A Sabedoria de Mahatma Gandhi

Há seres humanos que nascem, vivem e deixam um legado que ultrapassa o tempo. Um deles foi Mahatma Gandhi, um líder espiritual e pacifista indiano. A Sabedoria de “Gandhi" é cada vez mais atual e necessária. Ele provou que é possível manter um espírito gentil, mas comandar uma enorme quantidade de força e respeito ao mesmo tempo. Por isso, até hoje é lembrando com muito carinho. 

 

O mais interessante de Mahatma Gandhi é que a filosofia que falava era também praticar seus princípios em tempo real. Gandhi como era mais conhecido, era um exemplo brilhante de seguir e viver, pois não tinha medo de desafiar os poderosos, e os desafiou. 

 

Conheça mais sobre a história e a sabedoria de Mahatma Gandhi. 

 

Quem foi Marathma Gandhi?

Seu nome foi Mohandas Karamchand Ghandi. Ele nasceu na cidade indiana de Bombaim, no ano de 1869. Passou sua infância por lá, e quando adulto foi estudar em Londres (Inglaterra), onde cursou direito, formando-se advogado. Ele se envolveu com a Sociedade Vegetariana e uma vez foi convidado a traduzir o Hindu Bhagavad Gita. Esse clássico da literatura hindu despertou em Gandhi um sentimento de orgulho pelas escrituras indianas, das quais a Gita era a pérola. 

 

Ao concluir sua graduação em Direito, Gandhi retornou à Índia, onde logo foi enviado para a África do Sul para exercer advocacia. Na África do Sul, Gandhi ficou impressionado com o nível de discriminação racial e injustiça frequentemente experimentada pelos indianos. Foi na África do Sul que Gandhi experimentou pela primeira vez campanhas de desobediência civil e protesto; ele chamou seus protestos não violentos satyagraha . Apesar de ser preso por curtos períodos de tempo, ele também apoiou os britânicos sob certas condições. Ele foi condecorado pelos britânicos por seus esforços durante a Guerra dos Bôeres e a rebelião dos zulus.

 

Que Legado deixou Marathma Gandhi?

Gandhi era um buscador da verdade. Ele foi morto aos 79 anos em Nova Déli, por isso deixamos aqui registrado 5 frases de Mahatma Gandhi que podem ser oportunas para uma reflexão.

 

1) Em acreditar em si mesmo ou ser diferente:

"Primeiro eles te ignoram, então eles riem de você, então eles brigam com você, então você vence."

 

2) Na humanidade:

"Você não deve perder a fé na humanidade. A humanidade é um oceano; se algumas gotas do oceano estiverem sujas, o oceano não ficará sujo."

 

3) Na felicidade e harmonia:

"Felicidade é quando o que você pensa, o que você diz e o que você faz estão em harmonia."

 

4) Em mudar o mundo:

"Você deve ser a mudança que você quer ver no mundo."

 

5) Em manter relações cordiais:

"Suponho que liderança alguma vez significou músculos; mas hoje significa conviver com as pessoas."

 

E outra frase muito famosa, e que é um legado para muitas pessoas é a seguinte:

"Há mais na vida do que aumentar sua velocidade."

 

Dessa forma, podemos compreender que trata-se de abraçar a vida de forma consciente e atual, sempre atento às suas necessidades versus desejos, tentando equilibrar o máximo e o ótimo. Também é sobre reconhecer que velocidade e estilo são duas coisas diferentes, e se apenas um pode ser alcançado em qualquer instância, então deve ser estilo e não velocidade.

 

As três qualidades principais que definem Gandhi como herói são sua forte liderança, simplicidade e bravura.

 

Liderança foi uma das qualidades heroicas de Gandhi. Uma maneira pela qual ele demonstrou liderança foi encorajar as pessoas em sua aldeia a começar a usar roupas caseiras.

 

Sabedoria de Gandhi

Fé em auto-estima:

"Os homens muitas vezes se tornam o que eles acreditam ser. Se acredito que não posso fazer algo, isso me torna incapaz de fazê-lo. Mas quando acredito que posso, então adquiro a capacidade de fazê-lo, mesmo que não o tenha no começo."