Reiki, a Energia Universal de Cura

 

Reiki é um método de cura japonesa muito difundido em todo mundo. Este método natural de cura para o corpo e a mente foi desenvolvido pelo Dr. Mikao Usui durante o século XIX no Japão.

 

Consiste na cura por meio da canalização da energia “ki” através de técnicas de imposição de mãos. Logo, o terapeuta é apenas um canal para a energia ser transferida. 

 

A palavra Reiki significa “Energia Vital Universal”. Em japonês, rei significa “sabedoria divina” ou “universal”, e ki significa “energia da força vital”. Como está dentro das terapias holísticas, enxerga o indivíduo como um todo: corpo, mente e alma. 

 

Estudar e aplicar o Reiki é um caminho para o crescimento espiritual e pessoal. Assim, a energia percorre todo nosso organismo, aliviando as dores e os seus sintomas, restaurando nosso equilíbrio natural físico e mental. 

 

“Qualquer que seja seu caminho espiritual, ou caminho de crescimento pessoal, o Reiki pode enriquecê-lo e aproximar você do seu potencial total enquanto ser humano.” David Vennells 

 

O Que É o Reiki?

O Reiki é uma importante terapia holística e complementar utilizada na cura de pacientes, cujos benefícios vão além do campo físico, abrangem o emocional, mental e espiritual. Quando o Reiki é aplicado num paciente e entra em contato com energias bloqueadas, lentas ou desequilibradas, ele naturalmente dissolve, transmuta e aumenta a qualidade da energia, trazendo mais saúde para seu corpo, mente e alma. 

 

Todas as formas de vida são apoiadas, nutridas e sustentadas em seu ciclo de crescimento pela Energia Vital Universal. Assim, quando entramos em contato com esta energia por meio da oração, meditação ou do Reiki experimentamos uma sensação de unidade, ficamos mais cientes do nosso papel dentro do universo, e ao mesmo tempo sentimo-nos apoiados, seguros e confiantes em nossas tarefas diárias.

 

Este sistema de cura é reconhecido como terapia alternativa pela OMS -Organização Mundial da Saúde. Inclusive há pesquisas e artigos publicados que falam do poder do Reiki, principalmente os resultados positivos dentro de hospitais, onde a técnica é utilizada como complemento dentro dos tratamentos indicados para cada paciente.

 

Através do método Reiki conseguimos fazer a ativação e alinhamento dos chakras do nosso corpo. Os Chakras são centros de energia, que representam os diferentes aspectos da nossa vida. E com a Energia do Reiki que é amor no estado puro, é possível aplicar essa energia em si mesmo ou ao próximo. E tudo deverá estar num estado de Amor Incondicional e perfeita União com Deus e o Universo!

 

Muitos pacientes relatam que ao final da sessão, sentem-se como se estivessem acordando de uma longa noite de sono. Em terapias holísticas, onde o paciente recebe várias sessões desta energia de amor universal, o Reiki tem sido decisivo e responsável pelos processos de Cura de muitos pacientes pelo mundo fora.

 

Benefícios do Reiki

  • Limpa, clarifica e ordena nosso campo energético: o que ocorre é um alinhamento dos chacras que melhora o fluxo e a distribuição de energia pelo corpo;

  • Redução do estresse e ansiedade: o Reiki tem se apresentado como uma importante terapia para o estresse porque a técnica promove o equilíbrio hormonal e a diminuição dos sintomas. Isso porque ele não atua apenas na causa, mas ajuda a pessoa, alinhando corpo, mente e espírito;

  • Redução das toxinas do organismo: o Reiki reduz as toxinas energéticas presentes nos principais órgãos do corpo – como rins, fígado, bexiga e intestino – contribuindo para um bom funcionamento do organismo. Isso ocorre porque ele ajuda a aumentar o nível e a qualidade energética do sangue que circula no nosso corpo;

  • Equilíbrio emocional: O Reiki ajuda no processo de libertação das emoções. O paciente consegue ver/perceber situações de sua vida que precisa mudar. Muitas vezes reconhece que ele é o responsável pelos inúmeros resultados e esforços que tem feito. Assim, não responsabiliza os outros, e reconhece que ele é o ator de sua vida. 

 

Além disso, com o Reiki há outros benefícios. Entre eles: 

  • Aumento da criatividade;

  • Aumento da calma, tranquilidade e serenidade;

  • Aumento do autocontrole;

  • Diminuição da impulsividade;

  • Fortalecimento do sistema imune;

  • Diminuição dos sintomas da depressão e da síndrome do pânico. 

 

Além dos benefícios para as pessoas, o Reiki também pode ser canalizado e direcionado para a purificação de ambientes. Baseado em uma crença oriental, o Reiki tem ganhado espaço também no mundo ocidental. Os símbolos são sagrados e devem ser evitados de serem mostrados para quem não é iniciante Reiki. 

 

Há outras pessoas que aumentam a intuição quando recebem Reiki. E isso tem explicação. É porque esse sistema de cura ajuda em nosso autoconhecimento e nos ensina a acalmar a mente e a ouvir a nossa voz interior. 

 

Como se tornar um Mestre Reiki? 

 

E para quem quer canalizar essa energia, você deve se tornar um terapeuta e um Mestre do Reiki. E para isso é necessário fazer uma sequência de cursos, nos quais o aluno recebe a ativação do Reiki para toda sua vida e aprende a aplicar a energia vital em si mesmo e nos outros, por meio de uma técnica específica com a ajuda das mãos.

 

Muitos pacientes experimentam uma aceleração do seu processo de Cura quando combinam o Reiki com a medicina tradicional ou outras terapias. O que ocorre é que a essa terapia acelera a recuperação da saúde, gerando um estado de harmonia, promove calma e bem-estar. Não tem crenças nem religião e pode ser praticado por todos.

 

Quem pode Receber Reiki? 

 

A energia do Reiki é maravilhosa para a cura holística, e não se limita apenas para os adultos.  Podem receber Reiki tanto os adultos, como idosos, crianças e bebês. Também pode ser aplicada em seus animais, plantas e até mesmo no Planeta Terra. Ela funciona para todos os tipos de crenças e para todas as idades. Todos podem receber Reiki, a energia de Amor e Cura Universal.

 

Mas a energia do Reiki só pode ser canalizada e direcionada por pessoas que fizeram o curso sequencial de Reiki Nível I, II e III. 

 

No Nível 1, recebemos o “Despertar” e percebemos que na vida as situações difíceis podem ser suavizadas e melhores entendidas com a autoajuda e o autoconhecimento.

 

Já no Nível 2, a “Transformação”, quando podemos interferir e atuar como atores protagonistas de nossas vidas, fazendo as escolhas com nosso livre arbítrio e nos tornando mais conscientes de nosso poder interior.

 

No Nível 3-A, celebramos a “Realização”, percebemos todo o nosso poder para realizar muito mais do que sonhávamos ou imaginávamos. A conexão com o Universo se amplia, e nossos “eus” se unem para realizar nosso plano divino. A busca pela Luz Maior, a divindade, a Fonte da Vida para nos tornarmos Luz a brilhar.

 

No Nível 3-B, o "Mestrado", quando nos tornamos professores e recebemos instruções de como iniciar novos reikianos. A partir deste nível a alimentação deve ser saudável e a busca do desenvolvimento pessoal torna-se permanente. 

 

“Quase tudo o que você deseja realizar está ao seu alcance. Basta você perceber. Querer é poder.” Johnny De’ Carli 

 

O mais importante é o que você coloca dentro do pensamento: afeto, positividade, paz, fé, confiança, esperança. E também seus sentimentos de amor e alegria que emitem na prática dessa cura universal.

 

Cabe ressaltar que o Reiki pode ser aplicado e ministrado em conjunto com outras terapias alternativas e complementares, tais como: 

  • Acupuntura: terapia que advém da Medicina Tradicional Chinesa, ela estimula pontos específicos nos meridianos por meio de agulhas de metal muito finas. Seu objetivo é o equilíbrio entre os elementos Yin e Yang. A alternância entre Reiki e acupuntura ajuda a remoção de bloqueios nos meridianos;

  • Aromaterapia: a aplicação de óleos destilados como método de tratamento foi desenvolvida em 1920 pelo químico francês René-Maurice Gattefossé, o qual estimulou pesquisas sobre as propriedades curativas de óleos de plantas e frutas. Os óleos podem ser usados: na absorção pela pele em banhos e massagens; na inalação do vapor do óleo em água quente ou aquecido num rechault. Os aromas estimulam o sistema límbico no cérebro e possuem efeito farmacológico, como na fitoterapia. Aromaterapeutas combinam Reiki com massagens, intensificando o processo de cura emocional;