10 Melhores Roteiros de Viagem pelo Sul do Brasil

Se tem um país que é rico em diversidade, é o Brasil. A sua cultura é imensa, mas a sua beleza faz o turista se encantar pelo país. E não são apenas os turistas, os próprios brasileiros se deslumbram com as belezas naturais que encontram aqui. Por isso, neste texto vamos explorar 10 lugares que você vai amar conhecer no Sul do Brasil! Preparado?

 

1) GramadoZoo, Gramado/ RS: Gramado é uma das cidades turísticas mais conhecidas do Rio Grande do Sul. Todos que chegam a cidade se encantam pela sua beleza, limpeza, charme e organização. É possível ver no contraste da descendência europeia, toda cultura ali presente. Uma dica é caminhar pela rua coberta, passear pela Lago Negro, ir a renomados restaurantes e cafeterias. Um deles é o Hard Rock Café. E claro, sem esquecer de conhecer o GramadoZoo que conta com mais de 1.200m² de extensão e espécies exclusivas da fauna brasileira. Passeio perfeito para a família! 

 

2) Le Jardin Parque de Lavanda, Gramado/ RS: inspirado na região de Provence, na França, este bonito local agrada a todos que vem conhecer. Sentir o inconfundível aroma da lavanda e a maravilhosa vista que se tem da serra são apenas alguns dos atrativos do Le Jardin de Gramado. Se você gosta de flores venha conferir! 

 

 

3) Parque Estadual do Caracol, Canela/ RS: outro ponto turístico de destaque é conhecer em Canela o Parque Estadual do Caracol, que possui uma unidade de conservação brasileira. É difícil não ficar deslumbrado com a Cascata do Caracol, que se exibe como um véu branco, brota na mata e despenca em frente a um paredão de rochas que parecem suspensas na paisagem. E não apenas isso, o clima da natureza também é convidativo para fazer inúmeras Trilhas ecológicas. Vale a pena o passeio! 

 

4) Vale do Rio das Antas - Ferradura, Bento Gonçalves/ RS: essa é uma rota bem conhecida nessa região. Pode-se iniciar o passeio pela Vinícola Salton e seguir até a propriedade da família Menoncin, que faz sucos de uva integrais. Ao conhecer o local, não esqueça de incluir uma parada no Mirante da Ferradura que possui uma vista imperdível da localidade.

 

5) Cânion do Itaimbezinho – Aparados da Serra, Cambará do Sul/ RS: muito visitado por inúmeros turistas, o local deslumbra os visitantes com cânions e paisagens incríveis. O contato com a natureza aproxima o homem da beleza que ali existe. A Trilha do Cotovelo, Trilha do Boi são algumas das caminhadas que não podem deixar de serem feitas. 

 

6) Parque Estadual da Guarita, Torres/ RS: quem gosta de mar, precisa conhecer o Parque Estadual da Guarita, que fica em Torres. Ele foi criado em 1971 e recebe muitos turistas. Este local também possui grande importância cultural e econômica para a cidade, além de mostrar uma beleza linda. Quem ama natureza se encanta e não pode deixar de fazer as inúmeras trilhas. Algumas são: Lagoinha, Torre de Fora, Itapeva, Horto, Banhados, entre outras. 

 

7) Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/ PR: considerado um dos lugares mais bonitos do Brasil, atrai inúmeros turistas o ano todo. O Parque Nacional do Iguaçu tem ao todo 185 mil hectares, sendo hoje a maior área do Brasil destinada à preservação da mata atlântica. Riqueza e beleza se unem a este local. Dependendo da estação, entre 275 e 350 caem juntas em cascatas sobre os íngremes penhascos em um rugido estrondoso. As quedas podem ser acessadas do lado brasileiro usando uma passarela que fica ao longo do canyon e se estende até sua Garganta. Além das belíssimas Cataratas, a cidade oferece, também, atividades radicais, parques, variedade de restaurantes, passeios e muito mais!

 

8) Jardim Botânico, em Curitiba/ PR: O Jardim Botânico de Curitiba, no Paraná, é um dos principais cartões postais da capital paranaense. A estufa principal possui três abóbodas do estilo Art Noveau, que foi inspirada no Palácio de Cristal de Londres, do século XIX. Recomenda-se o passeio pelo Jardim das Sensações, onde se pode caminhar por cerca de 200 metros com os olhos vendados, sentindo as plantas com as mãos e apreciando os aromas. 

 

9) Serra do Rio do Rastro - entre Lauro Müller e Bom Jardim da Serra/ SC: A Serra do Rio do Rastro é mais famosa estrada do Brasil e uma das estradas mais impressionantes do mundo. O trajeto da serra é repleto de refúgios, onde é possível parar para fotografar. A estrada que liga o litoral à região serrana do estado tem quase 300 curvas, desafia os motoristas e encanta quem passa por ela, com paisagens maravilhosas. A descida ou subida pela estrada íngreme é uma aventura e tanto, passando por 16 km asfaltados e os outros 7 km em concreto. 

 

10) Ilha de Florianópolis/ SC: Morar em Florianópolis é o sonho de muitas pessoas, pois além das belas praias e dos pontos turísticos, a cidade oferece uma excelente qualidade de vida. Sem contar as praias de Floripa que são reconhecidas pelas suas águas límpidas! Areia branquinha, água cristalina e aquele ar de paraíso não são exclusividades só do Caribe! Várias praias de Floripa lembram o caribe, entre elas Joaquina! Uma pequena ilha no sul da cidade representa o melhor de Floripa: sua beleza natural. Na praia da Joaquina você pode: Surfar, jogar Beach Tennis ou se aventurar nas pedras e trilhas.