Tipos de Yoga para Autodescoberta Interna

 

 

Yoga! Tem se falado muito sobre essa prática milenar que surgiu na Índia há mais de cinco mil anos. Muitos descrevem o yoga como uma atividade física, mas vai muito além disso. Como já afirmaram: “Praticar Yoga é aprender o caminho de volta para si mesmo”.

 

Ou seja, com o yoga você pode descobrir e superar seus próprios limites além de aprender a relaxar. A prática tem evoluído muito, justamente porque podemos nos tornar indivíduos mais harmoniosos, integrados e completos.

 

Leia mais respeito do yoga e como você pode praticar e obter seus benefícios. 

 

O Que é Yoga?

Definir o que é Yoga é trabalhoso. A palavra Yoga vem do sânscrito e é originária da raiz verbal “yuj”, que significa unir, integrar e totalizar. Ela foi inventada pelos sábios da Índia há 5.000 anos.

 

É nas escrituras do Bhagavad Gita que a Yoga tem seu maior tratado acerca da união com Deus, que traz felicidade, êxito e equilíbrio na vida diária.

 

E não é só se movimentar e contorcer o corpo. Yoga é união da consciência individual, ou alma, com a Consciência Universal, ou espírito, através de posturas que integram e desenvolvem a mente e a alma humanas. 

 

Quando falamos em Yoga sempre se tem a sensação de que algo fica faltando. A simplicidade destas 4 letras, no entanto, significa muito mais coisas. O que quer dizer de fato?

 

Mente e corpo integrados, na busca de uma harmonia e saúde mais fortalecidas. Estes são alguns dos princípios básicos da Yoga. Ou seja, Yoga não é ginástica, é um autoconhecimento profundo no qual cada um pode experimentar.

 

A prática do Yoga é composta por posturas (asanas), respiração (pranayama), meditação e relaxamento. Por isso, tenha em mente que o Yoga é um estilo de vida, e não só uma série de exercícios. E logo a prática pode trazer inúmeros benefícios. 

 

Os Benefícios do Yoga

O yoga pode trazer benefícios físicos, mentais, emocionais e espirituais para o praticante. Alguns destes benefícios podem ser notados já na primeira aula. Confiram a seguir uma lista de benefícios do yoga que podem ser encontrados no seu dia-a-dia:

  • Melhora a postura;

  • Ameniza dores na coluna;

  • Alivia ansiedade;

  • Combate ao estresse com mais eficiência;

  • Respiração mais profunda;

  • Músculos mais definidos pelo alongamento;

  • Maior foco no trabalho;

  • Diminuição de peso;

  • Maior qualidade de sono;

  • Mais disposição;

  • Maior jovialidade;

  • Mais vitalidade e energia;

  • Melhora o humor;

  • Maior flexibilidade da coluna vertebral;

  • Ajuda a trazer mais clareza mental;

  • Aumenta o sistema imunológico do corpo;

  • Diminui o colesterol e os níveis de açúcar no sangue;

  • Melhora a digestão;

  • Acalma a mente e relaxa o corpo;

  • Traz mais equilíbrio, consciência a alegria para sua vida. 

 

 

6 Tipos de Yoga

O yoga possui diversas modalidades e caminhos. Entre as mais conhecidas estão:

 

1- Hatha Yoga: é o estilo mais popular da Yoga no Ocidente. Ele baseia-se principalmente sobre a prática de asanas, ou seja, das posições do corpo. E dessa forma, pode ser um bom pedido para quem tem vontade de praticar yoga e não sabe por onde começar.

 

O hatha yoga tem como fundamento três escrituras, o Shiva Sanhita, o Gerandha Sanhita e o Hatha Yoga Pradhipika. Ele é uma forma de yoga pré-clássico. A expressão Hatha Yoga poderia ser traduzida, dividindo-se as sílabas, nas palavras "ha" (sol) e "tha" (lua).

 

Seus sistemas de posturas tem o propósito de purificar o corpo, trazendo consciência e controle interior, que contribuem para o autodesenvolvimento pessoal, favorecendo a meditação.

 

2- Ashtanga Yoga: essa é considerada uma modalidade de yoga mais “ativa”. Ela é uma disciplina de oito (ashta) membros (angas) que visa em última análise à capacitação da mente para o conhecimento do praticante, e consiste em uma sequência de posturas com uma respiração específica chamada Ujjayi Pranayama.

 

Sendo assim, é um sistema de yoga introduzido no ocidente por Sri K Pattabi Jois, e muitas pessoas acreditam que a sua prática é restrita. Ou seja, o Ashtanga Yoga é um método de desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual.

 

3- Iyengar Yoga: é o sistema de Yoga introduzido por B.K.S Iyengar, que valoriza o alinhamento das posturas. Ele pode ser a escolha ideal para aquelas pessoas que se sentem intimidadas pelas posições complexas. O Iyengar Yoga é considerado “ o yoga para todos” e foca bastante no alinhamento.

 

Uma das principais características da Iyengar yoga é o uso de acessórios, e é fundamentada nos ensinamentos do mestre B.K.S Iyengar que veio para o Ocidente e adaptou sua prática com equipamentos como cadeiras, faixas, blocos, cobertores, entre outros.

 

4- Vinyasa Yoga: é um sistema introduzido por Tirumalai Krishnamacharya, e é um estilo de Yoga dinâmico. Sendo assim, é um método combina respiração ritmada com movimentos conscientes.

 

Para muitos é uma técnica vigorosa e agradável, uma combinação única de movimentos fortes e fluidos. As aulas têm posições em pé, sentado, deitado, exercícios de respiração.

 

5- Power Yoga: é uma variação do yoga, porém mais dinâmica, ideal para quem aprecia a prática. Essa técnica alia dinamismo, alinhamento perfeito e concentração. Dessa forma, é uma ótima forma de combinar os benefícios mentais, físicos e espirituais da yoga com exercícios vigorosos.

 

O Power Yoga é ideal para você que está procurando uma experiência desafiadora ou uma conexão com seu zen interior. É uma modalidade de Yoga capaz de mexer com todos os músculos do corpo de uma maneira intensa.

 

6- Raja Yoga: conhecida como Yoga suprema, pois combina a essência de todos os outros tipos de yoga, sistematizado pelo indiano Patânjali. Aqui o objetivo principal da yoga é a meditação que trabalha energia e consciência, para a comunhão com o espírito bem-aventurado, a Consciência Crística.

 

Mesmo que diferentes entre si, todas as linhas seguem oito recomendações, as oito angas ou oito ashtanga, que levam a um estilo de vida, devendo ser respeitados durante as práticas do Yoga, que são: 

  • Yamas: viver seguindo um padrão de conduta moral e ético na vida;

  • Nyama: autodisciplina e ações positivas;

  • Asanas: posturas físicas e a busca do equilíbrio entre mente, corpo e espírito;

  • Pranayamas: controle da respiração em busca da estabilidade e energia vital;

  • Pratyahara