é uma planta trepadeira com suas belas flores brancas e filamentos cor púrpura de beleza exuberante. Gosta de solos secos e argilosos, ricos em nutrientes e em pleno sol.


Calmante nas dores em geral, seu chá é ótimo para insônia, nervosismo e ansiedade, além de diurético, suas sementes e raízes são vermífugas. É um dos melhores remédios para excitabilidade nervosa ocasionada pela menopausa e também pela TPM. Indicado para tratamento do sono de forma natural tanto para idosos, como para crianças.


Para infusão para ansiedade utilize 1 colheres de chá da planta e coloque numa xícara acrescentando água em ebulição. Espere cerca de 10 minutos e coe, tomando a xícara recém preparada, a cada 8 horas, até 3 xícaras ao dia.


Flor de Maracujá | Foto Pixabay

7) Chá Verde

Chá-verde é um tipo de chá feito a partir da infusão da planta Camellia sinensis. A camélia cultivada em jardins é um arbusto perene, muito ramificado, com folhas brilhantes e denteadas. Com flores grandes formadas no outono-inverno.


Planta referência em antioxidantes que combatem os radicais livres e rica em sais minerais como: manganês, zinco, cromo e selênio. Ajuda na prevenção do câncer de próstata. Regula o colesterol do sangue e evita que se instale em vasos sanguíneos, melhorando a saúde do coração. Aliado na perda de peso o chá verde ativa o metabolismo queimando calorias. Ajuda na prevenção de diabetes tipo 1 e ajuda no controle da diabetes tipo 2. Fortalece também o sistema imunológico.


Ao preparar o chá cuidar para não utilizar água fervendo, o que produziria um gosto amargo a bebida. O tempo de infusão deve ser no máximo de 3 minutos. Após deguste com alegria e tranquilidade. Apenas uma xícara deste chá por dia pode limpar o fígado. Recomenda-se até 6 xícaras por dia.


Flor da Camélia | Foto Pixabay

Encontre os chás citados acima em casas de produtos naturais, farmácias de manipulação e na internet. Cuide mais de sua saúde física, mental e emocional ingerindo chás medicinais. Sorria com os amigos, apreciando o sabor de um belo chá, para que seu dia seja abençoado com a beleza e o amor da natureza.


Eu vou de Chá Verde e você aceita um chá?


© Robriane Lara 2020 | www.dimensaodanatureza.com/blog/categories/saude-e-bem-estar

Fonte | Créditos

#blog #saudeebemestar #porummundoluminoso #dimensaodanatureza

#Chá #CháMedicinal #Horta #Culinária #AlimentaçãoSaudável

#Gastronomia #ComidaSaudável #HortaEmCasa #Saúde #VocêPodeSubstituir #DietaSaudável #SaudáveleGostoso #Sabores #EstilodeVida #VidaSaudável #MedicinaNatural #Tea #MedicinalTea #Garden #Cooking #HealthyEating

#Gastronomy #HealthyFood #HomeHorta #YouCanReplace

#health #HealthyDiet #HealthyandTasty #Flavors #Lifestyle

#HealthyLife #NaturalMedicine


Conheça nossa LOJA Virtual - Vitrine Saúde e Bem Viver


Leia mais no Blog+: Categoria Saúde e Bem-estar

Posts Mais Lidos | Destaques

Posts Recentes

Posts Anteriores

LOJA Virtual
Loja Virtual | Produtos para a família
Site_Seguro_Google.png
Nós amamos falar sobre a Dimensão da Natureza.
Dimensão da Natureza | Voltar ao Início do Site

#PorUmMundoLuminoso

Siga-nos!

facebook (1).png
instagram.png
youtube-symbol.png
pinterest.png
twitter.png
vimeo.png
issuu.jpg

Dimensão da Natureza ® 

Todos os Direitos Reservados

 © Copyright 2017-2020

Lista de Emails.jpg
Topo