Conheça um Paraíso a Céu Aberto no Brasil

 

 

O Brasil reserva lindos lugares para serem conhecidos. Você que gosta de natureza e arte, e quer conhecer um lugar mágico, anote: Inhotim! As recomendações para conhecer este lugar são incríveis. 

 

Brumadinho, uma cidade com cerca de 40 mil habitantes em Minas Gerais é conhecida por sediar o museu Instituto Inhotim. Trata-se de um local em que é possível desfrutar da natureza e do museu de arte contemporânea a céu aberto.

 

Por isso, conheça mais sobre este local que poderá ser o seu próximo destino de viagem. 

 

O que é Inhotim?

O Instituto Inhotim é um mix de museu de arte contemporânea e jardim botânico, sendo também referência mundial como o maior museu a céu aberto da América Latina.

 

Inhotim pode reservar boas surpresas, principalmente para quem admira e aprecia a arte moderna. E, em contato com a natureza, o resultado é simplesmente fantástico. 

 

Sobre Inhotim

  • Foi fundado em 2006 por Bernardo Paz, empresário do ramo de mineração e siderurgia, com o intuito de criar um espaço mais para apreciar a arte contemporânea;

  • A exposição tem 20 quilômetros quadrados;

  • Há exposições de artistas nacionais e internacionais como Tunga, Adriana Varejão, Chris Burden, Yayoi Kusama, entre outros, além das exposições temporárias;

  • São visitantes de todo o Brasil e do mundo. Muitas pessoas e estudantes cursando Arquitetura e Urbanismo, Artes Plásticas, Botânica, entre outros apreciadores;

  • São mais de 4.200 espécies de plantas;

  • Há diversas obras de arte contemporânea espalhadas pelo local;

  • Possui instalações com piscinas e inusitados fuscas coloridos;

  • São diversas obras, entre esculturas e instalações, espalhadas pelos jardins do instituto ao ar livre;

  • Um local repleto de pássaros, árvores e flores nos jardins;

  • Você sabia que para manter o instituto são mais de mil funcionários atuando? O projeto possui o patrocínio de Itaú, Vale, Pirelli, Codemig e governo de Minas Gerais, entre outros. 

 

 

O que fazer em Inhotim e como circular pelo local

Existem inúmeras possibilidades, desde caminhar pelo jardim e apreciar a energia do ambiente, como admirar a arte contemporânea das exposições. 

 

As galerias de Inhotim são incríveis. Com certeza vale um clic fotográfico. Parecem desenhos em meio a natureza. Só Inhotim para proporcionar aos visitantes a sensação de que estão em um local realmente deslumbrante.

 

A maioria das obras de arte estão expostas junto à natureza e algumas estão em galerias construídas em meio a muita vegetação e a lagos lindíssimos de água verde esmeralda. Além de todas as obras de arte espalhadas pelo complexo, o museu tem um jardim botânico de dar inveja em muitos outros por aí.

 

Possui uma das maiores coleções de palmeiras do mundo, com cerca de 1.500 unidades. E você se sentirá seguro ao circular pelo parque, pois logo na entrada há um mapa e, em cada galeria há um monitor! 

 

Dicas para visitar Inhotim

Quem conhece e já foi, indica fazer o passeio durante os dias da semana, até porque acaba sendo mais tranquilo. Mas é possível fazer os passeios no fim de semana.

 

Chegar ao Inhotim, em Brumadinho é fácil. De Belo Horizonte são apenas 57 quilômetros de distância. É possível ir com uma van, em ônibus interurbano, de carro ou táxi/ Uber.

 

Para fazer o passeio com calma e admirar a arte, o recomendado são dois dias. As pessoas programam de 1 a 3 dias para visitar. Ainda mais se você goste de arte contemporânea vai querer gastar um bom tempo em cada prédio e obra, vale a pena se programar para 3 dias de modo a admirar tudo com calma. 

 

Como o local é grande, você pode fazer tudo a pé. Mas, se você quer algo mais tranquilo, é oferecido o transporte interno em carrinhos elétricos para as áreas mais distantes do parque.

 

Entre as obras conhecidas no Instituto estão os fusquinhas coloridos de Jarba Lopes, de 2002, que ficam estacionados no jardim. São três fuscas coloridos que tiveram as suas partes permutadas. 

 

 

Inhotim, onde a junção da natureza e da arte contemporânea funciona como um catalisador para inspiração. Ou seja, lá a beleza verde e a arte se encontram.

 

Um passeio incrível que irá te surpreender, com caminhos seguros, limpos e organizados. Realmente, tudo no local impressiona pelo método de trabalho apurado, refinamento e qualidade no atendimento.

 

Aproveite também e acompanhe Inhotim nas redes sociais, pois lá você encontra lindas e inspiradores imagens. Use a hashtag #meuinhotim, que reúne uma galeria de fotos na qual os visitantes podem compartilhar seus registros. 

 

Anote aí, o horário do parque, restaurante e loja:

Parque

Terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30;

Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h30.

Fechado às segundas-feiras.

Quarta-feira (exceto feriado): entrada gratuita, demais dias R$ 40,00.

Restaurante

Terça a sexta-feira, das12h às 16h;

Sábados, domingos e feriados, das 12h às 17h.

Fechados às segundas-feiras.

Lanchonete

Terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h;

Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 17h.

Fechadas às segundas-feiras.

Loja

Terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30;

Sábados, domingos e feriados, das 9h30 às 18h30.

Fechadas às segundas-feiras.

Endereço