A horta urbana se refere a espaços públicos em que são plantados alimentos. Ela vem ganhando cada vez mais espaço tanto nas cidades, quanto pelo mundo todo e por isso, podem ser consideradas uma tendência.
Uma horta pode ser feita pela comunidade, além de ter outros envolvidos. Podem ser plantados alimentos orgânicos e que ainda podem ajudar os moradores locais, como também famílias mais carentes.
Para conseguir ajuda, pode-se procurar os órgãos públicos e também verificar se os locais públicos de plantio são autorizados.
Dessa forma, as hortas urbanas acabam sendo uma alternativa de aproximar as pessoas, fazer amizades, envolver o poder público, gerar a sensação de pertencimento, educação ambiental e também uma aproximação com os alimentos a serem consumidos.
Essa é uma ótima forma de cuidar melhor da alimentação familiar, minimizando o contato com agrotóxicos. E mais, aproximar o contato com a natureza e a terra, já que as cidades estão cada vez mais repletas de prédios e muros.
Dicas | As hortaliças e verduras da horta urbana podem ser plantadas em canteiros planejados, onde as mudas serão distribuídas em locais de fácil manutenção. Na hora do plantio indica-se verificar o PH do solo para neutralizar sua acidez. Ao adubar a terra utilize adubo orgânico preparados em composteiras, para que esta terra rica em nutrientes consiga auxiliar no crescimento das plantas. Antes do plantio, procure por mudas de vegetais e hortaliças de acordo com a estação e que sejam de fácil manutenção. No calor, indica-se irrigar com aspersores. O cultivo de uma horta urbana é uma oportunidade de aprendizado para toda a comunidade, onde as crianças podem ter demonstrações das técnicas de plantio em aulas de educação ambiental.
Comments