10 Benefícios do Pilates

 

Você sabe o que é o Método Pilates? Quem foi seu criador? Quais são suas vantagens e benefícios? Descubra agora por que ele tem feito tanto sucesso, atraindo muitos adeptos para sua prática!

 

Dentre tantos exercícios disponíveis hoje em academias, o Pilates vem ganhando destaque a cada ano. Ele foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates, no início do século XX, mais precisamente em 1914.

 

 

Para melhorar a sua saúde física e bem-estar, ele buscou tanto técnicas orientais, quanto técnicas ocidentais, que tinham como objetivo combinar o equilíbrio e fortalecimento do corpo e da mente. Ele criou seis princípios essenciais do Pilates: Centralização, Concentração, Controle, Precisão, Respiração e Fluxo. 

 

E para realizar estes princípios, Joseph Pilates criou um método versátil e criativo utilizando aparelho ou plataforma deslizante com sistema de molas, polias e alças criados por ele, que eliminam parte da gravidade, deixando o corpo forte e flexível sem dor, desgastes ou lesões musculares.

 

Todavia, o Pilates pode ser praticado tanto no solo, quanto em equipamentos. No solo é conhecido como Pilates Mat, exigindo apenas um colchonete. Já os exercícios de alta performance são realizados com equipamentos: Reformer, Chair, Trapézio ou Cadillac e Barrel. Usam também pequenos acessórios com superfícies instáveis, ampliando seus recursos. 

 

A técnica fortifica os músculos, alonga e afina a silhueta além de deixar seu corpo mais saudável e escultural. Conhecido em todo mundo traz benefícios físicos e mentais ao praticante, um verdadeiro legado à saúde.

 

Como objetivo principal o Pilates busca um corpo forte e alinhado, bem como uma estabilidade emocional. Fisicamente protege a coluna e ao mesmo tempo traz uma reeducação dos movimentos com maior liberdade e precisão ao controlar os músculos tanto com o auxílio de aparelhos com molas, quanto o uso de acessórios com faixas elásticas, bolas gigantes, rolos e outros.

 

Emocionalmente o Pilates trabalha o autocontrole e a consciência corporal, trazendo harmonia aos movimentos. Uma verdadeira integração entre cérebro, músculos e articulações. 

 

 

Durante os exercícios é muito importante prestar muita atenção à respiração, esta deve ser focada de modo consciente, trazendo uma maior tonicidade muscular e uma sensação de bem-estar incrível.

 

Para quem procura exercícios feitos sem pressa e com muito controle para evitar estresse, mantendo a postura corporal e um alongamento eficaz, o Pilates é a solução! 

 

Aqui vale uma dica importante para seu cardápio antes de realizar os exercícios: uns 30 minutos antes é aconselhável uma porção de fruta e/ou um suco natural; de 30 minutos até 1 hora é indicado: a) uma porção de fruta, 3 colheres (sopa) de farelo de aveia; b) 250 ml de suco natural de frutas, 1 barra de cereais e/ou c) 2 fatias de torrada integral com geleia ligh. A alimentação saudável é uma ótima aliada antes e depois dos exercícios de pilates.

 

Agora você vai conhecer 10 Benefícios do Pilates para aqueles que praticam com frequência esse exercício ou condicionamento físico. 

 

1- Alongamento: um dos primeiros benefícios que sentimos ao fazer Pilates é o alongamento. Mesmo aqueles que tem mais dificuldade, fazendo o exercício regularmente vão notar essa diferença. O alongamento traz relaxamento e minimiza dores posteriores.

 

2- Alivia dores nas costas: muitas pessoas têm com frequência dor nas costas. E para atividades no dia a dia, as dores podem atrapalhar, principalmente quem trabalha muitas horas sentado em frente ao computador. E através do Pilates essas dores podem ser amenizadas, justamente porque  tem técnicas que promovem o fortalecimento da musculatura da região lombar. Logo, quando a coluna está mais saudável, ela se mantém estabilizada, sem desvios. De forma geral, quanto mais fortalecidos estiverem os músculos, mais fluidez de movimento, melhora postural e consequente diminuição da dor.

 

3- Ajuda no emagrecimento: este não é o objetivo do Pilates, mas há muitos pacientes que em pesquisas realizadas relataram que emagreceram com a prática do pilates. Ou seja, não é uma atividade focada no emagrecimento, mas pode ajudar. O que ocorre é que a sua prática estimula o organismo, e acaba acelerando o metabolismo, o que gera um equilíbrio de todo o corpo e consequentemente o emagrecimento.

 

4- Traz mais disposição: como os exercícios exigem a concentração do aluno e trabalham muito o fortalecimento muscular, depois da aula é comum  ter mais disposição. E com a prática regular, essa disposição aumenta. Até mesmo para realizar outras atividades físicas e cuidar da alimentação de uma forma mais saudável.

 

5- Foco na respiração: o Pilates vai trabalhar a musculatura respiratória. Já na primeira aula, o professor ensina a maneira correta de respirar. Você inspira pelo nariz e solta o ar pela boca. Parecida com um suspiro, ela é feita devagar soltando o ar pela boca na hora do esforço e inspirando na descida, sem deixar o corpo cair. O objetivo principal é proporcionar a troca de gases dentro dos pulmões. Logo, muitas pessoas aprendem a respirar, o que é feito pela associação dos exercícios a um tempo preciso de inspiração e expiração. 

 

 

6- Correção de problemas posturais: mesmo para quem já tem problemas posturais, ou aqueles que querem prevenir, o Método Pilates além de corrigir desvios posturais, vai também manter a coluna vertebral forte e flexível. Isso ocorre justamente porque os exercícios mantêm os espaços articulares livres, havendo uma diminuição do estresse nas articulações. Consequentemente há uma sensação de conforto, bem-estar, coordenação e equilíbrio do centro corporal.

 

7- Combate estresse: os exercícios do Pilates exigem concentração da mente e do corpo, justamente porque a respiração é muito importante e faz parte da prática. Por trabalhar todos os músculos do corpo, tonificando-os e alongando-os, além dos ossos e articulações, isso ajuda a afastar o estresse, mas sempre concentrando-se na respiração!

 

8- Fortalecimento muscular: dependendo do aluno e dos exercícios em cada aula, ele pode perder de 210 calorias por hora, podendo chegar até 450 dependendo de cada organismo. É realmente muita coisa! E isso consequentemente ajuda no fortalecimento muscular.

 

9- Melhora a qualidade do sono e do humor: o método Pilates contribui sim para a qualidade do sono e humor. Isso porque ele trabalha corpo e mente, tendo os benefícios de uma atividade física na tonificação dos músculos e equilíbrio corporal. Tudo isso é resultado de um conjunto de exercícios de respiração, alongamentos e relaxamentos. Com a prática mais regular, a pessoa aumenta a autoestima e autoconfiança, pois se sente mais feliz. E isso tudo ajuda no sono e humor.

 

10- Mais flexibilidade com Pilates: A flexibilidade pode ser definida como a amplitude de movimento. Devido aos exercícios que são trabalhados em aula, esses consequentemente aumentam a elasticidade dos músculos, e assim proporcionam mais flexibilidade com melhor desempenho e livres de dores.

 

 

Onde fazer Pilates?

Como é uma modalidade que vem crescendo a cada ano, até em cidades mais pequenas é possível encontrar um Estúdio de Pilates. Algumas academias também têm trabalhado com pilates, neste caso em grupo. Procure na sua cidade um estúdio ou academia, e comece seus exercícios de pilates, pois quem faz garante que são excelentes.

 

E como é bom se sentir bem no dia a dia, conseguir fazer tarefas simples como se abaixar para pegar um objeto no chão. Isso já faz toda a diferença. Afinal, você está investindo em sua saúde e qualidade de vida. Então, todo o investimento é válido e a sua saúde agradece.

 

Quantas vezes fazer?

Isso depende muito de cada paciente e disponibilidade. Normalmente cada sessão dura em média uma hora, logo três vezes por semana é o ideal. Entretanto, fazendo uma vez por semana já é possível notar inúmeros benefícios. Já com duas sessões por semana, você vai sentir que a progressão na evolução do seu corpo é muito mais rápida. Com três sessões então, o corpo responde ainda melhor. Mais do que isso não é necessário, até porque os músculos, após os exercícios no Pilates, também precisam um pouco de descanso.

 

Quem pode fazer?

Os benefícios do Pilates são inúmeros e são recomendados para todo tipo de público, desde idosos, gestantes, atletas, jovens que buscam cuidar da saúde. Ou seja, o Pilates é recomendado para qualquer idade!

 

O Pilates vai ajudar também pacientes com alterações posturais, pré e pós-operatórios, portadores de comprometimento neurológico, entre outros. Mas antes de começar uma aula é importante conversar com o seu médico.

 

Conforme o diagnóstico, o pilates pode ser praticado em consonância tanto com a RPG, quanto a Quiropraxia, ambos nos casos de desvios posturais e lesões na coluna. Mas, para quem não gosta de musculação ou outros exercícios mais pesados, sem dúvida o Pilates ajudará muito em sua saúde.