Como Investir em Energias Renováveis para Ajudar o Planeta

 

Você já ouviu falar do conceito de energia renovável? Muitas pessoas estão optando em investir e produzir a sua própria energia contribuindo com o meio ambiente. Há fontes inesgotáveis de energias limpas obtidas a partir da natureza ao redor, como o Sol e o Vento. 

 

Se você quer ajudar o planeta e busca alternativas mais sustentáveis para produzir a sua energia, a energia solar é a indicada. Além de ser uma energia limpa, a energia solar será a energia do futuro.

 

Benefícios da Energia Renovável 

Poder contar com a energia renovável traz muitos benefícios tanto para o consumidor, quanto para o planeta. Evitar gastos desnecessários de energia e desperdícios é uma atitude fundamental ao meio ambiente,  pois dispensa a necessidade de processos artificiais. Sem contar que o impacto ambiental é bem menor, pois é possível reduzir as emissões de CO2. 

 

O Que Significa Energia Fotovoltaica?

É formada a partir de duas palavras: foto, que em grego significa “luz”, e voltaica, que vem da palavra “volt”, a unidade para medir o potencial elétrico.

 

Ao se gerar energia elétrica a partir de radiação solar, é possível se obter uma casa autossuficiente.  Painéis fotovoltaicos ao serem expostos ao Sol permitem o abastecimento da iluminação e dos equipamentos eletrônicos da casa, o que dispensa a utilização da energia proveniente da concessionária de distribuição local.

 

Como Funciona o Sistema Fotovoltaico de Captação da Energia Solar?

Placas solares, conhecidas como módulos fotovoltaicos, captam a luz do sol e a transformam em energia elétrica. Tudo isso ocorre por meio de um processo eletroquímico, chamado de efeito fotovoltaico. 

 

Como Obter Energia Solar? 

 

Hoje existem diversas empresas que fazem a instalação de energia solar em sua residência ou comércio. Procure na sua cidade ou região e faça um orçamento.

 

O sistema de captação da energia solar tem custo elevado de investimento, que é compensado mensalmente ao reduzir significativamente a conta de energia elétrica. Este valor costuma ser alto para a grande parte da população. Porém, se levado em conta a diminuição dos custos das tarifas de energia elétrica, compensa! 

 

Já nos primeiros meses, dependendo da região em que o consumidor mora, é possível economizar até 95% da fatura. Hoje, alguns bancos oferecem linhas de crédito voltadas para o financiamento da energia solar.

 

Outra questão é sobre a sua durabilidade e vida útil do painel fotovoltaico. Normalmente a placa solar dura em média 25 anos. Este material tem sim uma vida útil programada.

 

Ao contar com um sistema de energia solar em sua residência você sabe que o meio ambiente também agradece.

 

Estima-se que ao gerar energia suficiente para 20 mil residências através da energia solar é possível reduzir em até 175 mil toneladas de CO2 no meio ambiente. 

 

Agora que você conheceu mais sobre essa energia limpa, pense na possibilidade de instalá-la! Essa será uma ótima decisão!

 

© Robriane Lara e Angélica Weise 2018 | www.dimensaodanatureza.com/ambiente-natural

 

Fonte | Créditos >>

 

Curta o Post
Please reload